CHILE - A delegação brasileira fez bonito neste sĂĄbado (18) no primeiro dia de disputas dos Jogos Parapan-americanos de Santiago, no Chile. AtĂ© Ă s 16h20 (horĂĄrio de BrasĂlia) foram 31 medalhas no total: 11 de ouro, dez de prata e dez de bronze.
Entre os destaques, a nadadora paulista Alessandra Oliveira chamou a atenção ao conquistar o ouro nos 100m peito da classe SB4 (limitação fĂsico-motora). Aos 15 anos, a atleta, que iniciou a trajetĂłria na Escola ParalĂmpica de Esportes do ComitĂȘ ParalĂmpico Brasileiro (CPB), foi ouro nos 100m peito da classe SB4 (limitação fĂsico-motora) com a marca de 2min10s54.
"Sou da Escolinha. Acabei de nadar a minha prova principal, os 100m peito. Fui ouro e bati o recorde do Parapan. Eu venho aqui agradecer ao CPB e aos professores por terem me ajudado a chegar até aqui", disse a atleta.
Mais dois nadadores subiram ao lugar mais alto do pĂłdio no Centro AquĂĄtico do Parque EstĂĄdio Nacional do Chile, e ainda bateram recordes parapan-americanos: a mineira PatrĂcia Santos, nos 50m peito da classe SB3 (limitação fĂsico-motora), e o carioca Douglas Matera, nos 100m costas da classe S12 (baixa visĂŁo).
As provas de natação continuam Ă noite, em Santiago. Dois brasileiros classificados Ă s decisĂ”es bateram recordes parapan-americanos nas eliminatĂłrias pela manhĂŁ: Samuel Oliveira, que fez 31s97 nos 50m livre da classe S5 (limitação fĂsico-motora), e Gabriel Bandeira, com 1m58s47 nos 200m livre S14 (deficiĂȘncia intelectual).
Halterofilismo
Na prova feminina das categorias 73kg e 79kg, que foram agrupadas, houve domĂnio brasileiro com a dobradinha da paulista Mariana DâAndrea e da mineira Caroline Fernandes, ouro e prata respectivamente.
Mariana DâAndrea levantou 141 kg e bateu o recorde das AmĂ©ricas, que jĂĄ pertencia a ela. Em julho do ano passado, Mariana levantara 140 kg no Open das AmĂ©ricas, disputado nos Estados Unidos. AlĂ©m dessas conquistas, o Brasil ficou com outro ouro com o amazonense Lucas GalvĂŁo, na categoria acima de 49kg, apĂłs levantar 150kg.
Goalball
TambĂ©m neste sĂĄbado, a Seleção Brasileira feminina de goalball estreou no Parapan com uma vitĂłria por 12 a 2 sobre a Argentina. O prĂłximo jogo das brasileiras serĂĄ contra a Guatemala, segunda-feira (20), Ă s 15h15 (horĂĄrio de BrasĂlia). A destaque da partida foi a ala Daniele Longhini, que marcou seis gols. Carol Duarte e Moniza Lima balançaram as redes duas vezes cada.
A equipe busca no Parapan a classificação aos Jogos ParalĂmpicos de Paris 2024, sendo que apenas a campeĂŁ garante vaga.
Para esta edição do Parapan, a delegação brasileira conta com 324 atletas, 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do Distrito Federal, em 17 modalidades. A competição reĂșne cerca de 1.900 esportistas de 31 paĂses atĂ© o dia 26 de novembro.
Saiba Mais
- Brasil fecha Parapan de Jovens no topo do quadro de medalhas
- TĂȘnis de mesa ganha seis ouros no Parapan de Santiago
- AçÔes de inteligĂȘncia reduziriam violĂȘncia das PMs, diz cientista
- Abertura do Parapan de Santiago destaca cultura chilena e astronomia
- Brasil acredita em recorde na reta final dos Jogos Parapan-Americanos
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.