PH: Sarney recebe Cristiano Sardinha
E mais:
Em Imperatriz
Notícia boa para este fim de ano é o que o governo estadual deu para fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento da rede estadual de saúde com a inauguração do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT), em Imperatriz.
Com 153 leitos, sendo 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a unidade de saúde foi projetada para atender demandas de média e alta complexidade.
Localizado na rodovia MA-122, na Avenida Pedro Neiva de Santana, Vila Machado, o hospital é um dos mais completos equipamentos de saúde do Maranhão.
Projetado para atender demandas de média e alta complexidade, o hospital amplia a capacidade assistencial da região e reforça a rede estadual, especialmente nas áreas cardiológica e cirúrgica, para pacientes adultos e pediátricos.
Festa no Armazém
É hoje, após a ceia de Natal, a festa que a produtora Fox está realizando no Armazém da Estrela, na Praia Grande, no Centro Histórico, reunindo público jovem e bonito, como de costume. O evento será realizado a partir de 23h59.
No comando da programação estará o DJ Roddy Lima, pousando na Ilha do Amor pela primeira vez. Ele se juntará aos DJs Jovique, Vikko e Ytan, formando a line up.
Dos mesmos produtores do Together Festival, o After de Natal promete ser um dos melhores eventos deste fim de ano em São Luís.
Clarices, pra ler, sentir e provar
Sair de casa para tomar um café deixou de ser um gesto automático e passou a integrar o circuito cultural de São Luís.
Algumas cafeterias e confeitarias da cidade estão transformando o simples ato de tomar café em uma experiência sensorial que mistura gastronomia, arte, música e literatura. E, com isso, conquistam e fidelizam públicos de diferentes gerações.
Não é mais só o café, o croissant, a torta ou o brioche. O ambiente ganhou protagonismo: vitrolas tocando discos de vinil trazem um clima retrô que encanta quem viveu outras décadas e, ao mesmo tempo, desperta a curiosidade dos mais jovens.
Muitos aproveitam o cenário para fotografar, gravar vídeos e compartilhar a experiência nas redes sociais, transformando o café em ponto de encontro e vitrine digital.
Outro destaque são os livros espalhados pelos espaços, convidando o cliente a desacelerar. Obras de autores como Valter Hugo Mãe, Clarice Lispector e Itamar Vieira Junior ajudam a criar um clima de imersão, onde o tempo parece correr mais devagar. Um luxo cada vez mais raro na rotina urbana.
São lugares como a Clarices Patisserie que estão ressignificando o cotidiano da capital maranhense, especialmente numa cidade marcada pelo vai e vem entre chuva e sol, tradição e contemporaneidade.
Com um toque de charme e muito bom gosto, na Clarices é possível encontrar novas formas de convivência e prazer em torno de uma xícara de café.
A propósito: a Clarices Patisserie fica na Rua Auxilar, número 28A, no bairro Cohajap.
DE RELANCE
A História construída em operações
Todo fim de ano convida a balanços individuais ou coletivos. Enquanto o calendário se fecha, com créditos, débitos e promessas para 2026, o jornalismo não encerra ciclos: permanece aberto, em redações que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, reunindo os fragmentos do tempo para que o presente não se perca, seja Natal, Ano-Novo, sábado, domingo, a todo instante.
Antes de ganhar distância e perspectiva, a História nasce como notícia. É o jornalismo que revela o agora e o transforma em memória.
Em 2025, o mundo assistiu a acontecimentos que já entram nos livros. A morte de um papa e a expectativa do conclave recolocaram a Igreja Católica no centro do debate global, acompanhada em tempo real por bilhões de pessoas. Conflitos internacionais, decisões econômicas, eventos climáticos e avanços tecnológicos seguiram moldando a vida cotidiana, enquanto o planeta discutia seus limites e rumos.
A História construída em operações...2
No Brasil, o ano foi marcado por fortes tensões políticas. O governo Lula enfrentou desafios econômicos e institucionais sob escrutínio constante. Jair Bolsonaro permaneceu no centro do noticiário, entre investigações, decisões judiciais e disputas narrativas que dividiram o país. Cada movimento ganhou registro imediato, compondo o retrato de um período decisivo da vida nacional.
O jornalista trabalha no tempo curto, sob pressão e incerteza, produzindo o primeiro relato público da vida de uma comunidade. Eleições, tragédias, casos de superação, vitórias esportivas e transformações culturais chegam ao público pela narrativa jornalística.
Quando uma redação conta o que acontece em uma cidade, em um país ou no mundo, faz mais do que informar. Afirma que aquilo importa, que merece ser lembrado. Ao registrar o cotidiano e os grandes eventos, o jornalismo constrói memória e ajuda uma sociedade a se reconhecer.
A História construída em operações...3
Ao final de um ano atravessado por excesso de informação, ruído digital e disputas de versões, essa função se torna ainda mais clara.
O futuro olhará para 2025 em busca de sentido.
A pergunta permanece: que registros deixaremos? O jornalismo profissional responde todos os dias, com rigor e responsabilidade, tentando salvar o presente do esquecimento. Porque, antes de virar História, tudo foi notícia.
Acertando as contas
Dezembro é um mês estranho. Ele não tem 31 dias, tem 31 prazos. A gente passa o ano prometendo cafés que não acontecem, almoços que ficam “para depois do Natal”, mensagens que viram áudio no trânsito. E, quando chega a última semana útil, entra a hipnose coletiva do “vou resolver tudo”: fechar o ano, zerar a caixa de entrada, embrulhar o que ficou aberto e correr para o aeroporto.
Na última semana útil, o Congresso fez seu próprio mutirão de encerramento. Não para oferecer um gesto nobre de responsabilidade nacional, mas para liquidar, a toque de caixa, uma conta política que vinha vencida desde 2022: o acerto com a realidade.
Chamaram de acerto de contas e foi mesmo, só não teve glamour.
Pedido de desculpas
O CEO da Innospace, Kim Soo-jong, apresentou desculpas públicas após a explosão do foguete Hanbit-Nano, que seria o primeiro lançamento comercial da história do Brasil a partir de Alcântara. O pedido de desculpas consta em carta enviada aos acionistas e divulgada na terça-feira (23).
De acordo com o executivo, o veículo espacial decolou normalmente da base e iniciou a manobra prevista para a missão. Entretanto, cerca de 30 segundos após o lançamento, foi identificada uma falha técnica que levou à interrupção da operação.
“Uma anomalia foi detectada e, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, o veículo foi direcionado para cair dentro da área previamente delimitada”, explicou Kim Soo-jong no comunicado.
Após o impacto com o solo, houve registro de chamas, o que encerrou definitivamente a tentativa de lançamento, sem feridos e com os procedimentos de segurança sendo cumpridos conforme o planejamento.
Ensino superior na UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou edital de ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026.
A instituição oferta 6.098 vagas distribuídas entre 96 cursos de graduação de nove campus da instituição.
O procedimento de classificação e seleção dos candidatos será realizado exclusivamente com base nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em uma das edições de 2023, 2024 ou 2025, em ordem decrescente da pontuação, conforme o grupo de inscrição no Sisu.
Ensino superior na UFMA…2
Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Em 2026, a Universidade Federal do Maranhão disponibilizará 6.098 vagas em cursos de graduação presenciais entre os campus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís.
Para escrever na pedra:
“Tive vergonha de mim próprio quando percebi que a vida é uma festa de máscaras e participei com meu verdadeiro rosto”. De Franz Kafka.
TRIVIAL VARIADO
Trilha: A UFMA, por meio do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Rede Trilhas Maranhão, iniciaram nova etapa de expansão da Trilha Amazônia Atlântica pelos municípios maranhenses.
Tem mais: Com 468 km, a trilha começa em Belém, atravessa 17 municípios do Pará, sete Unidades de Conservação e mais seis Territórios Quilombolas.
Ensino superior: As inscrições ao Sisu 2026 irão de 19 de janeiro às 23h59 do dia 23, anunciou o Ministério da Educação.
Segurança pública: PF se prepara para fazer pente-fino nos registros de 1,5 milhão de armas que vencerão em 2026.
Nome de artista: A partir desta sexta-feira (26) até o dia 6 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), será um vereador com o mesmo nome de um ator icônico de Hollywood: John Wayne (MDB). Ele assume a prefeitura de Belém, com a licença do prefeito Igor Normando.
Ana Karin: paulista da cidade de Cruzeiro, mas maranhense de coração, Ana Karin Andrade desembarca hoje em São Luís para participar das festas de Natal e Ano Novo com sua família que reside nesta Capital.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.