Carnaval 2026

Nei Lopes volta à Sapucaí como destaque da Paraíso do Tuiuti

Afastado dos desfiles desde os anos 1990, pesquisador da cultura negra participa de enredo sobre religiosidade afro-cubana.

Evandro Júnior / Na Mira

Nei Lopes (Foto: Divulgação)

Após mais de três décadas afastado dos desfiles, o compositor e pesquisador carioca Nei Lopes, natural de Irajá e referência nos estudos sobre a cultura negra, retorna à Marquês de Sapucaí neste Carnaval. Ele será destaque da Paraíso do Tuiuti, que se apresenta na terça-feira de Carnaval.

A escola de São Cristóvão levará para a avenida o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, que trata de uma vertente religiosa afro-cubana ligada ao Sistema Divinatório de Ifá. De acordo com Nei Lopes, esse sistema tem raízes na Antiguidade egípcia e, embora tenha desaparecido no Brasil, segue sendo praticado em diversas regiões das Américas, principalmente em Cuba.

Nei Lopes também aproveita para refletir sobre os rumos do Carnaval e defende uma maior diversidade de temas ligados à cultura negra. Para ele, há uma vasta gama de possibilidades ainda pouco exploradas, como episódios históricos, biografias relevantes, produções artísticas marcantes e até abordagens políticas. “Já pensou um enredo que caricaturasse o racismo?”, provoca o pesquisador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.