Novo processo!

Bruno Henrique é convocado pela Conmebol por gesto obsceno na Libertadores

Atacante do Flamengo será ouvido por videoconferência após confusão com torcedores do Estudiantes.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Atualizada em 07/10/2025 às 16h48
Atacante do Flamengo será ouvido por videoconferência após confusão com torcedores do Estudiantes. (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

RIO DE JANEIRO - A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) convocou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, para uma audiência virtual no próximo dia 10 de outubro. O jogador é acusado de cometer atos obscenos após a partida contra o Estudiantes de La Plata, da Argentina, válida pelas quartas de final da Conmebol Libertadores.

Gesto após provocação de torcedores

Após a classificação do Flamengo nos pênaltis, os jogadores rubro-negros comemoraram em campo no estádio UNO, em La Plata. Irritados com a festa, torcedores argentinos passaram a atirar objetos em direção aos atletas brasileiros.

Bruno Henrique, atingido por um isqueiro, reagiu com gestos obscenos em direção à torcida rival. O episódio foi registrado em vídeo e relatado à Conmebol, que abriu um processo disciplinar contra o jogador. Ele pode ser punido com multa ou suspensão.

O atacante participará da audiência de forma virtual.

Só mostram a minha parte, mas a parte de nós jogadores sendo atingidos por objetos, latas e outras coisas não mostraram. Inclusive, só tive essa reação por ter recebido um isqueiro no rosto
Bruno Henrique, atacante do Flamengo

Histórico recente de punições no Brasil

Bruno Henrique também enfrenta processos na Justiça Desportiva brasileira. Em 2023, o atacante foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por forçar um cartão amarelo em partida contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

O tribunal entendeu que o atleta agiu de forma contrária à ética esportiva e o condenou a 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil. Bruno Henrique foi absolvido da acusação de manipulação de resultados, prevista no artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), mas a pena foi mantida por quatro votos a um.

Possíveis consequências na Conmebol

O caso agora julgado pela Conmebol pode resultar em nova sanção ao atacante. A entidade costuma aplicar penalidades que variam entre advertência, multa ou suspensão por número determinado de partidas, dependendo da gravidade do ato. A diretoria do Flamengo ainda não se manifestou oficialmente sobre o processo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.