BRASIL - O Brasil ocupa a segunda posição mundial entre os países que mais lucraram com vendas de jogadores de futebol na última década, segundo levantamento do Observatório do Futebol.
De acordo com o estudo, os clubes brasileiros movimentaram 2,6 bilhões de euros em transferências internacionais de atletas formados no país, ficando atrás apenas da França, que lidera o ranking com 3,9 bilhões de euros.
O levantamento considera apenas negociações internacionais de jogadores formados em clubes nacionais, o que reforça o peso das categorias de base no futebol brasileiro.
Jovens dominam as transferências
O relatório também mostra que mais da metade das vendas de jogadores do Brasil envolvem atletas com até 20 anos de idade.
Essa faixa etária representa a maior porcentagem entre os dez países que mais negociam jogadores no exterior, evidenciando o forte interesse do mercado europeu em jovens promessas do Brasil.
“Além das transferências dos maiores destaques jovens dos principais clubes brasileiros para os mais ricos da Europa, ainda veremos uma quantidade enorme de jovens atletas que nem chegaram a atuar nas equipes principais deixando o país”, analisou Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brasil.
Palmeiras e Internacional lideram exportações
De acordo com o portal Sambafoot, Palmeiras e Internacional são os clubes que mais venderam jogadores nos últimos cinco anos.
Veja o ranking dos dois primeiros colocados:
1º – Palmeiras: 73 vendas de jogadores formados no clube.
2º – Internacional: 65 transferências realizadas no período.
Esses números reforçam a importância das categorias de base e da formação de talentos como fontes de receita e visibilidade internacional para os clubes brasileiros.
Exportação segue como tendência do futebol nacional
Com a alta do euro e do dólar em relação ao real, o Brasil deve continuar sendo um dos principais exportadores de talentos do futebol mundial.
Os clubes nacionais, por sua vez, veem nas transferências internacionais uma alternativa para equilibrar as finanças e investir na estrutura das bases, que se tornaram verdadeiras fábricas de craques.
Confira o Top 10 com vendas de jogadores entre 2016 e 2025:
- França - 3,9 bilhões de euros
- Brasil - 2,6 bilhões de euros
- Espanha - 2,2 bilhões de euros
- Portugal - 1,9 bilhão de euros
- Holanda - 1,63 bilhão de euros
- Inglaterra - 1,6 bilhão de euros
- Argentina - 1,5 bilhão de euros
- Alemanha - 1,4 bilhão de euros
- Itália - 1 bilhão de euros
- Bélgica - 847 milhões de euros
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.