SÃO PAULO - Aliviada após a goleada de 4 a 0 sobre a Dinamarca, que impediu uma eliminação precoce, a Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia neste sábado pelas quartas de final do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O duelo está marcado para as 22 horas (de Brasília) no estádio de Itaquera, em São Paulo.
O jogo vale a manutenção do sonho da inédita medalha de ouro olímpica para o Brasil, que esteve a perigo após empates com Iraque e África do Sul. Com a vitória sobre a Dinamarca, o time acabou com a primeira colocação do Grupo A. Já a Colômbia avançou com o segundo lugar do Grupo B, depois de empatar por 2 a 2 com Suécia e Japão, e vencer a Nigéria por 2 a 0.
“Vamos encarar uma equipe que tem uma grande maturidade, encorpada e homogênea. Vamos encontrar grandes dificuldades, mas estamos preparados, até porque, por conta dos tropeços nos dois primeiros jogos, já entramos no ritmo de mata-mata antes mesmo das quartas de final”, analisou Micale.
Para os jogadores da Seleção, a ocasião é também a chance de dar mais uma reposta às críticas surgidas após empates sem gols e atuações apáticas contra Iraque e África do Sul. A vitória sobre os dinamarqueses veio apenas no último jogo do Grupo A.
“As críticas que sofremos antes do jogo contra a Dinamarca acabaram nos ajudando e mostrando um pouco a maneira como o time deve se comportar nestes Jogos Olímpicos. Temos que manter contra a Colômbia a pegada que todos viram recentemente. Vamos encontrar dificuldades, mas temos condições de nos impor”, disse o zagueiro Marquinhos.
Apesar de ter deixado o jogo contra a Dinamarca com uma entorse no tornozelo direito, o atacante Neymar tem escalação garantida. Micale vai manter a base do jogo passado, mas existe uma dúvida no meio. O volante Walace, que teve boa atuação, pode ser mantido em detrimento de Thiago Maia, que cumpriu suspensão diante dos dinamarqueses.
Pelo lado da Colômbia, o técnico Carlos Restrepo quer ver sua equipe se impondo contra o Brasil, mesmo jogando fora de casa.
Continua após a publicidade..
“Enfrentar a Seleção Brasileira dentro de sua casa está longe de ser uma tarefa tranquila. Mas temos uma equipe em condições de se impor e é isso que espero de meus comandados. Ganhar ou perder faz parte do processo, mas precisamos tentar sempre tomar a iniciativa e o controle das ações. É assim que sabemos jogar”, disse Restrepo.
Para este compromisso a Colômbia não poderá contar com o meia Kevin Balanta, que vai cumprir suspensão por ter sido advertido com o segundo cartão amarelo diante da Nigéria. Sebastián Pérez deve ser o substituto.
Empate no tempo regulamentar no duelo deste sábado leva a partida para a prorrogação. Caso a igualdade persista, o classificado sairá na disputa de pênaltis. O adversário de quem avançar à semifinal sai do duelo entre os azarões Coréia do Sul e Honduras, que se enfrentam às 19 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X COLÔMBIA
Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 13 de agosto de 2016 (Sábado)
Horário: 22 horas
Árbitro: não divulgado
BRASIL: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia (Walace), Renato Augusto e Luan; Gabriel Jesus, Neymar e Gabriel
Técnico: Rogério Micale
COLÔMBIA: Cristian Bonilla; Helibelton Palacios, William Tesillo, Deivy Balanta e Miguel Borja; Wilmar Barrios, Sebastián Pérez e Andres Roa; Harold Preciado, Dorlan Pabon e Téofilo Gutiérrez
Técnico: Carlos Alberto Restrepo
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte