COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: 'O Agente Secreto' venceu dois Globos de Ouro

E mais: "Hamnet” venceu Melhor Filme de Drama

PH

O baiano Wagner Moura vence Globo de Ouro 2026 como Melhor Ator em Filme de Drama

'O Agente Secreto' venceu dois Globos de Ouro

O filme 'O Agente Secreto', do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, venceu nesta madrugada o Globo de Ouro nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, com prêmio para Wagner Moura.

É a primeira vez que um ator brasileiro disputa e vence nesta categoria e também que o Brasil leva duas estatuetas numa mesma cerimônia. Essa é a segunda edição consecutiva em que o Brasil leva um Globo de Ouro. No ano passado, Fernanda Torres saiu da premiação com o troféu de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles.

O diretor Kleber Mendonça Filho dedicou o prêmio aos jovens cineastas e elogiou Wagner Moura: “Obrigado, Wagner Moura. Que ator! Um grande ator e um grande amigo, essa combinação é explosive”.

'O Agente Secreto'…2

As premiações da noite de ontem aumentam as chances de uma vaga no Oscar para o filme 'O Agente Secreto'. O Globo de Ouro é conhecido como um termômetro da principal premiação do cinema mundial, e aumenta a visibilidade dos vencedores.

A votação que define os indicados ao Oscar começa hoje e vai até sexta-feira (16). A lista de indicações será divulgada no dia 22 de janeiro.

No último domingo, o filme de Kleber Mendonça Filho abriu a atual temporada de prêmios ao receber o troféu de melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards. Além disso, o longa ainda tem na bagagem dois prêmios conquistados no Festival de Cannes do ano passado: melhor ator, para Moura, e melhor diretor, para Mendonça Filho.

'O Agente Secreto'…3

Em 2025, Fernanda Torres foi a primeira mulher brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, com “Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.

As obras possuem algo em comum: se passam na década de 1970, durante a ditadura militar. De diferentes maneiras, os filmes de Kleber e Walter expressam os efeitos do regime vivido no Brasil entre 1964 e 1985.

“O Agente Secreto” também foi indicado à maior categoria da noite — Melhor Filme. Entretanto, apesar da torcida e esperança, o longa não levou a estatueta. A vitória ficou com “Uma Batalha Após a Outra”, dirigida por Paul Thomas Anderson e estrelada por Leonardo DiCaprio.

‘Uma Batalha Após a Outra”

Tirando a euforia por ‘O Agente Secreto’, o grande vencedor da noite entre os filmes, em número de prêmios, como era de se esperar, foi ‘Uma Batalha Após a Outra’.

O longa-metragem, que desponta, também, como favorito ao Oscar 2026, faturou o prêmio de melhor filme de comédia musical, melhor direção e melhor roteiro, para Paul Thomas Anderson, e melhor atriz coadjuvante, para Teyana Taylor. 

Vale destacar que os dois filmes, “Uma Batalha Após a Outra” e “O Agente Secreto” ganharam destaque em mais de uma página do PH Revista, já prevendo a vitória de ambos.

“O Agente Secreto” e “Central do Brasil” venceram como Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro em 2026 e 1999, respectivamente

"Hamnet” venceu Melhor Filme de Drama

“Hamnet: A Vida antes de Hamlet” superou o brasileiro “O Agente Secreto" na categoria de melhor filme de drama no Globo de Ouro em 2026. O filme quer levar o espectador a entender como a arte tem o poder e a sensibilidade de transformar tragédias em nossas vidas e sentimentos como dor e perda em algo emocionante e arrebatador.

Na primeira cena do filme, o público é apresentado a Agnes (Jessie Buckley, de "A Filha Perdida" e “Entre Mulheres”), deitada em posição fetal numa floresta, cercada por raízes de uma árvore. A imagem se assemelha à barriga de uma mulher que está gerando uma criança em seu corpo.

Só essa sequência já mostra o apuro estético e a segurança que a diretora Chlóe Zhao (de Nomadland" e “Eternos”) tem para construir imagens belas e, ao mesmo tempo, tocantes, para não deixar ninguém desviar o olhar da tela. Além disso, Zhao quer deixar claro que o filme será todo conduzido pelo olhar de Agnes.

Comércio e meio ambiente

Visto com cautela por setores produtivos da Amazônia, os termos do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia foram elogiados pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“As negociações resultaram em um texto equilibrado e alinhado aos desafios ambientais, sociais e econômicos contemporâneos”, destaca nota oficial divulgada pelo ministério.

Marina afirma que as exigências ambientais não devem ser impedimento para as relações comerciais entre os dois blocos, uma vez que o Brasil tem feito o dever de casa no combate ao desmatamento.

“Em três anos, conseguimos reduzir o desmatamento na Amazônia em 50% e em 32,3% no Cerrado e, ao mesmo tempo, abriram-se mais de 500 novos mercados para o agronegócio do País”, declarou.

Blocão VDS na Litorânea

A banda Vamu di Samba vai comandar, pelo quarto ano consecutivo na Avenida Litorânea, o Blocão VDS, que fará sua estreia no próximo domingo (18), às 15h, sobre um trio elétrico, antes da passagem do cantor Bell Marques pelo Circuito Vem Pro Mar, montado no perímetro da extensão da via, na altura do Olho d'Água.

O Blocão VDS estará sobre o trio elétrico com banda completa. O repertório será eclético, com músicas da folia maranhense, canções autorais da banda e homenagens a cantores e bandas nacionais.

Os foliões que quiserem participar do Blocão VDS poderão usar abadás, que já estão sendo comercializados. A banda, bastante conhecida na agenda cultural de São Luís, é formada por Valbinho (vocal), Kekel Spíndola (vocal), Gago (bateria), Yuri (percussão), Elias Pacato (baixo), Charlinhos (teclado) e Michael (violão).

DE RELANCE

Dosimetria e próxima fase

Após anunciar, em duas oportunidades, Lula cumpriu o prometido e vetou integralmente, em 8 de janeiro, o projeto de Lei da Dosimetria, que prevê a redução de penas dos envolvidos na “trama golpista após as eleições de 2022”.

Agora, a decisão do presidente será encaminhada ao Congresso Nacional para que deputados e senadores votem se derrubam ou se mantêm o veto presidencial.

O bloco governista vai entrar na avenida antes do Carnaval para tentar manter a decisão do presidente e vê na boa relação com Davi Alcolumbre (União-AP) essa possibilidade.

Gisele e casamento

A família de Gisele Bündchen desaprova o seu casamento com Joaquim Valente, afirma o portal Page Six.

Uma fonte próxima à brasileira revelou que os familiares da modelo não concordam com a relação estabelecida com o professor de jiu-jitsu

A modelo mantém um relacionamento com Joaquim desde 2022 e o casal tem um filho, River, nascido em fevereiro de 2025.

“A família dela a alertou que se casar com um cara sem um tostão quando ela vale milhões é um erro", disse a fonte à página. Gisele tem um patrimônio avaliado em US$ 400 milhões, de acordo com a revista Forbes, e o professor, junto aos irmãos, é proprietário de uma academia de jiu-jitsu em Miami, na Flórida (Estados Unidos).

No artigo publicado no Page Six, o informante ligado à família da modelo declarou que há um acordo pré-nupcial entre o casal: “Existe um acordo pré-nupcial, mas com algumas brechas que significam que, se eles divorciarem, haverá um acordo financeiro para ele.”

Marciele e Marambaia do Samba

A Marambaia do Samba, que é a minha escola de samba favorita em São Luís e que já me homenageou na avenida com um samba e um enredo muito bonitos, está vibrando com a escalação da paraense Marciele Albuquerque para participar do Big Brother Brasil 2026.

Natural de Juruti (PA), a sister é influenciadora digital, empreendedora e cunhã-poranga do Boi Caprichoso há quase dez anos.

Em suas vindas a São Luís, Marciele fez amizade com Denis Melodia e outros líderes da Escola Marambaia do Samba.

Daí a vibração dos integrantes da escola.

Marciele Albuquerque é Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso no Festival de Parintins (AM)

Joelma no Maiobão

O município de Paço do Lumiar anunciou as atrações do show em comemoração aos 65 anos da cidade e a cantora Joelma será uma das grandes estrelas da programação do festival. Haverá, ainda, apresentações de Silvânia e Berg, ex-integrantes da banda Calcinha Preta, além do cantor luminense Jeydson Araújo, reforçando a valorização dos talentos da terra.

A grande celebração será realizada na próxima quarta-feira, dia 14, a partir das 19h, no Viva Maiobão. A expectativa é de casa cheia, com o evento prometendo reunir uma multidão para celebrar mais um capítulo da história de Paço do Lumiar.

As comemorações dos 65 anos do município não se resumem à música. A programação inclui uma intensa agenda de entregas, com inauguração de ruas pavimentadas, entrega de casas, implantação de playgrounds nas escolas da rede municipal, inauguração de quadra poliesportiva e a abertura de um restaurante popular, reafirmando o ritmo acelerado de trabalho da atual gestão.

Crianças e Força-tarefa

No domingo (11), equipes da força-tarefa deram continuidade às buscas pelos irmãos Agatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, desaparecidos no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal. As operações entram no oitavo dia consecutivo.

A força-tarefa é composta por policiais, bombeiros, homens do Exército e voluntários, com apoio de helicópteros do CTA, drones com tecnologia de busca e cães farejadores, atuando em áreas de mata fechada e regiões de difícil acesso.

Crianças e Força-tarefa...2

Equipes da Perícia Oficial de Natureza Criminal estiveram no povoado neste domingo, reforçando o apoio técnico às investigações.

O deputado estadual Florêncio Neto e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, também estiveram no Quilombo e na base de operações.

Na ocasião, Iracema Vale destacou a união entre os órgãos públicos e a população no apoio às buscas.

Sobre “Macadâmia”

Autoritarismo, controle e concentração de poder seguem no centro do debate contemporâneo e também da ficção. No livro "Macadâmia", o escritor e publicitário Lucas Paio usa a fantasia e a sátira social para criar um universo onde regimes autoritários se sustentam por meio de exageros, símbolos e absurdos reconhecíveis.

Reinos como Danubiópolis expõem práticas de opressão disfarçadas de ordem, tradição ou entretenimento, funcionando como um espelho distorcido do mundo atual. Sem a pretensão de uma análise geopolítica técnica, o lançamento propõe paralelos entre ficção e realidade, explorando como o poder se legitima e se naturaliza em diferentes contextos históricos e culturais.

Sobre “Macadâmia”...2

Residente em Berlim, Lucas acompanha de perto o clima social europeu diante do avanço de discursos autoritários. Em entrevista, pode comentar como a ficção ajuda a iluminar contradições do presente, quando a realidade parece, muitas vezes, mais absurda do que a fantasia.

Ele está disponível para entrevistas sobre "Macadâmia", sátira social e os paralelos entre ficção e mundo contemporâneo.

Batucada Orquestrada

No domingo (11) teve ensaio com a Batucada Orquestrada do Bicho Terra, na Casa Barrica, na Madre Deus. A programação teve como objetivo envolver a comunidade nos ritmos característicos do bloco mais popular do Maranhão.

Este ano, uma das novidades do Bicho Terra são os Bichos Peregrinos, cujas fantasias são confeccionadas em várias cores. Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, o grupo está animado para o Carnaval 2026.

O grupo dá o pontapé para o Carnaval 2026 com os Aulões Carnavalescos, que são realizados como uma espécie de aquecimento para a temporada oficial, que promete ser bastante animada.

Desfiles na Sapucaí

Pela primeira vez, duas cabines de jurados serão posicionadas uma de frente para a outra, nos setores 6 e 7 da Marquês de Sapucaí, durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Com isso, escolas passam a ter que apresentar quesitos como comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira em 360 graus, contemplando jurados em lados opostos da avenida e, ao mesmo tempo, ampliando o alcance do espetáculo para o público.

A proposta da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) é tornar os desfiles mais fluidos, com menos paradas e maior dinamismo, além de democratizar a visualização das apresentações.

Desfiles na Sapucaí...2

A mudança impacta diretamente o trabalho dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, que historicamente se prepararam para nunca ficar de costas para os jurados.

A Liesa afirma que a mudança é resultado de estudos e diálogo com profissionais do Carnaval.

Para o presidente da liga, Gabriel David, o objetivo é ampliar o acesso do público aos momentos mais emblemáticos do desfile, sem prejuízo técnico.

Para escrever na pedra:

“A pior doença para uma boca é não poder mais beijar./ A fatal parada cardíaca é um coração deixar de amar./ Um corpo feio é aquele que não sabe dançar. / O nome do amante, proferido sem amor, é apelido./ Um corpo nu, porém sozinho, é desperdício. / Nascer é anterior, amar é início”. De Alexandre Lettner.

TRIVIAL VARIADO

Canetas: Pesquisadores de Oxford publicaram dados na “British Medical Journal” que indicam que pessoas que usam canetas emagrecedoras e interrompem o tratamento ganham peso quatro vezes mais rápido que pessoas que abandonam dieta e exercícios.

Processos: Dos 513 deputados federais, 106 são investigados pela Justiça. A propósito, parece que morreu de vez o absurdo projeto de aumentar para 513 os integrantes da Câmara dos Deputados.

Servidores: O Brasil tem atualmente 579 mil servidores públicos, com recordes de cargos comissionados (50 mil) e temporários (34 mil).

Tecnologia: Chineses testam 1º sistema de energia eólica flutuante do mundo, capaz de recarregar 30 carros elétricos em uma hora.

Habilidades: Autismo pode ser fruto da evolução biológica do cérebro humano, dizem cientistas.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.