BRASÍLIA – Nesta quarta-feira (27), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a ausência de algumas estrelas russas na Olimpíada 2016 vai comprometer a qualidade da competição.
"Os outros esportistas entendem que a qualidade de suas medalhas será diferente", disse Putin, após se despedir dos competidores russos autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a participar dos jogos. Ainda de acordo com Vladimir, os jogos serão “menos espetaculares”.
Vários esportistas russos foram banidos do Rio 2016 por causa das acusações de doping. Sobre o assunto, o presidente russo defendeu a criação de requisitos internacionais únicos para o controle de doping, afirmando que tanto os atletas quanto os fãs devem ter livre acesso a esse tipo de informação.
Continua após a publicidade..
"Acreditamos que, a fim de lutar eficazmente e não seletivamente contra o doping, exigências internacionais comuns para o controle de doping devem ser desenvolvidas. E, claro, os atletas e os fãs devem ter acesso livre aos resultados das inspeções", afirmou Putin.
O presidente assinalou, ainda, que a recém-criada Comissão Anti-Doping liderada por Vitaly Smirnov vai trabalhar em estreita colaboração e de forma transparente com as organizações internacionais.
"Temos a intenção de levar à justiça todos os envolvidos em escândalos de doping, independentemente da classificação e do mérito, mas o mais importante é criar um sistema positivo de prevenção do doping no esporte, em conformidade com o plano nacional antidopagem, cujo desenvolvimento, como vocês sabem, já começou", informou Vladimir Putin.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte