RIO DE JANEIRO – Flamengo e Palmeiras vão disputar, no próximo dia 29 de novembro, a final da Copa Libertadores 2025, em busca do tetracampeonato continental. Além do título sul-americano, o vencedor também garantirá vaga na Copa Intercontinental e no Mundial de Clubes da FIFA.
VEJA MAIS
Palmeiras vence o Juventude fora de casa e retoma liderança do Brasileirão
O torneio reunirá, em dezembro, os seis campeões continentais do planeta e terá como sede o Catar. O campeão da América do Sul disputará ainda a Copa do Mundo de Clubes de 2029, ampliando o prestígio da conquista.
Copa Intercontinental de 2025
Criada para substituir o formato anterior do Mundial de Clubes (realizado entre 2005 e 2023), a Copa Intercontinental chega à sua segunda edição. No ano passado, o Real Madrid ficou com o título ao vencer o Pachuca na final. O Botafogo, então representante da América do Sul, foi eliminado logo na estreia justamente pela equipe mexicana.
As fases iniciais do torneio ocorreram em setembro e reuniram os campeões da África, Ásia e Oceania. O Pyramids-EGI levou a melhor, superando o Auckland City-NZL e o Al-Ahli-ARA, garantindo vaga na chamada Copa Challenger, que define o finalista da competição.
O time egípcio agora aguarda o vencedor do confronto entre o campeão da Libertadores (Flamengo ou Palmeiras) e o Cruz Azul-MEX, no chamado Dérbi das Américas.
Rival difícil: Cruz Azul será o primeiro obstáculo
O Cruz Azul, atual campeão da Concachampions, será o primeiro adversário do representante sul-americano na Copa Intercontinental 2025. Em excelente fase, o clube mexicano perdeu apenas uma vez no Apertura, o primeiro turno do Campeonato Mexicano, e chega como um dos grandes favoritos ao título nacional.
O confronto, conhecido como Dérbi das Américas, promete ser equilibrado e marcará a estreia do campeão da Libertadores no torneio intercontinental.
Datas e locais dos jogos
Com a mudança no calendário do futebol brasileiro, que deslocou a Copa do Brasil para o fim da temporada, o campeão da Libertadores terá uma sequência intensa de compromissos internacionais logo após o encerramento do Brasileirão, no dia 7 de dezembro.
As partidas da Copa Intercontinental 2025 acontecerão no Estádio Ahmed bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar.
Confira o cronograma do representante sul-americano:
29/11 – Final da Copa Libertadores
10/12 – Dérbi das Américas (vs. Cruz Azul)
13/12 – Copa Challenger (vs. Pyramids-EGI)
17/12 – Final da Copa Intercontinental (vs. PSG)
O Paris Saint-Germain, campeão europeu e cabeça de chave, aguarda o vencedor da Copa Challenger para disputar o título mundial de clubes.
Um novo formato global
A Copa Intercontinental busca consolidar um formato mais equilibrado entre os continentes, promovendo confrontos diretos entre campeões e maior representatividade global. A competição é organizada pela FIFA em parceria com as confederações continentais, e tem como objetivo substituir o antigo Mundial de Clubes com uma estrutura mais compacta e atrativa para o público.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.