COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Zé Pereira para Lula

E mais: Roupa Nova em São Luís

PH

 

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) entregando um lata de biscoitos Zé Pereira para o presidente Lula da Silva

Zé Pereira para Lula

O deputado federal Juscelino Rezende Filho (União Brasil-MA), ex-Ministro das Comunicações, a exemplo do que fez no ano passado, levou várias latas do biscoito artesanal maranhense Zé Pereira, para distribuir entre os seus amigos nas festas de fim de ano em Brasília.

Nesta semana, ele aproveitou o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o anúncio do nome de Gustavo Feliciano para comandar o Ministério do Turismo, em substituição a Celso Sabino, e levou para ele uma lata de biscoitos Zé Pereira.

Com certeza, o Presidente Lula e a Primeira Dama Janja da Silva, devem estar se deliciando com o famoso biscoito artesanal do Maranhão.

Do Maranhão para o Mundo

Criado em São Luís, cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade, há mais de três gerações, pela saudosa Dona Tereza Murad, o Zé Pereira é um biscoito que nasceu de uma receita que ela aprendeu no tempo em que frequentava o Colégio de Freiras, quando tinha apenas 10 anos de idade.

A partir daí, Dona Tereza, que é de origem árabe e muito cedo aprendeu a cozinhar os mais deliciosos quitutes da culinária libanesa, desenvolveu o Zé Pereira, um biscoito 100% artesanal que hoje é patrimônio da culinária maranhense – e da brasileira de um modo geral.

Da tradição em reunir a família, nasceu uma receita que encantou uma cidade inteira e foi aos poucos conquistando as cinco regiões do Brasil. Dos aniversários às prateleiras, o biscoito que é carregado de história é a pedida certa para qualquer ocasião, traz à memória momentos inesquecíveis de três gerações.

As receitas do Zé Pereira

O Zé Pereira Tradicional é um biscoito crocante e amanteigado, com leve toque de canela. Sem conservantes e feito artesanalmente, é perfeito para qualquer hora ou ocasião. A receita tradicional é à base de canela, o que torna o biscoito uma especiaria que encanta pela cor, aroma e sabor. Por isso, foi adicionada à tão famosa receita um toque doce e leve que encanta o paladar a cada mordida.

O biscoito é feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, manteiga, leite integral, canela em pó, fermentos químicos: fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio.

Os novos sabores do Zé Pereira

Com o tempo foram desenvolvidas novas receitas, a começar pelo Zé Pereira de Chocolate, à base de cacao, o que dá um toque todo especial trazendo um sabor marcante para quem já ama a versão tradicional.

A partir daí vieram o Zé Pereira de Limão, uma fruta amplamente utilizada na gastronomia brasileira. E sendo o Brasil o maior produtor de maracujá do mundo, não demorou a ser desenvolvido o Zé Pereira de Maracujá.

O resultado é um biscoito de sabor marcante e ao mesmo tempo delicado, crocante e sem conservantes, feito artesanalmente.

Léo Costa, proprietário da Remídia, é visto com André Jardins e sua esposa Elly Jardins, e parte da equipe da empresa

 

André Jardins na Ilha

O vereador licenciado e atual secretário de Planejamento de Presidente Dutra, André Jardins, veio passar as festas de fim de ano em São Luís. E aproveita para dar andamento ao seu projeto político visando as eleições de 2026.

Uma de suas primeiras investidas foi a gravação de programas na Remídia (empresa comandada por Leo Costa e localizada no edifício Dr. Joaquim Gonçalves, na Avenida dos Holandeses), que vem se consolidando pela excelência, criatividade e profissionalismo, como uma das mais conceituadas do segmento de mídia neste estado.

Ele já foi recebido pelo grande líder José Sarney e pelo amigo Mauro Fecury.

DE RELANCE

Ações solidárias no TJMA

A promoção de ações solidárias no âmbito do Poder Judiciário é um dos indicadores previstos na Resolução CNJ nº 400/2021, que institui a Política de Sustentabilidade do Judiciário brasileiro. Mais do que um requisito normativo, essas iniciativas refletem o compromisso social dos tribunais com a cidadania, o voluntariado, a inclusão social e a construção de uma Justiça cada vez mais próxima da sociedade.

No Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), esse compromisso se concretiza por meio de um conjunto de ações que engloba práticas de responsabilidade social e apoio comunitário desenvolvidas pelo Tribunal e seus projetos institucionais.

Registradas nos relatórios oficiais, essas iniciativas evidenciam o alinhamento às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reforçam o papel social do Judiciário maranhense para além da atividade jurisdicional.

O desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe é o presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA

Ações solidárias no TJMA...2

A Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA desempenha papel fundamental no incentivo e suporte a todas as unidades do Poder Judiciário do estado para o atendimento à Resolução.  Ela orienta e apoia os órgãos judiciários para que essas práticas sejam efetivamente incorporadas ao cotidiano institucional, contribuindo para o fortalecimento do papel social dos tribunais.

O presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, destaca que as ações solidárias desempenham papel estratégico na política de sustentabilidade do Judiciário, por promoverem cidadania, voluntariado e inclusão social. 

“Promover ações solidárias é uma forma concreta de aproximar o Judiciário da sociedade e de reafirmar nosso compromisso com a cidadania, o voluntariado e a dignidade humana” – afirma Ricardo Duailibe.

Projeto “Baú da Saudade”

O bairro da Madre Deus, em São Luís, será mais uma vez cenário de uma celebração da cultura popular maranhense no próximo domingo, dia 21. O Bloco Golpe do Baú promove uma edição especial do projeto “Baú da Saudade – Madre Deus”, com roda de samba gratuita, a partir das 16h, na Praça da Saudade.

A proposta do evento é revisitar a memória afetiva e musical do bairro, reunindo comunidade, artistas e admiradores das manifestações culturais locais.

A programação contará com palco em formato 360º e ambientação inspirada nas tradições da Madre Deus.

O destaque fica por conta do Samba do Baú, que terá participações de Serrinha, Andréa Frazão e do interprete da Companhia Barrica,  Inácio Pinheiro, artistas reconhecidos por sua trajetória na música maranhense.

Projeto “Baú da Saudade”...2

Além da apresentação musical, o “Baú da Saudade” busca valorizar a Madre Deus como um dos principais territórios culturais da Capital, reconhecida por expressões como o samba, o bumba meu boi, o tambor de crioula e os blocos carnavalescos.

A iniciativa integra as ações do Golpe do Baú voltadas à preservação da memória cultural, ao fortalecimento da identidade local e à valorização de artistas da terra.

Roupa Nova em São Luís

Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, 38 discos lançados e 35 temas de novela, a consagrada banda Roupa Nova chega a São Luís nesta sexta-feira para comemorar com seus fãs a trajetória da única banda com quatro décadas de estrada e que mantem a mesma formação desde o início em atividade no Brasil e encerrar com chave de ouro a programação de 2025 da Dux Produções

Sempre inovando, o Show “Tour 2025” promete emocionar os fãs maranhenses com sucessos que transcendem as barreiras da música, e claro, dar continuidade ao sonho da banda com uma linda e merecida homenagem ao Paulinho e a fantástica trajetória de seis artistas completos, amados e aclamados Brasil a fora.

A programação, com abertura dos portões às 20h, no Pavilhão MultiCenter Sebrae, no Cohafuma, contará ainda com show do cantor PP Júnior e  Joy, que prometem encerrar a noite com chave de ouro.

Para escrever na pedra:

“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”.  Máxima atribuída a Leon Tolstói.

 TRIVIAL VARIADO

Gripe K: o Ministério da Saúde confirmou a detecção dos quatro primeiros casos da gripe K em território brasileiro. A nova variante é, na verdade, uma alteração genética (subclado) do já conhecido vírus Influenza A H3N2.

 Gripe K...2: Até o momento, os registros estão concentrados no Pará e no Mato Grosso do Sul, mobilizando centros de referência como a Fiocruz e o Instituto Adolfo Lutz.

 Sinal de alerta: O Ministério da Saúde recomenda busca imediata por atendimento médico em caso de falta de ar, desconforto respiratório ou piora rápida dos sintomas, especialmente em idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.

 Contagem oficial: Portaria autoriza IBGE a contratar 39 mil temporários para Censo Agro e de população nas ruas.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.