SÃO PAULO - No reencontro de Guto Ferreira com a Ponte Preta ontem (4), a Portuguesa conquistou resultado importantíssimo na briga contra o rebaixamento. Coma atuação segura e show de Souza e Gilberto, a Lusa venceu por 2 a 1 no Canindé pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro com direito a gritos de "olé" e afundou a Macaca na crise.
A vitória rubro-verde começou a ser construída aos 40 minutos do primeiro tempo, quando Gilbero cobrou pênalti com categoria. O centroavante voltou a marcar aos três da etapa complementar, chegou aos seis gols na Série A e levou a equipe da capital aos 19 pontos na tabela. Já os alvinegros de Campinas, descontaram com um golaço de falta de Adrianinho, ficam com 15 na vice-lanterna e há cinco jogos sem vencer.
Na próxima rodada, a 19ª e última do primeiro turno, a Ponte Preta volta a contar com o apoio da torcida para tentar espantar a má fase. O duelo contra o Internacional está marcado para as 18h30 (de Brasília) de sábado, no Moisés Lucarelli. No mesmo dia, mas às 21 horas, a Portuguesa visita o Grêmio na Arena, em Porto Alegre.
O jogo
Sem conseguir impor o ritmo arrasador da vitória contra o Bahia no último final de semana, quando abriu 3 a 0 com seis minutos de partida, a Lusa só conseguiu chegar com perigo aos 19. Souza, o melhor do primeiro tempo, entortou Régis e Betão pela esquerda e acertou linda enfiada para Diogo.
Aos 35 minutos, o jogo ficou quente no Canindé quando Souza provocou Chiquinho, que acertou o meia rubro-verde fora do lance para receber cartão amarelo. Na sequência, o 10 do time da casa revidou em falta dura e também foi punido pelo árbitro Leandro Bizzio Marinho.
Cinco minutos depois, o juiz teve trabalho novamente. Gilberto tabelou com o volante Bruninho pela esquerda e tocou para Diogo no bico da área. Fernando Bob chegou atrasado e, de carrinho cometeu pênalti. Gilberto foi para a cobrança e, com muita categoria, abriu o placar na capital paulista.
A Ponte chegou a incomodar antes do intervalo em chute de fora da área de Chiquinho, mas a Portuguesa deu um banho de água fria na reação campineira logo aos três minutos da etapa complementar. Diogo aproveitou vacilo da defesa e bateu cruzado. A zaga ponte- pretana afastou mal novamente e Gilberto apareceu livre para marcar o segundo dele no jogo e o sexto na Série A.
Os visitantes sentiram o golpe e seguiam reféns dos bons cruzamentos do lateral esquerdo Uendel para o centroavante William, que jogava no sacrifício por lesão na coxa esquerda. Enquanto Jorginho tentava arrumar o time alvinegro, Guto Ferreira só pôde lamentar quando Roberto fez duas excelentes defesas em chutes à queima-roupa de Bruninho e Gilberto aos 12 e aos 14 minutos, respectivamente.
A primeira grande chance da Macaca aconteceu aos 27 minutos, quando Adrianinho, que entrou na vaga de Fernando, descolou lindo passe para William na ponta esquerda. O centroavante se livrou de Moisés Moura na linha de fundo com estilo e bateu firme para ótima defesa de Lauro.
Sem pressa, mas com bela defesa de Roberto em chute de Bergson aos 41, a Lusa passou a administrar a posse de bola e esperou tranquila o apito final para comemorar a segunda vitória seguida no Brasileirão. Nos segundos finais do confronto, o experiente Adrianinho cobrou falta com perfeição e anotou um golaço para se juntar a William como os únicos perdoados da torcida.
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.