SÃO LUÍS - O Maranhão será palco de uma grande celebração cultural nesta semana. O Prêmio Papete, maior reconhecimento da música maranhense, acontece nesta quinta-feira (20) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Imirante e da Festa da Música no YouTube, a partir das 20h.
A premiação abre oficialmente a programação da Festa da Música no Maranhão (FMM), que chega à sua sétima edição consolidada como um dos maiores eventos de valorização da música no estado. Inspirado na trajetória do cantor e percussionista Papete, o prêmio homenageia artistas, produtores, técnicos e projetos que fortalecem a cena musical local e nacional.
Programação especial
No sábado (22), a Lagoa da Jansen será tomada por shows gratuitos e solidários, em que o público poderá trocar sua pulseira de acesso por 2 kg de alimentos não perecíveis, contribuindo com a campanha “Música Solidária”.
Entre os destaques da programação:
Jorge Vercillo, com a turnê JV30 PARTE II – “Mais um Final Feliz”
Paolo Ravley, em show autoral que mistura brasilidade e energia pop
Soulvenir, com novo álbum e sonoridades eletrônicas contemporâneas
Afrôs, grupo feminino que une ritmos afrodiaspóricos e ameríndios
Espetáculo “Mulheres no Samba da Ilha”, com Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho, em tributo à poeta e sambista Patativa, sob direção do maestro Rui Mário
Encerrando a noite, o público vai dançar no Baile Nova Brasilis, comandado pelo DJ Félix, com participação das DJs Thay Ribeiro e Jennifer.
Exposição e memória cultural
A FMM25 também apresenta a mostra “Maranhão Musical: Da Raiz ao Futuro”, que percorre a trajetória sonora do estado por meio de registros, imagens, instrumentos e memórias das últimas edições do evento.
Cultura e comunidade
Para o idealizador da Festa e do Prêmio, Emanuel Jesus, o momento é de reafirmação do compromisso com a valorização da música maranhense:
“Este ano ampliamos ainda mais o alcance da premiação com a transmissão ao vivo, permitindo que mais pessoas celebrem os profissionais e projetos que fazem a nossa música pulsar. Nosso som toca aqui — e toca forte.”
Mulheres no Samba da Ilha
Entre os momentos mais aguardados da programação está o espetáculo “Mulheres no Samba da Ilha”, com Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho (As Brasileirinhas), uma homenagem à mulher maranhense que canta, encanta e mantém viva a alma do samba e da poesia.
O show apresentará releituras de clássicos da homenageada Patativa, do samba brasileiro, além de músicas autorais. Conduzido pela Banda FMM, sob a direção e os arranjos do maestro Rui Mário, o espetáculo celebra gerações de artistas que transformam o palco em território de resistência, emoção e celebração.
Baile Nova Brasilis: a batida da brasilidade moderna
Encerrando a noite, o público vai dançar ao som do Baile Nova Brasilis, comandado pelo DJ Félix, em um set que mistura ritmos e identidades com muita brasilidade e energia eletrônica. As DJ Thay Ribeiro e DJ Jennifer completam o line-up, garantindo uma pista efervescente, marcada por beats que unem o presente e o futuro da música brasileira.
Prêmio Papete
O Prêmio Papete será um dos momentos mais emocionantes da Festa da Música no Maranhão, reafirmando o compromisso do evento em reconhecer e valorizar os artistas, produtores e iniciativas que fortalecem a cena musical do estado.
Inspirado na trajetória do cantor, compositor e percussionista Papete, o prêmio se consolida como uma homenagem e reconhecimento àqueles que, assim como ele, dedicam suas vidas à arte, identidade e resistência cultural. O prêmio será entregue no dia 20 de novembro.
Durante a cerimônia, o público celebrará nomes e projetos que se destacarão por sua contribuição à música e à cultura local, em diferentes categorias. Serão premiados artistas emergentes e consagrados, produtores culturais, técnicos e iniciativas de impacto social, compondo um retrato plural da força criativa do Maranhão. O momento promete ser marcado por emoção e aplausos, reforçando a importância de reconhecer o talento e o trabalho de quem faz a música pulsar nos mais diversos cantos do estado.
Homenagem
Neste ano, a FMM25 será dedicada in memoriam à cantora e compositora Patativa, ícone do samba maranhense e uma das grandes vozes femininas da cultura popular brasileira. Com irreverência, autenticidade e amor pela música, Patativa deixou um legado que segue inspirando gerações e fortalecendo o papel da mulher na cena musical do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.