Cultura urbana

Festival Manifesto de Rua leva punk e hardcore à Praia do Bonfim neste sábado

Basttardz, Última Marcha e Restriction estão entre as atrações da edição dedicada ao punk e hardcore.

Na Mira

Atualizada em 03/12/2025 às 20h16
Programação inclui bandas autorais, zines, fotografia e rodas de conversa a partir das 10h. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - No dia 6 de dezembro, a partir das 10 horas, o espaço Maravista, localizado na Praia do Bonfim, no bairro Vila Nova, recebe o Festival Manifesto de Rua,  iniciativa gratuita de ocupação cultural que movimenta o cenário cultural levando ao público arte, música e cultura alternativa. Com uma edição voltado ao punk, hardcore e estilos derivados da música urbana, o evento é produzido pela Dahora Produções e Contra Ataque Filmes, contando com nomes do circuito da música autoral maranhense como Basttardz, Última Marcha, Restriction, entre outros.

Proposta de valorização da cultura urbana

O festival nasce com a proposta de dar voz às manifestações periféricas e independentes, usando a rua como território de expressão, resistência e celebração. A ideia é transformar a edição do evento como pontos de encontro cultural e convívio comunitário.

Diversidade artística e participação comunitária

Na programação, têm lugar música autoral, exposição de zines, fotografias, roda de debates e palestras.  A curadoria prioriza artistas independentes,  especialmente da cena alternativa, e estimula um diálogo direto entre arte, comunidade e cotidiano da cidade.

Valorização da cena independente

Com o festival, artistas que muitas vezes não têm espaço nos circuitos tradicionais ganham visibilidade. A iniciativa promove a cultura de rua como espaço democrático e acessível, aproximando diferentes públicos e fortalecendo iniciativas autorais e periféricas.

Impacto social e importância cultural

Além de entretenimento, o Manifesto de Rua visa fomentar o sentido de pertencimento e reafirmar a importância da arte urbana como instrumento de identidade e resistência cultural. O evento convida moradores, jovens, coletivos e simpatizantes da cultura independente a ocupar e reinventar os espaços da cidade.

A organização do festival pretende ampliar o alcance do Manifesto de Rua em edições futuras, com novas parcerias, atividades e artistas. A divulgação de programação detalhada, artistas confirmados e roteiros está prevista para os próximos dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.