Série C

Santa Cruz vence o Luverdense e fará final contra o Sampaio

Equipe de Recife voltou a vencer o Luverdense e se classificou para a final da Série C.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

RECIFE - Empurrado pela torcida, que lotou o Arruda, o Santa Cruz venceu o Luverdense por 2 a 1 e garantiu vaga na final do Campeonato Brasileiro Série C. O clube pernambucano havia vencido também a partida de ida, por 2 a 0, em Lucas do Rio Verde (MT). As duas agremiações, já garantidas na Série B de 2014, se enfrentavam na semifinal lutando pelo título do campeonato.

Com vantagem no placar agregado, o Santa Cruz esperou pela pressão do Luverdense em busca do resultado no campo de defesa e apostou nos contragolpes, que foram melhor sucedidos. Renatinho e André Dias, de pênalti, marcaram para os donos da casa, enquanto Samuel descontou para os visitantes.

O Santa Cruz agora enfrenta o Sampaio Correa, que bateu o Vila Nova-GO na outra chave, na final da Série C. O primeiro jogo será no dia 24 de novembro, no Castelão, em São Luís (MA). A grande decisão será no dia 1 de dezembro, no Arruda, em Recife.

O jogo

Em apoio ao movimento Bom Senso FC, que reividica mudanças no futebol brasileiro, os atletas repetiram a manifestação ocorrida no jogo entre São Paulo e Flamengo e trocaram passes entre seus campos durante quase um minuto.

Com a bola rolando, o Luverdense, precisando vencer, adiantou a marcação e pressionou a saída de bola do adversário. A pressão por pouco não deu resultado. Com sete minutos de jogo, o atacante Bismark aproveitou uma falha do defensor Renan Fonseca, saiu cara a cara com o goleiro, mas chutou por cima do gol.

O adiantamento da marcação, entretanto, acabou por expor a defesa do Luverdense. Oportunista, André Dias, atacante do Santa Cruz, ganhou a sobra de uma dividida no meio de campo, arrancou com a bola, tocou no meio para Natan, que deixou Renatinho na cara do gol. Com categoria, o meia encobriu o goleiro Gabriel Leite e fez o Arruda explodir com a comemoração dos tricolores.

Mas a festa do Santa durou pouco. Dois minutos depois, o lateral alviverde Edinho, sem marcação, cruzou com precisão da esquerda, perto da bandeirinha de escanteio, na cabeça de Samuel. O atacante fuzilou, sem deixar qualquer chance para o goleiro Tiago Cardoso. Até o final da primeira etapa, o Luverdense seguiu pressionando, mas os contra-ataques pernambucanos se mostraram mais efetivos, com boas finalizações de André Dias e Dedé, ambas salvas por Gabriel Leite.

A classificação tricolor só foi garantina na segunda etapa, aos sete minutos. André Dias, lançado em profundidade, tentou driblar o goleiro e acabou derrubado. O árbitro Luiz Flavio de Oliveira não hesitou em marcar pênalti para os donos da casa. Na cobrança, o próprio atacante bateu com cavadinha no meio do gol e enganou o goleiro Gabriel Leite.

Novamente em vantagem no placar, o Santa Cruz se fechou no campo de defesa e dificultou a ação ofensiva de um Luverdense que, já sem confiança, arriscava de longe e alçava bolas na área sem levar perigo. Com 26 minutos da etapa complementar, o lateral direito tricolor Tiago Costa foi expulso após levar o segundo amarelo, mas o fato pouco mudou a situação da partida. Enquanto isso, a torcida dos mandantes festejava nas arquibancadas com direito a “olé”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.