Brasileirão

Três jogos decisivos encerram a 28ª rodada do Brasileirão nesta quinta-feira

Grêmio x São Paulo, Fluminense x Juventude e Ba-Vi encerram 28ª rodada.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Atualizada em 15/10/2025 às 18h11
Três jogos decisivos encerram a 28ª rodada do nesta quinta (Rafael Ribeiro / CBF)

BRASIL - Nesta quinta-feira (16), três jogos decisivos marcam o encerramento da rodada 28 do Campeonato Brasileiro. As partidas envolvem envolvem a parte de cima e a zona de rebaixamento do campeonato. Na Arena do Grêmio, o tricolor gaúcho enfrenta o São Paulo, o Fluminense pega o Juventude no Maracanã e no Barradão têm o clássico Ba-Vi.

Grêmio com desfalques e São Paulo com retornos

Em Porto Alegre, às 19h, o Grêmio enfrenta o São Paulo, com desfalques e faz o técnico Mano Menezes “quebrar a cabeça” para montar a equipe, que  pode chegar até 10 nomes. Por suspensões o atacante André Henrique não poderá enfrentar o São Paulo após receber o terceiro cartão amarelo. Além dele, os zagueiros Kannemann e Marlon também estão suspensos, mas o clube tenta reverter as punições junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e por lesões o zagueiro Balbuena está afastado por fratura na fíbula do tornozelo direito, enquanto o atacante Braithwaite sofreu ruptura no tendão de Aquiles da perna esquerda e não retorna em 2025. 

No São Paulo, segue a preparação com retornos que contou com a participação de Nahuel Ferraresi, que estava convocado pela seleção da Venezuela e retornou ao time, além de Gonzalo Tapia, Maik, que atuou no fim de semana pelo Paulista Sub-20, esteve presente na atividade com os mais velhos também. A partida é extremamente importante para o Tricolor. Na oitava colocação da tabela do Campeonato Brasileiro, o Tricolor engata.

Fluminense encara o Juventude com novo uniforme 

O Fluminense lançou nesta quarta-feira o novo uniforme três para a temporada. A estreia da nova camisa vai acontecer nesta quinta-feira, na partida contra o Juventude, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Na gola, o traje é com uma rolê, com uma linha dourada contornando a área e na manga, os logotipos da Umbro são dourados. A camisa tem uma identidade reforçando a presença carioca do Fluminense. Atrás, há uma mensagem escrita com a frase "nós somos do Rio de Janeiro". Os detalhes remetem ao carnaval e às praias, além de grafias com adjetivos relacionados ao clube. Também há um patch representando o pão de açúcar. 

Bahia e Vitoria querendo quebrar tabus

Após a folga da Data-Fifa, o Bahia enfrenta o Vitória e Ceni orientou um trabalho técnico de posse de bola em espaço reduzido, e comandou uma atividade tática, com ajustes de posicionamento. Ceni volta a contar com Gabriel Xavier, Santi Arias, Rodrigo Nestor e Mateo Sanabria, que cumpriram suspensão na última partida, mas continua com uma lista extensa de desfalques. Willian José e Gilberto estão suspensos, enquanto Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Luciano Juba, Erick Pulga e João Paulo estão em recuperação de problemas físicos. O volante Erick e o atacante Ruan Pablo treinaram com o elenco tricolor ao longo desta semana e podem pintar como novidades entre os relacionados. Se isso acontecer, os dois começam o jogo entre os reservas. Outro que tem chances de ir para o jogo é Ramos Mingo, que nesta quarta fez parte do treino com bola.

Já o Rubro-negro baiano quer derrubar tabus incômodo para garantir mais três pontos no Brasileirão. O primeiro tabu a ser quebrado é de responsabilidade do mandante deste próximo clássico, que não saber o que é vencer um Ba-Vi há sete jogos. A última vez que o Vitória conseguiu superar o rival foi no dia 31 de março de 2024, quando bateu o Tricolor por 3 a 2, no Barradão, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, mas no Barradão costuma ser um território pouco convidativo para o Tricolor em clássicos.

A última vez que o Bahia venceu um Ba-Vi no estádio foi em março de 2020, quando bateu o Leão por 2 a 1 em um clássico de times alternativos pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. Anderson Jesus e Arthur Rezende balançaram as redes para o Esquadrão, enquanto Eron descontou para o Vitória. Depois desse jogo, foram mais seis clássicos no Barradão, com três vitórias do Rubro-Negro e três empates.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.