Mês das Crianças

Após Itapecuru Mirim, Caravana Arte em Movimento segue para Santa Rita

Projeto patrocinado pela Vale segue com a programação do Mês das Crianças e leva gratuitamente teatro e circo a crianças, famílias e moradores da zona rural.

Publipost

A iniciativa dá continuidade às atividades realizadas em alusão ao Mês das Crianças. Foto: Divulgação

Depois de levar cultura, diversão e encantamento para a Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras, em Itapecuru Mirim, o projeto Caravana Arte em Movimento segue sua circulação pelo Maranhão. A próxima parada será na Comunidade Quilombola Vila Fé em Deus, no município de Santa Rita, no dia 9 de outubro de 2026, a partir das 14h, com uma programação gratuita dedicada especialmente às crianças e suas famílias.

A iniciativa dá continuidade às atividades realizadas em alusão ao Mês das Crianças, proporcionando uma tarde de contato com diferentes linguagens artísticas e transformando a comunidade em um espaço de encontro, diversão e valorização da cultura.

Foto: Divulgação

A proposta da Caravana é justamente fazer a arte circular. A cada parada, teatro e circo chegam mais perto de crianças de escolas públicas, moradores de comunidades quilombolas e famílias que nem sempre têm a oportunidade de acompanhar esse tipo de programação cultural em seus próprios territórios.

Em Santa Rita, o público poderá vivenciar uma tarde marcada pela imaginação e pela interação. A programação reúne espetáculos com atores, palhaços, acrobatas e malabaristas, combinando momentos de diversão com histórias e experiências capazes de despertar a criatividade e transmitir, de forma leve e acessível, valores como respeito, solidariedade, inclusão e convivência.

Foto: Divulgação

A diversidade das atrações permite que o público tenha contato, em uma mesma tarde, com diferentes expressões das artes cênicas e circenses. Mais do que assistir aos espetáculos, a proposta é proporcionar uma verdadeira experiência cultural para as crianças e suas famílias.

A realização em comunidades quilombolas também está diretamente ligada ao propósito de democratização do acesso à cultura. Ao levar uma estrutura cultural até esses territórios, a Caravana contribui para descentralizar a oferta de atividades artísticas e ampliar as oportunidades de acesso ao teatro e ao circo.

Para Adriano Andrade, produtor cultural do Caravana Arte em Movimento, o patrocínio da Vale possibilita que o projeto percorra novos territórios e ofereça uma programação diferenciada gratuitamente às comunidades.

Foto: Divulgação

“Somos muito gratos à Vale pelo patrocínio e por acreditar em uma iniciativa que busca levar cultura para mais perto das pessoas. A Caravana tem uma proposta muito especial, porque não esperamos que o público se desloque até os grandes centros para ter acesso à arte; nós levamos o teatro e o circo até as comunidades. Chegar às comunidades quilombolas com uma programação diferente, gratuita e preparada especialmente para as crianças é uma forma de ampliar o acesso à cultura e proporcionar experiências que muitas delas poderão vivenciar pela primeira vez. Esse apoio é fundamental para transformar o projeto em realidade e permitir que a arte chegue a novos públicos e territórios”, destaca Adriano Andrade.

Foto: Divulgação

A passagem pela Comunidade Quilombola Vila Fé em Deus reforça, assim, a missão da Caravana de transformar cada parada em uma oportunidade de encontro entre arte e comunidade. Em alusão ao Mês das Crianças, a expectativa é proporcionar uma tarde de alegria, aprendizado e experiências que permaneçam na memória do público infantil.

O projeto Caravana Arte em Movimento é patrocinado pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Criart Produções, em parceria com o Ministério da Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.