NASSAU - Clima de decisão em Nassau. Líder invicto e isolado do Grupo D com seis pontos (2v), o Brasil volta à quadra na noite desta terça-feira, dia 2, para enfrentar o Japão a partir das 19h30 (horário de Brasília), em partida válida pela terceira e última rodada da fase de classificação da Copa do Mundo Bahamas 2017. No outro jogo da chave, Taiti e Polônia se enfrentam também com chances de classificação. Invicta há 31 jogos, a Seleção Brasileira tem pela frente os asiáticos, a quem já venceram 18 vezes em 18 jogos até hoje. Números que ficam de lado em mais uma ‘final’. Cautela e respeito no discurso dos brasileiros, que buscam a vaga nas quartas no Caribe.
“É mais uma decisão. Todos os jogos aqui em Nassau são decisões. Conhecemos bem o Japão, nos enfrentamos algumas vezes no ano passado, é um time experiente, com jogadores de altíssimo nível como Ozu e Tabata, e precisamos ter atenção e cuidado desde o primeiro minuto. Nós os respeitamos muito, é uma seleção que vem evoluindo e vai ser uma partida duríssima. Temos objetivos, a vitória e a vaga, e vamos em busca disso, sempre com humildade e pés no chão, mas com muita vontade e união”, afirmou Catarino, artilheiro da equipe no torneio com quatro gols.
Não há empate no Beach Soccer, o Brasil só depende de si para se classificar às quartas de final. Vencendo o Japão, terceiro colocado com três pontos (1v1d), garante o primeiro lugar da chave e vai enfrentar o segundo colocado do Grupo C na próxima fase. Se perder para o Japão no tempo normal e o Taiti, vice-líder da chave com três pontos (1v1d), não vencer a Polônia (2d) no tempo normal, mesmo que vença na prorrogação, a Seleção Brasileira ficará em segundo lugar e os nipônicos assumem a ponta pelo confronto direto. Se o Brasil perder para o Japão no tempo normal e os taitianos derrotarem os poloneses também no tempo normal, haverá um tríplice empate com seis pontos e a definição dos dois classificados será pelos critérios de desempate entre as três seleções (a começar pelo saldo de gols). Se o Brasil perder para o Japão na prorrogação ou nos pênaltis, ainda assim garante o primeiro lugar do Grupo D.
Retrospecto
Este será o sexto confronto entre Brasil e Japão em Mundiais FIFA. No histórico entre as seleções, foram 138 gols marcados pelos brasileiros e apenas 45 sofridos em 18 confrontos. Em 2016, brasileiros e japoneses se enfrentaram três vezes: 6 a 2 em amistoso em Copacabana, 8 a 4 em amistoso em São Pedro D’Aldeia, e vitória por 2 a 1 nos pênaltis após empate em 4 a 4 no Mundialito de Santos.
Pela primeira vez na competição, Gilberto Costa terá os 12 jogadores à disposição: o atacante Bokinha estreia no campeonato após cumprir dois jogos de suspensão pela expulsão na final das Eliminatórias Conmebol, em fevereiro.
TABELA DA COPA DO MUNDO BAHAMAS 2017
Grupo D - Brasil, Taiti, Japão e Polônia
28.04 - BRASIL 4 x 1 Taiti
30.04 - Polônia 4 x 7 BRASIL
02.05 - BRASIL x Japão - 19h30min (horário de Brasília) / SporTV e TV Bandeirantes (reprise)
04.05 - Quartas de finais
06.05 - Semifinais
07.05 - Final
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.