Olimpíadas 2016

São Paulo é oficializada como sede em 2016 e oferece Pacaembu ao Corinthians

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Fernando Haddad.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Ciete Silvério)

SÃO PAULO - Além das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus, a capital paulista foi oficializada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A cerimônia foi realizada no Estádio de Itaquera, casa do Corinthians na zona leste de São Paulo.

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Fernando Haddad, que assinaram o contrato em nome do Estado e do município. A cidade receberá partidas de futebol masculino e feminino. Ao todo, serão oito seleções olímpicas, que só serão conhecidas em abril de 2016.

“Temos a melhor expectativa possível em relação aos Jogos Olímpicos do ano que vem. Em parceria com o Estado, pretendemos oferecer os mesmos serviços e infraestrutura que oferecemos ao longo da Copa do Mundo”, exaltou Haddad.

Deste modo, a capital paulista será o palco de 10 confrontos: seis pela primeira fase, dois pelas quartas de final, um pela semifinal e, por fim, a disputa pelo terceiro lugar.

Além dos representantes já mencionados, a cerimônia também contou com a presença dos presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e do próprio Corinthians, Roberto de Andrade.

“É um prazer para o Corinthians receber os Jogos Olímpicos. Agradeço ao prefeito, ao governador e ao Nuzman. É uma honra colocar a nossa casa a serviço do Estado”, comentou o mandatário alvinegro, que cederá o estádio de graça ao governo.

Continua após a publicidade..

Fechando a lista, estavam lá o general Marco Aurélio Vieira, diretor executivo das Olimpíadas de 2016, e Rogério Hamam, secretário de futebol do Ministério do Esporte.

“Pode ser que nós recebamos em São Paulo mais delegações do que na Copa do Mundo. É provável que isso ocorra, são 206 países e 11 mil atletas. Devemos receber delegações de vários países do mundo, das mais variadas modalidades”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Prefeitura cederá o Pacaembu ao Corinthians durante os Jogos

Impedido de atuar em sua casa durante os Jogos Olímpicos de 2016, o Corinthians voltará a mandar suas partidas em um estádio que conhece bem. Como retribuição ao clube, que cedeu o Estádio de Itaquera de forma gratuita ao Estado, a Prefeitura de São Paulo ofereceu o Pacaembu ao Timão de graça.

A informação é do jornal Folha de S.Paulo. “O Corinthians poderá utilizar o Pacaembu gratuitamente nesse período. Foi uma decisão que tomamos para compensar o fato de o clube ter nos ajudado com isso. Ainda não sabemos se a diretoria vai querer, mas se quiser, estará à disposição”, confirmou à publicação o secretário de esportes Celso Jatene.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.