COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
PergentinoHolanda

PH: Sarney recebe primeiro livro de bisneta

E mais: Brechó de Natal do Grupo Mirante.

PH

O ex-presidente da República e escritor José Sarney viveu um momento especial na manhã de domingo, ao receber de sua bisneta Maria Julia Murad Sarney Duailibe o seu primeiro livro, “O Pato e a Gata”, reunindo desenhos e textos aplaudidos em sua escola
Eis a dedicatória de Maria Júlia para os bisavós José Sarney e Marly. Nem precisa dizer que os dois ficaram emocionados

Poder na América do Sul

O candidato José Antonio Kast foi eleito ontem o novo presidente do Chile, em um processo eleitoral que marca o retorno da direita ao poder no país sul-americano, depois de quatro anos de Gabriel Boric no Palacio de la Moneda.

O pleito também significou uma contundente derrota da esquerda no país sul-americano.

Sua vitória reequilibra a balança ideológica de poder na América do Sul, que, até domingo, pendia para a esquerda e centro-esquerda.

Kast (Partido Republicano), que muitas vezes foi considerado o “Jair Bolsonaro chileno”, chega à presidência em sua terceira tentativa. No segundo turno, realizado ontem, ele derrotou Jeannette Jara, do Partido Comunista, com 58,2% dos votos contra 41,8% da líder de esquerda, que exerceu o cargo de ministra do Trabalho do governo de Boric.

Poder na América do Sul...2

Foi uma eleição marcada não apenas pela polarização direita-esquerda, mas também pelo forte apelo por uma agenda de segurança.

Essa é uma das principais preocupações da população, depois dos protestos que sacudiram o país, iniciados em razão da elevação dos preços do transporte público de Santiago e que se tornaram um grito contra as políticas neoliberais.

O governo Boric, o presidente mais jovem a chegar ao La Moneda, em 2021, também encerra seu mandato com forte rejeição: mais de 60%. Ele enfrentou ainda uma acusação de assédio sexual contra uma mulher, que teria ocorrido em 2013, mas que o presidente nega categoricamente.

Poder na América do Sul...3

Esse também foi um pleito marcado por fantasmas do passado recente e mais antigo do Chile. Fissuras da ditadura de Augusto Pinochet seguem presentes, como o apoio de Kast a próceres do regime, assim como as promessas não cumpridas de uma nova Constituição pós-estallido social e pós-Pinochet por parte de Boric.

Kast é advogado, tem 59 anos, e consolidou sua agenda em torno da promessa de um governo de emergência contra a criminalidade e a imigração ilegal. “O Chile voltará a ser um país seguro” é um dos slogans de sua campanha.

Com a vitória de Kast, a direita contabilizará seis presidentes na América do Sul. Atualmente, comanda o Paraguai (Santiago Peña), o Equador (Daniel Noboa), a Argentina (Javier Milei), a Bolívia (Rodrigo Paz Pereira) e o Peru (Dino Baluarte).

A esquerda governa no Brasil (Lula), na Venezuela (Nicolás Maduro), na Guiana (Irfaan Ali), no Suriname (Jennifer Geerlings-Simons) e no Uruguai (Yamandú Orsi). 

Medalhas de Ouro

A atleta e escritora Ana Luiza Almeida Ferro, da AABB, conquistou duas medalhas de ouro na última etapa do campeonato maranhense de tênis de mesa, realizada na APCEF nos dias 13 e 14 de dezembro, nas categorias Vet 50 e Absoluto B feminino, sagrando-se, inclusive, campeã na mais alta categoria feminina em disputa, com a assistência do técnico Ronald.

Uma de suas vitórias foi sobre a última ganhadora do Troféu  Mirante na modalidade de tênis de mesa, em disputada partida que terminou com o placar de 3x2.

A atleta Ana Luiza Almeida Ferro continua colecionando medalhas por suas vitórias na modalidade de tênis de mesa

DE RELANCE

A sesta tem seu valor

Vez por outra o ótimo cronista Mario Corso nos brinda com textos excelentes sobre o cotidiano. Dia desses, ele falou que na longa lista das suas invejas, despontam os sesteadores.

Faço coro com ele porque eu também não consigo fazer aquela benéfica parada que corta o dia em dois. O hábito não poderia ser mais benigno, apontam inúmeros estudos. A melhor defesa da sesta escutei dias atrás, mas preciso contar o contexto.

Recentemente li, por sugestão de Mario Corso, o livro Erótica do Sono: Ensaios Psicanalíticos sobre a Insônia e o Gozo de Dormir, de Mario Eduardo Costa Pereira. Um livro extraordinário sobre a epidemia da dificuldade de dormir.

Suas teses apontam para a desvalorização do sono na atualidade. Dormir deixou de ser um momento de relaxar, de entregar-se a esse prazer, para ser uma perda de tempo antes de voltar à atividade diurna.

A sesta tem seu valor...2

Hoje, uma boa soneca opera uma espécie de resignação pragmática: sabendo que o corpo e o cérebro precisam de repouso para o bom funcionamento, aceitamos dormir.

Agimos como se o sono não fizesse parte da vida real, mas fosse um pedágio chato para resgatar as forças necessárias para viver.

Perdemos a noção do sono como um momento de recolhimento prazeroso.

A lógica da produtividade invade todas as esferas da vida. Para conseguir parar inventamos desculpas, o dito ócio criativo é o melhor exemplo. Paramos para produzir mais, sendo criativos, e não pelo prazer de parar e termos um tempo nosso, que gastaremos como der na veneta.

A sesta tem seu valor...3

A dificuldade de dormir, segundo os pediatras, já afeta os bebês. Pais exaustos chegam aos consultórios perguntando por que seu filho não dorme. Ora, não dormem também porque o sono não é valorizado, o espírito da nossa época o considera tempo perdido.

Quanto à questão da sesta, que não está no livro, o autor considera este hábito uma marca cultural suprema. Disse que deveríamos medir o progresso civilizatório de um povo pela adesão à sesta.

Sestear é recolocar as coisas em seu devido lugar, é resgatar o prazer de descansar, é abrir um espaço durante o dia para mergulhar na dimensão onírica, é marcar que valemos em si e não pelo que produzimos.

Como diria o poeta gaúcho Mario Quintana: “Sonhar é acordar-se para dentro”.

SUDAM e planejamento

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realiza hoje (15) a última reunião do Conselho Deliberativo (Condel) de 2025.

O encontro será presidido pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e terá como secretário o superintendente da Sudam, Paulo Rocha.

Como etapa preparatória, a Sudam promoveu semana passada a reunião do Comitê Técnico, quando foram referendadas quatro proposições que serão apreciadas pelo Conselho.

Na lista estão a conclusão da programação financeira do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para 2026, o relatório de atividades do FNO referente a 2024, o calendário de reuniões do Condel para o próximo ano e a destinação de 1,5% dos juros e amortizações do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia voltadas ao desenvolvimento regional.

Espécies amazônicas

O Brasil avançou na construção de políticas de conservação da biodiversidade amazônica ao concluir uma etapa decisiva da avaliação do risco de extinção de aves no bioma.

A análise de cerca de 530 espécies da Amazônia Ocidental amplia a capacidade do País de antecipar cenários de ameaça, orientar prioridades ambientais e fortalecer ações de preservação diante das mudanças climáticas e da pressão sobre os ecossistemas.

O trabalho foi realizado ao longo de cinco dias de debates na “Oficina de Avaliação do Risco de Extinção de Aves da Amazônia Ocidental”, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Espécies amazônicas...2

Mais do que um retrato do momento atual, os resultados consolidam uma base científica essencial para a formulação de políticas públicas, planos nacionais de ação e estratégias de proteção da fauna de médio e longo prazo.

A iniciativa terá continuidade em 2026, com a avaliação das aves da Amazônia Oriental, etapa que permitirá o fechamento da lista das espécies ameaçadas em todo o bioma.

Com isso, o País fortalece o planejamento ambiental e a tomada de decisões sustentadas por evidências, ampliando o papel da ciência na proteção da biodiversidade.

Brechó de Natal

O Grupo Mirante vai realizar a décima oitava edição do Brechó de Natal do Grupo Mirante, nos dias 18 e 19 de dezembro, das 9h às 19h, no Ceprama, na Madre Deus, com entrada pela Rua São Pantaleão. O evento, com caráter solidariedade e que incentiva o consumo consciente, promove desenvolvimento social e ajuda dezenas de instituições. A iniciativa ocorre dentro do projeto Gratitude.

Na edição de 2024, o valor total arrecadado com as doações foi de R$ 69.189,00, beneficiando dez instituições. Toda a receita arrecadada com os eventos é destinada a instituições sociais. A expectativa deste ano é superar essa marca.

Brechó de Natal...2

O Brechó é um evento aberto ao público e tem por objetivo a venda de todos os produtos doados. Podem ser doados roupas, acessórios, utensílios domésticos, sapatos, brinquedos, novos ou usados, em bom estado de conservação.

As doações podem ser deixadas na portaria do Grupo Mirante, que fica na Avenida Ana Jansen, 200, São Francisco, em horário comercial, até esta segunda-feira (15).

maranhense Rodrigo Klamt Motta, que faz sucesso no mercado de capítais em São Paulo, andou circulando na cidade, revendo a família e os amigos. Na foto, com a mãe, a designer Cintia Klamt Motta, que passou a última semana dando os últimos retoques na nova e belíssima ambientação do restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol

Para escrever na pedra:

“Sou cínico em relação à sociedade, políticos, jornais, governo. Mas não sou cínico sobre vida, amor, bondade, morte. É por isso também que não quero ser rotulado como cínico”. De John Lennon (1940 - 1980), cuja morte completa 45 anos. Compôs músicas como Imagine e Stand By Me.

TRIVIAL VARIADO

Tome nota: O Tribunal Superior do Trabalho abriu inscrições para integrantes da magistratura de primeiro e de segundo graus interessados em concorrer às indicações da Justiça do Trabalho ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As inscrições podem ser feitas até 15 de janeiro.

Investimentos em alta: A renda fixa cresceu 18% entre o 3º trimestre de 2024 e 2025, enquanto o Tesouro Direto teve alta de 20%.

A partir de janeiro: Nova portaria obriga o INSS a custear exames complementares nas perícias em pedidos de benefício por incapacidade.

Criminalidade: O Brasil está entre os 10 países mais violentos do mundo, segundo o Índice de Conflito da instituição internacional Acled.

Silvânia: Na tarde desta segunda-feira, Silvânia Tamer participará do programa Pautas Femininas, na Rádio da Assembleia Legislativa do Maranhão, com o tema “Mulheres que constroem cultura”. Um espaço fundamental para valorizar a força e a sensibilidade da mulher na construção cultural.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.