COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Sarney recebe César Bandeira e Thatiana

E mais: Fiema e Prêmios.

PH

 

No domingo (14/12), o ex-presidente e escritor José Sarney e dona Marly receberam uma visita muito especial: do ex-deputado federal César Bandeira e sua bela Thatiana. Conversaram sobre política e literatura. Sarney autografou para o casal os seus três romances mais icônicos, que estão sendo relançados em novas edições

Práticas que influenciam a vida cristã 

Em pleno século 21, ainda existem comunidades cristãs que adotam normas rígidas que não estão presentes nas Escrituras, mas que acabam moldando a vida religiosa dos fiéis. Proibições ligadas ao consumo de bebida alcoólica, uso de tatuagens, vestuário e participação em atividades como praia, piscina, cinema, shows seculares ou eventos esportivos.

Também surgem restrições a práticas cotidianas, como assistir partidas de futebol ou realizar atividades aos domingos – além do descanso e do culto.

Cristianismo leve, novo livro do teólogo Pedro Pamplona, parte dessas situações para rebater tais exigências e como o leitor pode conduzir a vida espiritual com base no que está efetivamente registrado na Bíblia.

Pamplona, que é pastor da Igreja Batista Filadélfia, em Fortaleza, professor e apresentador do podcast Biblioteca Pamplona, define o legalismo como a ideia de que a aceitação divina depende do cumprimento de regras adicionais ao texto bíblico.

Ele descreve como isso se manifesta tanto na relação pessoal com Deus quanto no convívio comunitário, quando critérios individuais passam a ser utilizados para validar a fé do outros.

Práticas que influenciam a vida crista…2

Nesse contexto, o livro também aborda pressões relacionadas à vida conjugal, como cobranças para que solteiros se casem ou para que casais tenham filhos, além da imposição de alinhamento político específico como sinal de pertencimento espiritual.

O evangelho é uma boa notícia, não uma lista de regras. É uma boa notícia não apenas de que vamos para o céu e podemos viver como quisermos, é a notícia de um reino  que tem sua própria ética. (Cristianismo Leve, p. 87).

Este lançamento da Editora Mundo Cristão oferece instrumentos para que o leitor avalie quais orientações derivam das Escrituras e quais resultam de tradições humanas, permitindo reorganizar a prática da fé de acordo com princípios presentes nos textos bíblicos.

A obra é indicada para quem deseja revisar suas práticas religiosas, líderes envolvidos em formação espiritual e pessoas interessadas em compreender como determinadas exigências se consolidam na vida comunitária.

CNI e petróleo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aprovou, por unanimidade, a proposta apresentada pelas federações industriais (do Maranhão, do Amapá, do Ceará, do Pará, do Piauí e do Rio Grande do Norte), para que a entidade se manifeste como amicus curiae na ação civil pública que trata do leilão para a exploração de petróleo na Margem Equatorial.

A decisão foi aprovada durante a reunião de diretoria da CNI, na manhã de terça-feira (16), em Brasília.

A manifestação da CNI tem como objetivo contribuir tecnicamente com o processo judicial, destacando que tanto o leilão quanto o licenciamento ambiental para a fase de pesquisa foram conduzidos de forma regular, em conformidade com os marcos legais e os procedimentos exigidos pelos órgãos competentes.

Hoje é dia de festejar um grande amigo da nova geração: o top DJ Sérgio Balata está mudando de idade e vai celebrar a data entre os que fazem parte do seu mais íntimo circulo de amizades

DE RELANCE

Maranhense morto na Ucrânia

Corpos dilacerados por minas, soterrados ou devorados por porcos e cachorros desaparecem no silêncio de uma guerra que transforma a morte de brasileiros e de soldados de outras nacionalidades em lucro e negócio rentável.

É esse o cenário que um baiano que prefere se manter no anonimato, de 38 anos, descreve ao retornar da Ucrânia, onde atuou por meses como combatente na guerra contra a Rússia.

Ele revelou ao jornal “A Tarde” que, além de enfrentar diariamente o inferno da guerra e conviver com o medo constante de morrer ou perder companheiros de front, os soldados ainda lidam com uma prática cruel coordenada por compatriotas: mortos são registrados como ‘desaparecidos úteis’, garantindo pagamentos e benefícios para unidades militares, enquanto famílias vivem o luto suspenso, a angústia do silêncio e a impossibilidade de dar um enterro digno a seus entes queridos.

Na extensa lista de brasileiros mortos na guerra, muitos jovens de diferentes regiões do país. Entre eles consta na lista do baiano pelo menos um nome de São Luís do Maranhão: o jovem Francisco Elton de Araújo.

Sistema perverso

Por fim, o baiano denuncia que o sistema criado nos batalhões é perverso e cruel. E diz que, quanto mais soldados morrem sem que seus corpos sejam recuperados, maior é o desvio de recursos para as contas bancárias dos comandantes, já que eles são responsáveis por receber dos ucranianos os pagamentos destinados aos soldados.

“Trabalhei muitos meses lá, mas só recebi salário três meses. O resto ficou com o batalhão”, contou.

“Hierarquia” no cinema

A trilogia épica Hierarquia, do best-seller James Islington, teve seus direitos adquiridos pela Sony Pictures e ganhará adaptação para os cinemas. O primeiro volume, A vontade de muitos, publicado no Brasil pela Plataforma21, apresenta um universo que mistura fantasia, dark academia, mistério e ação, em uma narrativa inspirada no Império Romano e marcada por críticas contundentes a sistemas de privilégio e desigualdade.

A história acompanha Vis, um jovem que vive sob identidade falsa após perder a família. Movido por vingança, ele elabora um plano arriscado para se infiltrar na Academia Catenana, instituição onde se formam as elites da República Catenana.

No sistema do Império, os que estão acima na pirâmide governam graças à Vontade, energia vital sugada dos cidadãos das classes mais baixas.

Entre disputas de poder, alianças frágeis e segredos perigosos, Vis precisa enfrentar provas brutais enquanto tenta derrubar o regime por dentro.

“Hierarquia” no cinema...2

Com personagens complexos, ritmo crescente de tensão e um universo de fantasia construído com profundidade, A vontade de muitos oferece uma leitura densa e provocativa para jovens e adultos.

Indicado como Fantasia do Ano em 2023 pelo Goodreads e traduzido para mais de dez países, o livro chega ao Brasil com capa ilustrada por Fabio Sciedlarczyk, enquanto o segundo volume tem previsão de publicação para 2026.

Troca de cola por parafusos

À medida em que os carros do futuro ficam mais complexos, também fica mais desafiador o ato de consertá-los. Mas há montadoras preocupadas em reverter essa tendência, que muito tem a ver com a forma em que os veículos são construídos.

Um bom exemplo disso é da Mercedes-Benz: a montadora alemã apresentou o seu plano para carros mais sustentáveis, chamado de Tomorrow XX.

Um dos pilares da estratégia é justamente facilitar a manutenção de seus modelos. Isso fica evidente nos faróis dois carros, cuja forma de montagem mudará de maneira discreta, mas significativa.

“Os vários componentes, como a lente, a tampa, a estrutura, a carcaça e a eletrônica serão unidos com parafusos em vez de cola [prática padrão nos dias de hoje]”, explica a marca.

O farol pode ser separado em componentes individuais com facilidade e sem danos, para tornar a peça mais reparável. Assim, caso seja atingido por uma pedra, por exemplo, não há necessidade de substituir todo o farol e, sim, apenas a lente.

FIEMA e Prêmios

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) será a sede, no próximo ano, das edições do Prêmio Professor Samuel Benchimol e do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, duas das principais iniciativas de reconhecimento a projetos e personalidades voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

O anúncio foi feito durante a cerimônia de outorga da edição 2025, realizada no último dia 5, em Palmas (TO).

Promovidas de forma itinerante pelos estados da região amazônica, as premiações são organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das federações industriais da Amazônia Legal e do Banco da Amazônia.

A edição deste ano foi sediada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

Transição energética

Na COP 30, mais de 80 países defenderam mapas nacionais para a transição energética, enquanto grandes produtores de petróleo resistiram.

O impasse expôs o óbvio: transição energética é disputa de poder, não consenso ambiental, apesar das evidências que comprovam a crise climática.

Mesmo sem acordo formal, o Brasil manteve a defesa de uma transição que combine proteção ambiental, emprego e segurança energética.

Ana Karin Andrade, que está chegando para as festas de fim de ano em São Luís, ao lado do vice Almirante Marco Antonio Trovão, em São Paulo

Para escrever na pedra:

“O amor está mais perto do ódio do que a gente geralmente supõe. São o verso e o reverso da mesma moeda de paixão. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença...” De Érico Veríssimo em “O Tempo e o Vento”.

TRIVIAL VARIADO

Érico: o Rio Grande do Sul festeja nesta quarta-feira o transcurso dos 120 anos de nascimento do grande escritor Érico Veríssimo.

Gripe K: A variante H3N2 da Influenza foi identificada em amostras do Pará, informou o Ministério da Saúde.

Ingresso a R$ 327: A Fifa anuncia entradas com preços mais acessíveis para a Copa do Mundo de 2026 para torcedores de seleções classificadas.

Ostermann: Só nesta semana fiquei sabendo que, em junho deste ano, o jornalista Ruy Carlos Ostermann nos deixou, Não posso terminar o ano sem dizer que ficamos menores e mais tristes sem seus comentários sobre o futebol e a vida. 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.