COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Elizabeth Rodrigues em Orlando

E mais: Esperança contra a dengue

PH

Elizabeth Rodrigues está aproveitando as férias de fim de ano. No momento, está com os filhos e netos visitando Orlando (USA) e conhecendo as novidades da Disney World. Antes, circulou pelo Vietnan, Laos, Catar e Bangkok, acompanhada de Hugo Leonardo Pereira

Adeus a Tom Stoppard

O dramaturgo Tom Stoppard, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado pelo filme Shakespeare Apaixonado (1998), morreu no sábado, aos 88 anos de idade. “Ele será lembrado por suas obras, seu brilhantismo e humanidade, sagacidade, generosidade de espírito e seu profundo amor pela língua inglesa”, diz o comunicado.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Stoppard trabalhou no teatro, rádio e cinema, abordando Shakespeare, ciência, filosofia e tragédias históricas do século 20 em sua obra. Recebeu cinco prêmios Tony, o mais prestigiado do teatro dos Estados Unidos.

Tom Stoppard foi considerado o maior dramaturgo de sua geração no Reino Unido, conquistando diversos prêmios teatrais.

Encontro na eterna Paris

No cinema, o maior reconhecimento a Tom Stoppard veio ao receber o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Shakespeare Apaixonado, com Marc Norman.

O filme foi indicado em 13 categorias e levou sete prêmios no total. Entre eles, o de melhor atriz para Gwyneth Paltrow, que concorreu com a brasileira Fernanda Montenegro, indicada por seu trabalho em Central do Brasil.

No começo deste milênio, menos de um ano depois da premiação, fui jantar, com o casal Eli e Rose Medeiros no restaurante estrelado de Pierre Gagnaire, na rua Balzac, em Paris, na mesma noite em que também jantaram, ao lado de nossa mesa, Gwyneth Paltrow (ela tem um blog sobre gastronomia) e Tom Stopppard.

O ambiente, muito formal, não deu abertura para fotos de tietagem.

Eli e Rose em João Pessoa

A propósito: Eli e Rose Medeiros estão em João Pessoa, para onde viajaram às pressas por conta do delicado estado de saúde do pai dele, Sr. Eliel Medeiros, que em agosto de 2025 completou 96 anos.

O Sr. Eliel, que há alguns dias estava hospitalizado numa UTI, na capital paraibana, já foi tranferido para um apartamento, onde continua com o tratamento e apresenta bons resultados, com melhora crescente de seu estado de saúde.

Rose e Eli só regressam a São Luís quando o Sr. Eliel sair do hospital e voltar para casa.

Turismo Futuro Brasil

Berço de riquezas naturais, culturais e arquitetônicas, a capital maranhense avança com passos firmes para se consolidar como um destino turístico mais inovador e conectado aos princípios da sustentabilidade e inclusão.

Reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade, São Luís vem desenvolvendo ações estratégicas para proporcionar melhores experiências identitárias aos moradores e visitantes, com o apoio do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB).

Executada em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a GKS Inteligência Territorial, a iniciativa apoia a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações para consolidar a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em 12 cidades brasileiras, entre elas a capital maranhense. Ou seja, o TFB visa transformar esses municípios em destinos turísticos mais modernos, acessíveis e sustentáveis, movimentando a economia local com melhor governança e planejamento.

Turismo Futuro Brasil...2

Os resultados positivos do programa foram apresentados na culminância nacional do TFB, que teve início na segunda-feira (1°) e segue até esta terça-feira (2), em São Luís. A programação do primeiro dia do evento celebrou os avanços alcançados pelas cidades participantes, promovendo um ambiente de troca de experiências e boas práticas entre os municípios. 

O encontro também marcou o lançamento da solução tecnológica “Ambulante Daqui”, desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas do Sebrae.

Voltado aos empreendedores informais do Centro Histórico de São Luís, o piloto do aplicativo já conta com mais de 90 ambulantes cadastrados e oferecerá serviços como monitoramento de fluxo de caixa, georreferenciamento e acesso a diversos cursos do Sebrae.

A culminância de encerramento da jornada do programa reuniu gestores públicos, especialistas, consultores, empreendedores e representantes de instituições parceiras.

TV UFMA 10 anos

Referência entre as TVs públicas universitárias do país, a TV UFMA comemora o seu aniversário de dez anos, nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 18h30, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro).

O evento contará com o lançamento do livro ilustrado TV UFMA: Uma década de imagens, um futuro de ideias; a estreia do documentário comemorativo aos 10 anos e a abertura da exposição interativa com a trajetória da emissora.

Para a diretora da TV UFMA, Cecília Leite, trata-se de uma celebração histórica e um reconhecimento público ao relevante trabalho que vem sendo realizado por uma equipe que se dedica a divulgar conteúdos educativos de qualidade, promovendo a ciência, a cultura regional e difundindo informações de qualidade.

O Repórter PH com a jornalista e diretora da TV UFMA, Cecília Leite

DE RELANCE

Lula em campo

O presidente Lula entrou na articulação para aprovar a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal e recebeu o relator no Senado, Weverton Rocha (PDT-MA), para um almoço no Palácio da Alvorada.

O governo tenta contornar a reação negative de senadores, capitaneada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

O parlamentar maranhense deve apresentar seu parecer na quarta-feira.

A regra das ruas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou mudanças no processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A principal é o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola. O novo modelo flexibiliza tanto o curso teórico quanto as aulas práticas, mas as provas continuarão a ser aplicadas,

O conteúdo teórico será oferecido gratuitamente em formato digital pelo governo, e o candidato poderá estudar em forma remota, presencialmente ou com entidades credenciadas. Não haverá mais uma carga horária mínima predefinida – antes eram exigidas horas de aula.

As mudanças nas aulas práticas são ainda maiores. A carga obrigatória cai de 20 horas para apenas 2 horas, e será possível treinar com um instrutor autônomo autorizado ou em autoescolas tradicionais. O candidato também poderá usar seu próprio veículo durante as aulas e na prova prática, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O Ministério dos Transportes afirma que as novas regras tornarão a habilitação mais acessível e reduzirão o contingente de 20 milhões de motoristas irregulares.

Cursos de pós-graduação lato sensu

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução no final de outubro que restringe as regras para os cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. O objetivo é impedir que instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) sejam usadas para emitirem diplomas a cursinhos on-line – uma prática conhecida no setor como “barriga de aluguel” –, o que vem inundando o mercado de formações sem garantia de qualidade e oferecidas a preços muito baixos.

Cursos de pós-graduação lato sensu são diferentes dos stricto sensu (os mestrados e doutorados) porque têm enfoque prático-profissional e não conferem grau acadêmico.

No entanto, emitem certificado de especialista numa determinada área de atuação, garantem progressão na carreira pública e até pontuam em concursos. Sua duração mínima deve ser de 360 horas.

Cursos de pós-graduação lato sensu...2

Uma das novas regras criadas pelo CNE é que pelo menos 50% dos professores dos cursos livres tenham vínculo com a instituição de ensino superior que está emitindo o diploma do curso.

Além disso, é previsto que o corpo docente precisará ser composto por pelo menos 30% de mestres ou doutores.

Com isso, a prática de “barriga de aluguel” fica praticamente inviável na avaliação dos conselheiros.

Esperança contra a dengue

É alentadora a notícia da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da primeira vacina contra a dengue de dose única no mundo.

O imunizante chega no momento em que a doença deixa de ser uma ameaça sazonal e passa a ser um motivo de atenção ao longo de todo o ano no Brasil, inclusive no Maranhão, onde há não muitos anos era uma enfermidade com números insignificantes.

Merece reconhecimento, ainda, o fato de ser um feito da ciência brasileira. É um produto nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan, em São Paulo, fruto de mais de uma década de pesquisas.

Esperança contra a dengue…2

O país, assim, ganha uma arma com o potencial de fazer com que a dengue, em um futuro nem tão distante, deixe de ser um problema de saúde pública da gravidade que é atualmente.

Basta lembrar que, em 2024, ano de recorde de casos e mortes, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminou 6,5 milhões de pessoas no Brasil e fez 6 mil vítimas fatais. No Maranhão, também com estatísticas nunca vistas, foram centenas de mortes e milhares infectados no ano passado.

A Butantan-DV traz novas perspectivas para controlar a transmissão da doença. Até agora, a principal estratégia de combate à dengue foi tentar deter a proliferação do Aedes aegypti. Apesar dos esforços dos governos, dos agentes de combate às endemias, dos agentes comunitários de saúde e da conscientização da população para eliminar criadouros do vetor, restou claro que toda a mobilização não foi suficiente.

Em jantar, segunda-feira, no restaurante Cabana do Sol, colocando as conversas em dia: Juninho Luang, Emmanuel Márcio Barbosa, o Repórter PH, Benjamin Franklin Alves, João Marcelo Sá e Hugo Leonardo Pereira

Para escrever na pedra:

 “O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. De Norman Vincent Peale.

TRIVIAL VARIADO

Em Floripa: O presidente do TJSC, des. Francisco Oliveira Neto, recebeu ontem, o presidente do STF e do CNJ, ministro Edson Fachin. O TJMA foi representado pelo seu presidente, des. Froz Sobrinho, que, durante o encontro, integrou as discussões voltadas ao alinhamento estratégico entre os tribunais, reforçando o compromisso institucional do TJMA com as diretrizes nacionais e com o diálogo sobre os desafios da Justiça brasileira.

Aids: Nova PrEP injetável que reduz em mais de 99,9% o risco de HIV começa a ser usada em três países africanos.

MapBiomas: Estudo aponta avanço da vegetação e do degelo na Antártica; cientista alerta para efeitos no Brasil.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.