Áudios liberados!

CBF publica áudios do VAR de Palmeiras x São Paulo após aval da Fifa

Entidade cedeu após pressão tricolor e aval da Fifa para divulgar diálogos.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

CBF libera áudios do VAR de Palmeiras x São Paulo (Marcos Ribolli)

SÃO PAULO -Depois de muita discussão e pressão do São Paulo Futebol Clube, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (9) os áudios do VAR do clássico contra o Palmeiras, disputado no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A entidade liberou quatro dos cinco lances reclamados pelo clube tricolor.

A decisão ocorreu após aval da Fifa, que autorizou a divulgação dos áudios. Inicialmente, a CBF alegava que não havia obrigatoriedade de tornar públicos os registros quando o árbitro não era chamado ao monitor. No entanto, diante da pressão do São Paulo e da permissão da entidade internacional, a CBF cedeu e tornou os áudios públicos.

Entenda o caso

A pressão do São Paulo pela divulgação dos áudios do VAR começou logo após o clássico contra o Palmeiras, que terminou em polêmica. A diretoria tricolor enviou um ofício à CBF pedindo transparência sobre as decisões tomadas durante a partida.

Com o aval da Fifa, a CBF reforçou que deve seguir um protocolo específico para publicação dos áudios do VAR, mas reconheceu a importância da transparência em lances de grande repercussão.

Lances questionados pelo São Paulo

1. Possível pênalti em Tapia

O lance mais polêmico foi o possível pênalti em Tapia, derrubado por Allan dentro da área. O árbitro Ramon Abatti Abel manteve a decisão de campo e não marcou a infração, com aval do VAR, comandado por Ilbert Estevam da Silva.

"Escorregou, escorregou, o jogador escorrega, e os dois estão olhando para a bola! Pode seguir! Não tem nenhum tipo de entrada aqui", disse Ramon.

"É uma bola saindo da área, temos o jogador do Palmeiras que escorrega e ele tem o contato com o adversário, totalmente acidental... A bola não está para nenhum dos dois atletas", completou Ilbert.

 

2. Entrada de Andreas Pereira em Marcos Antônio

Outro lance bastante questionado envolveu Andreas Pereira, que recebeu apenas cartão amarelo após uma entrada por cima na perna de Marcos Antônio. O VAR manteve a decisão de campo.

"Ele pisa na bola e a sola pega depois", afirmou Ramon, que se irritou com as reclamações em campo.

"Ah, Luciano! Por favor... Luciano reclama de ter nascido até, é impressionante! Não dá paz", desabafou o árbitro.

"Ele pisa na bola para tentar jogar... Tudo checado. Número 8 (Andreas Pereira), identidade confirmada do cartão amarelo", confirmou o VAR.

 

3. Suposto pisão de Gustavo Gómez em Tapia

Em outro momento, o VAR revisou um possível pisão de Gustavo Gómez em Tapia, mas manteve a decisão de campo.

"Pra mim tem o pisão, mas sem intenção. Tem um pisão de disputa", avaliou Ramon Abatti Abel.

"Ele está desequilibrado, tenta saltar e não tem onde cair. Tudo checado, pode seguir!", disse Ilbert, da cabine do VAR.

 

4. Cotovelada acidental de Gustavo Gómez

O último lance revisado envolveu um contato acidental entre o braço de Gustavo Gómez e o rosto de Tapia, que saiu sangrando. O VAR considerou o toque involuntário.

"Quando ele vai levantar, toca o cotovelo. Já foi checado... Nenhuma ação de cotovelada no adversário", explicou Ilbert.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.