cultura

Festival Brasilidades a Granel realiza 1ª edição na Praça Deodoro com programação gratuita

Evento acontece dia 29 na Praça Deodoro, em São Luís, com DJs de várias regiões, gastronomia e economia criativa em experiência imersiva e gratuita.

Na Mira, com informações de assessoria

Festival Brasilidades a Granel realiza 1ª edição na Praça Deodoro com música eletrônica brasileira e programação gratuita. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A primeira edição do Festival Brasilidades a Granel acontece no dia 29 deste mês, na Praça Deodoro, em São Luís, reunindo música brasileira eletrônica, gastronomia, economia criativa e ocupação cultural dos espaços públicos. Com início às 16h e entrada gratuita, o evento promete uma experiência imersiva que celebra a diversidade e a abundância da cultura brasileira.

Com o lema “Um mar de amor”, o festival pretende aproximar pessoas por meio da música. O line-up reúne oito DJs maranhenses e convidados de diferentes regiões do país, mesclando ritmos tradicionais e a inovação da produção eletrônica contemporânea. A realização é da Xique Xique Prod., com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Line-up e música brasileira eletrônica

(Divulgação)

A programação musical começa com o reggae roots da Helena Mello (MA), passando pelo bregafunk e pela musicalidade afro-brasileira de Kananda PX (PE). Em seguida, Ubunto (BA) adiciona grooves e acelera o ritmo com influências da música contemporânea de pista.

O festival segue com Paco Cabana (RJ), trazendo uma mistura quente de sonoridades oitentistas, latinas, funk carioca, tropical e house. A potência aumenta com Felix (AM/MA) e convidados Sereia (MA) e Adriano Sound (MA), que conduzem o público por um passeio musical que cruza diferentes regiões do Brasil. Para encerrar, DJ Pedrita (PA) apresenta seu tecnobrega explosivo, integrado ao tecnofunk e bregafunk.

Ocupação cultural dos espaços públicos

A escolha da Praça Deodoro reforça o conceito do festival: ocupar e celebrar espaços públicos de forma consciente e acessível. O palco será montado em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, destacando um dos monumentos mais simbólicos da capital maranhense enquanto reafirma a importância da preservação desses locais por meio da arte.

O Festival Brasilidades a Granel amplia o alcance do projeto homônimo iniciado em 2021, que já realizou intervenções em locais como Santo Amaro, Atins, a escadaria da Rua do Giz, o Tebas Bar Cultural, a Praça dos Catraieiros e a Praça Nauro Machado.

Celebração e impacto cultural

Transformado agora em festival, o evento reforça sua vocação comunitária e multicultural, reunindo música, dança, performances e gastronomia em um ambiente plural e inclusivo. Na última edição como intervenção cultural, realizada na Praça Nauro Machado em julho deste ano, o projeto registrou público rotativo de 7,5 mil pessoas, arrecadou 626 kg de alimentos doados a instituições e gerou 320 empregos diretos e indiretos.

Com programação gratuita e diversidade artística, o Festival Brasilidades a Granel promete transformar a Praça Deodoro em um grande encontro cultural em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.