Por causa de <i>doping</i>

Medalhas dos Jogos Rio 2016 serão desvalorizadas, diz Putin

Ele disse que jogos serão “menos espetaculares” sem alguns atletas russos.

Imirante Esporte, com informações da Agência Sputnik Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Vários esportistas russos foram banidos do Rio 2016 por causa das acusações de doping. (Divulgação)

BRASÍLIA – Nesta quarta-feira (27), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a ausência de algumas estrelas russas na Olimpíada 2016 vai comprometer a qualidade da competição.

"Os outros esportistas entendem que a qualidade de suas medalhas será diferente", disse Putin, após se despedir dos competidores russos autorizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a participar dos jogos. Ainda de acordo com Vladimir, os jogos serão “menos espetaculares”.

Vários esportistas russos foram banidos do Rio 2016 por causa das acusações de doping. Sobre o assunto, o presidente russo defendeu a criação de requisitos internacionais únicos para o controle de doping, afirmando que tanto os atletas quanto os fãs devem ter livre acesso a esse tipo de informação.

Continua após a publicidade..

"Acreditamos que, a fim de lutar eficazmente e não seletivamente contra o doping, exigências internacionais comuns para o controle de doping devem ser desenvolvidas. E, claro, os atletas e os fãs devem ter acesso livre aos resultados das inspeções", afirmou Putin.

O presidente assinalou, ainda, que a recém-criada Comissão Anti-Doping liderada por Vitaly Smirnov vai trabalhar em estreita colaboração e de forma transparente com as organizações internacionais.

"Temos a intenção de levar à justiça todos os envolvidos em escândalos de doping, independentemente da classificação e do mérito, mas o mais importante é criar um sistema positivo de prevenção do doping no esporte, em conformidade com o plano nacional antidopagem, cujo desenvolvimento, como vocês sabem, já começou", informou Vladimir Putin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.