SÃO PAULO - Em São Paulo, mas diante de sua torcida, o Flamengo deu nesta quarta-feira um grande passo para chegar ao seu segundo título da Copa do Brasil. O time carioca empatou em 2 a 2 com o Santo André, no Palestra Itália, e voltará ao Rio com a vantagem de poder empatar em 0 a 0 ou 1 a 1 para levantar a taça. O segundo jogo da final está marcado para a próxima quarta-feira, no Maracanã. Ao Santo André, resta vencer ou empatar a partir de 3 a 3. Roger e Athirson marcaram para o Fla e Osmar e Romerito para os paulistas.
O jogo aéreo do Santo André, principal arma da equipe ao longo da competição, não funcionou no primeiro tempo. A dupla de zaga do Flamengo, André Bahia e Fabiano Eller, venceu o duelo com os atacantes adversários, ajudando o time a afastar a pressão inicial. Aos poucos, o Flamengo foi ganhando campo e confiança.
No sétimo minuto, Felipe entrou na área e chutou à esquerda, agitando pela primeira vez a massa rubro-negra que ocupava a maior parte do estádio do Palmeiras. O camisa 10 da Gávea, com dores na coxa esquerda, foi confirmado pelo técnico Abel Braga pouco antes do início da partida e não conseguia produzir mais do que alguns dribles. Pendurado com dois cartões amarelos, o craque ainda abriu mão de reclamar das faltas com a arbitragem, um velho hábito.
Jean, com um chute cruzado, obrigou o goleiro Júlio César a fazer uma difícil defesa.O gol do Flamengo estava maduro e saiu aos 25 minutos, quando Ibson cruzou e o lateral Roger, sozinho, cabeceou bem para abrir o placar: 1 a 0. Três minutos depois, Ibson quase ampliou após uma bonita jogada individual. No final do primeiro tempo, Osmar arriscou dois arremates de fora da área, assustando o Júlio César rubro-negro.
Santo André surpreende e vira o jogo no início da etapa final
No segundo tempo, o jogo aéreo do Santo André enfim teve efeito e, em oito minutos, o time paulista virou o placar. Aos seis, Romerito entrou na área e cruzou no segundo pau. A defesa do Flamengo parou, pedindo um impedimento inexistente, e Osmar cabeceou livre, empatando a partida.
A equipe carioca respondeu aos 11. A bola sobrou na área para Jean, que chutou e Júlio César evitou o gol. Três minutos mais tarde, a zaga do Flamengo não cortou a bola levantada na área e Romerito bateu forte, no canto direito de Júlio César: 2 a 1.
O Santo André, escorado na vantagem, endureceu a marcação no meio-campo, à espera dos espaços para os contra-ataques. Aos 23, o árbitro Wilson de Souza Mendonça não marcou pênalti de Fabiano Eller em Elvis. Com Athirson no lugar de Roger, o Flamengo saiu em busca do empate. Aos 33, Douglas Silva cruzou e Reginaldo Araújo completou para fora, desperdiçando grande oportunidade.
Mas, aos 38, brilhou a estrela de Athirson. O lateral cobrou falta de longe, a bola passou no meio da barreira e morreu no cantinho esquerdo de Júlio César. Nos últimos minutos, o Santo André foi em desespero para a frente, sem êxito.
Santo André 2 x 2 Flamengo
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo
Público: 20.994 pagantes
Renda: R$ 356.948,00
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça, auxiliado por Jossemar José Diniz Moutinho e Luciano José Coelho Cruz
Cartões amarelos: Gabriel
Gols: Roger, aos 25 do primeiro tempo; Osmar, aos seis, Romerito, aos 14, e Athirson, aos 38 do segundo tempo.
Santo André: Júlio César, Dedimar, Alex e Gabriel; Da Guia (Diego), Dirceu, Ramalho, Elvis (Barbieri) e Romerito; Osmar (Makanaki) e Sandro Gaúcho. Técnico: Péricles Chamusca.
Flamengo: Júlio César, Reginaldo Araújo, André Bahia, Fabiano Eller e Roger (Athirson); Da Silva (Róbson), Douglas, Ibson e Felipe; Jean e Negreiros (Diogo). Técnico: Abel Braga.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.