O LBF Brasil, time formado pelas melhores brasileiras da última temporada, bateu o LBF Mundo, seleção de estrangeiras, por 78 a 73 no Super Desafio das Estrelas da Liga de Basquete Feminino (LBF), realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), na tarde deste sábado. O destaque da partida foi Clarissa, do time nacional, com 26 pontos e 17 rebotes.
O Jogo das Estrelas (masculino) e o Super Desafio das Estrelas (feminino) ocorrem em parceria inédita firmada entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a LBF. O duelo entre o time LBF Brasil e o LBF Mundo aconteceu sob os olhares atentos de três campeãs mundiais e medalhistas olímpicas com a Seleção Brasileira: Hortência, Alessandra e Adriana.
Sob o comando do técnico Antonio Carlos Vendramini, o LBF Brasil contava com as seguintes atletas: Adrianinha, Débora, Leila, Mariana Camargo, Iziane, Jaqueline, Clarissa, Tássia, Damiris, Isabela e Erika. A pivô Franciele havia sido incluída na lista, mas não pode participar devido ao falecimento de sua mãe.
Já o LBF Mundo tinha, à disposição do técnico Roberto Dornelas, as jogadoras estrangeiras: Ariadna, Plutin Tizon, Gelis Gonzales, Matee Ajavon, Tamera, Erica Wheeler, Sandora, Baker, Tiffany Hayes, Toluwani Omotola, Stheffany Thomas e Chloe Wells.
O equilíbrio deu o tom do primeiro quarto em Franca. Após ser respeitado um minuto de silêncio em homenagem à mãe da pivô Franciele, que faleceu nesta manhã, causando obviamente a ausência da atleta, a partida começou com chute de dois pontos de Erika para abrir a contagem em favor do LBF Brasil. O LBF Mundo conseguiu o empate logo em seguida. Nenhuma das equipes permitiu que a outra abrisse larga vantagem no jogo, e o primeiro intervalo chegou quando o placar mostrava empate em 19 a 19.
Sthefany Thomas acertou belo lançamento de três pontos para colocar as estrangeiras em vantagem logo no início do segundo quarto. Em pane do ataque das brasileiras, o LBF Mundo aumentou para sete pontos a diferença no placar com grande arremesso de Sandora. Em seguida, no entanto, o LBF Brasil reagiu com Erika e Jaqueline e conseguiu a virada com Tássia. No final, Sandora voltou a pontuar para deixar tudo igual em 34 a 34.
O terceiro quarto começou com belo lance de Adrianinha, que anotou três pontos para recolocar o time das brasileiras em vantagem. Logo em seguida, Clarissa ampliou a diferença. Em chute de Tássia, o LBF Brasil abriu nove pontos, mas Baker diminuiu para seis em grande arremesso. As estrangeiras não conseguiram aproveitar dois ataques seguidos, dando oportunidade para a equipe nacional se desgarrar novamente e levar para o último período 64 a 53 no marcador.
O LBF Mundo começou o último quarto com um ímpeto maior do que o visto no anterior, e contou com boas participações de Tiffany Hayes para encostar no placar: 76 a 71 antes da metade do período. A reação, no entanto, foi tardia, e as estrangeiras não conseguiram evitar a vitória do LBF Brasil, com placar de 78 a 73.
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.