MEDELLÍN (COLÔMBIA) - O último boletim médico desta quinta-feira divulgado pelo hospital Universitario de San Vicente Fundación trouxe boas notícias para as famílias dos sobreviventes do trágico acidente aéreo que acabou matando 71 pessoas das 77 a bordo, sendo boa parte delas da delegação da Chapecoense, clube catarinense que seguia para a Colômbia para disputar a final da Copa Sul-americana. E a grande novidade é que o goleiro Jackson Follmann não vai precisar passar por uma nova amputação.
“Durante a cirurgia se viu um adequado estado da amputação de sua perna direita (abaixo do joelho)”, explicou o diretor médico Ferney Rodríguez. “As lesões estão evoluindo adequadamente e de tal forma que não há mais necessidade de amputação”, confirmou o médico, se referindo ao risco que corria a perna esquerda do jogador que era reserva de Danilo.
Mesmo assim, Jackson Follmann segue na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), assim como Alan Ruschel, que segundo o mesmo boletim, “tem tido uma evolução favorável”. A médica da Clínica Somer de Rionegro, Ana María González, explicou que as maiores preocupações já foram sanadas, como a possibilidade de Alan ficar paralítico.
Continua após a publicidade..
“As feridas de Alan foram lavadas porque estavam muito contaminadas por causa do tipo de acidente. Ele está se recuperando bem de sua cirurgia na coluna, teve sua mobilidade conservada e estamos avaliando baixar um pouco sua sedação”, relatou a doutora.
Mas, os melhores quadros são de Ximena Suárez e Erwin Tumirik. Os dois tripulantes que também conseguiram sobreviver à queda do avião Avro RJ85 “estão em condições muito boas e têm tido uma evolução boa”. Ana María González chegou a afirmar que Erwin Tumirik já tem chances de receber alta do hospital. Ambos são bolivianos.
Já sobre o zagueiro Neto e o jornalistas Rafael Henzel não se teve mais notícias porque ambos estão em outro hospital. De qualquer forma, a situação dos dois era estável e de evolução gradual de acordo com as últimas informações. Henzel inclusive já recebeu a visita de familiares e deve ser desentubado em breve. Enquanto isso, Neto, que ainda respira por aparelhos por causa de um trauma no tórax, vai deixar o hospital San Juan para seguir o tratamento no hospital San Jose por questões de estrutura.
Saiba Mais
- Famílias de vítimas de voo da Chape querem ajuda de Bolsonaro
- Tragédia com avião da Chape completa um ano
- Alan Ruschel faz pedido ao novo elenco da Chape: “joguem por nós”
- Jogador maranhense, que atua no Botafogo, leiloa camisa para ajudar família de Ananias
- Internacional renova com lateral Alan Ruschel até 2018
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte