COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Gala de Novembro

E mais: Internacional Marítima vence o leilão em SP

PH

Atualizada em 15/11/2025 às 12h46
DE AUTOR a personagem é como o editor desta coluna e do caderno PH Revista se sentiu na mega festa “Gala de Novembro”, que celebrou o início do quinto ano do caderno e da Coluna na era digital, hospedados no portal Imirante.com e destaque de Capa da edição deste fim de semana

----------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

----------------------------------------------------------

Brinde para celebrar a alegria de viver

Sabem todos os que me honram diariamente com a sua leitura que a minha paixão pela vida está diretamente ligada à alegria de reunir amigos para abraços de fraternidade e de reencontro e que acredito que seja, por si mesma, a grande festa que nos recompensa dos muitos embates que constituem o duro, porém gratificante ofício de viver, dádiva e penhor que nos cabe preservar.

Mais uma vez, tive a recompensa das lutas em que me empenho para cumprir minha função em nossa sociedade, que é ser o atento cronista dos dias que passam, mas que ficam perpetuados em registros que podem ser meros olhares a partir de um ângulo pessoal e impressionista. Mas que tem, para os dias que virão, o papel bem mais relevante de matéria-prima da história de nossos costumes, de painel no qual estão retratados traços e matizes marcantes de nossa contemporaneidade.

Amigos, às centenas, tive a imensa alegria de receber no encontro festivo que para eles preparei com o selo e prestígio do Grupo Mirante. Fiz, mais uma vez, a minha festa para ser a nossa festa, para constituir, com todas as veras do coração, minha oferenda de amizade e de confraternização.

E assim, na comunhão ardente com o coração da vida, percebia-se o rubor da exaltação do humano existir, a certeza da fé revigorante que irradia sua luminosidade sobre as taças do sentimento, o champagne da vida borbulhando sobre os lábios úmidos da alegria, o calor dos abraços e mãos encontrados no espalmar dos dedos da existência, o encontro do sim com os que pensavam talvez, a ternura plena de todos que fizeram da noite do provisório um amplo sol de eternidade.

Brinde para celebrar a alegria de viver...2

Com esse elenco de sortilégios e arco-íris anunciadores, o presépio do meu coração, em chamas de amizade, acolheu aqueles – antigos e novos – companheiros de saga cósmica para o banquete da permanente glória de meu luminoso pacto de existir. E tudo aconteceu sob a luz da estrela, espargindo ouro e prata sobre os sinos do coração.

Minha pequena e grande sagrada família – meus amigos – mais uma vez brindavam aos céus e à terra a graça de estarem vivos, numa confraternização em clima de despedida de 2025, regida pela cor da amizade de todos os que estavam presentes, incluídos os que só penetraram em espírito.

Foi, sem dúvida, uma noite linda, em que celebramos com os amigos a alegria de viver nos salões do Palazzo Eventos, no Araçagi, para onde transferi, por algumas horas de celebração e confraternização, toda a minha paixão pela vida.

Brinde para celebrar a alegria de viver...3

Neste fim de semana, dedicamos a essa linda noite de celebração da alegria de viver, a edição do PH Revista, ilustrada com as fotos dos que participaram dessa noite e da deslumbrante decoração da designer Cintia Klamt Motta.

Portanto, viaje comigo numa noite de sonho, cuja produção contou, como sempre, com a parceria de minha amiga Teresa Martins e com o apoio de alguns dos mais representativos grupos empresariais do Maranhão.

Depois, encha uma taça de champanhe e brinde com os seus, os meus, os nossos amigos!

Em Brasília ou onde estiver o ex-presidente José Sarney é uma presença marcante na COP 30, que está sendo realizada em Belém

Sarney na vanguarda

São grandes as expectativas e os prognósticos, com suas oscilações entre o otimismo e o pessimismo – em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP 30, que está sendo realizada em Belém do Pará.

Na conferência, os países desenvolvidos e em desenvolvimento estão tentando formalizar um acordo sobre emissões de gases poluentes, que substituirá o Protocolo de Kyoto, firmado em 1997.

Trata-se de uma etapa muito importante no processo de adoção de um modelo de desenvolvimento limpo, sustentável, suscetível de assegurar ao mundo a estabilidade climática, a certeza de que a humanidade não será vitimada no futuro por uma catástrofe ecológica.

Concretamente, o Brasil foi despertado para a grave problemática da poluição global com a posição de vanguarda assumida pelo presidente José Sarney.

Redefinição da política ambiental

Foi o Governo Sarney (1985-1990) que redefiniu a política ambiental brasileira, dando novas estruturas, diretrizes e objetivos aos órgãos públicos encarregados da questão.

Em 1989, Sarney criou o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sob o impacto das queimadas na Amazônia, que foram, contudo, sensivelmente reduzidas durante sua gestão.

O IBAMA foi criado para regulamentar e fiscalizar as atividades que possam ser lesivas ao meio ambiente – é o objetivo precípuo do IBAMA, cuja atuação, até hoje, não desmereceu a concepção, o espírito que presidiu o ato de Sarney ao fundá-lo.

Ou seja, o de ser um dos suportes para abertura do caminho levando ao modelo de desenvolvimento sustentável que permite o bem-estar da população com a simultânea preservação e utilização racional dos recursos naturais.

Histórico ecologista

As ações do então presidente Sarney no campo ambiental não começaram apenas quando ele assumiu a Presidência da República. Ele é um ecologista histórico, de carteirinha, desde o início de sua carreira política como parlamentar. Na Câmara e depois no Senado ele apresentou vários projetos visando a proteção do meio-ambiente.

Sem dúvida, seu amor, desde criança, pela Baixada Maranhense, de onde é originário, seu embevecimento pelos campos alagados da região, de flora e fauna tão singulares, iria fecundar o imaginário do poeta, escritor e homem político que ele se tornaria depois.

Imaginário do Artista

Esse imaginário, no artista das letras, se consubstanciou em belos poemas, em odes enternecedoras sobre as águas, campos e pássaros da Baixada, que podem ser apreciados no livro “Maribondos de Fogo”, por exemplo.

Por outro lado, o cântico à Natureza permeia toda a obra em prosa de Sarney.

Imaginário do Político

No imaginário do político José Sarney, a cultura ecológica, desde o berço, ensejaria suas ações no Parlamento, nas conferências internacionais e na presidência da República visando a proteção do meio-ambiente.

No Brasil, ele foi um dos pioneiros na defesa do que agora virou “cult” nas ciências políticas e econômicas – o desenvolvimento sustentável.

A síntese

Dos diversos textos em que Sarney opera a síntese e a simbiose entre suas duas identidades – a de escritor e a de político, ambos magnetizados pelos encantos da Natureza – destacamos particularmente esse, escrito pouco depois de deixar a presidência da República.

Nele, Sarney relembra seu convívio afetuoso, apaixonado com os jardins do  Palácio da Alvorada.

Flores e pássaros

Sarney escreve: “Acompanho o desenvolvimento das flores e das plantas. Vejo as emas. Observo os passarinhos. Ah! os passarinhos do Alvorada. Como os tratei bem. Dizia sempre ao capitão Boltuli, administrador do prédio: aqui pode faltar tudo, até para o presidente, mas não pode faltar comida para nossos passarinhos. Eles aqui terão um status que ninguém terá. É que organizei um programa de atração de passarinhos. Desde que eles tenham comida e água e não sejam perseguidos eles dali não saem. E a eles forneci as três coisas, inclusive a proteção do Exército Nacional. Ali, ninguém podia dar um tiro, usar gaiola ou outro qualquer meio de capturá-los”.

O prazer com a passarada

Sarney prossegue na suas evocações ecológicas: “Um dos meus prazeres era depois das refeições passear pelos caminhos do bosque para ver os passarinhos. E tinham aos bandos. A única preocupação que levei do Palácio da Alvorada foi dos passarinhos, dos pássaros pretos, dos leva ribas, dos bentevis, das andorinhas. Fiquei temeroso de como seriam tratados. E as garças brancas. Todas as garças do lago de Brasília dormem no Alvorada. Ali, no fim da tarde, elas chegam em bando, acomodam-se uma a uma em duas grandes árvores, que existem na beira do pequeno lago do fundo. Começam num grasnido impressionante, depois mais forte ainda e por último, quando a noite cai, elas silenciam. Ali tem paz a nada as perturba. Diferente do presidente (...)”.

A designer de bijuterias e semijoias Niede Lima Buhatem, muda de idade no domingo (16/11), mas comemora a data neste sábado, em festa organizada por sua filha, a promotora de Justiça Márcia Buhatem, e com a presença da sobrinha Teresa Martins (na foto ao seu lado) e outros familiares

DE RELANCE

Internacional Marítima vence o leilão em SP

O consórcio Acqua Vias SP, liderado pela empresa maranhense Internacional Marítima, fundada e comandada pelo empresário Luis Carlos Cantanhede Fernandes, venceu na quinta-feira, 13, o leilão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado de São Paulo. 

Com investimentos previstos de R$ 2,5 bilhões, o projeto prevê a renovação completa da infraestrutura e da frota, com novos terminais, embarcações modernas e serviços aprimorados.

O contrato de 20 anos prevê novas estruturas padronizadas e acessíveis, com ambientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação e atendimento ao público.

Internacional Marítima...2

O projeto ganhou o certificado Blue Dot Network da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que carimba a medida como sustentável e de qualidade.

Essa é a primeira vez que o Brasil recebe esse reconhecimento.

No total, o projeto contempla 14 linhas aquaviárias – sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba – com 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo.

Juntas, as rotas contempladas transportam cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O empresário Luis Carlos Cantanhede Fernandes e a esposa Melina estão vibrando com a mega vitória da Internacional Marítima em São Paulo

Novo álbum de Ravley

O cantor, compositor e produtor maranhense Paolo Ravley apresenta a turnê ‘O Apelo Deluxe’, que marca a continuação de seu segundo álbum: ‘O Apelo’.

O projeto amplia o universo sonoro e emocional do disco original, trazendo novas músicas, versões ao vivo e faixas inéditas que completam essa nova fase da carreira do artista, com lançamento completo previsto para o fim de 2025.

A turnê ‘O Apelo Deluxe’ passou pelo Rio de Janeiro (18/10), São Luís (31/10), Recife (6/11) e ainda passará por Brasília (15/11) e São Paulo (29/11).

Em cada apresentação, Paolo revisita sucessos como ‘O Apelo’, ‘Não Dá’ e ‘Shanghai’, além de novas canções que revelam o amadurecimento artístico de sua trajetória.

Novo álbum de Ravley…2

O primeiro single desta nova fase, “Yayá”, lançado em agosto, abriu caminho para os seguintes lançamentos: “Desfrutar” e “Amanhã”, que consolidaram o tom emocional e introspectivo do projeto entre agosto e outubro.

Paolo retorna a São Luís em 22 de novembro, durante a Festa da Música do Maranhão, para lançar o single e o clipe de “Ilha de Jah”, faixa solar e celebrativa que homenageia suas origens e simboliza o reencontro com a alegria após um período de introspecção.

O clipe foi dirigido e roteirizado por Paolo Ravley, com co-direção e fotografia de Sunday James, e gravado em São Luís, nos cenários do Mercado das Tulhas, na Praia Grande e da Avenida Litorânea.

O vídeo conta ainda com a participação da modelo paraense radicada em Paris Aline Resplandes, trazendo à tela uma estética vibrante que mistura cultura popular, leveza e pertencimento.

Sustentabilidade na COP 30

Autoridades do Judiciário brasileiro e de organizações internacionais estiveram reunidas, na manhã de sexta-feira (14/11), em Belém (PA), para a 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade.

O evento, sediado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), integra a programação oficial da COP 30 e abriu espaço para debates sobre governança climática, políticas sustentáveis e desafios ambientais que impactam diretamente a atuação do Poder Judiciário.

Representando o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), participou o presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, que reforçou a importância de inserir o tema no cotidiano institucional e na formulação de políticas públicas judiciais.

Ao comentar a relevância da conferência, o magistrado destacou que sustentabilidade vai além da dimensão ambiental. Segundo ele, o compromisso do Judiciário também abrange a proteção de grupos vulneráveis, que enfrentam maiores barreiras de acesso à Justiça.

“No âmbito do Judiciário, esse compromisso envolve não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade social, especialmente no cuidado com povos indígenas, comunidades quilombolas e grupos que historicamente têm dificuldade de acesso à Justiça”, afirmou.

Sustentabilidade na COP 30…2

Representante da Bancada Feminina na COP 30, a atriz e ativista Luiza Brunet também participou dos debates.

Ela afirmou que a crise climática no Brasil é também uma crise humanitária, marcada por desigualdades que atingem de forma mais intensa as mulheres e as meninas, especialmente indígenas, quilombolas, agricultoras e moradores de áreas periféricas.

A atriz lembrou que as mulheres estão na linha de frente da defesa ambiental e da reconstrução após desastres, mas continuam sendo pouco ouvidas nos espaços de decisão. 

O desembargador Ricardo Duailibe na COP 30 ao lado de uma indígena marajoara, da ONG “Quero você eleita”, por mais mulheres na liderança dos negócios e da política

Para escrever na pedra:

“Fé é saber que há um oceano porque você viu um riacho”. De William Arthur Ward.

TRIVIAL VARIADO

Maior do mundo: a cidade do Crato, região do Cariri cearense, recebeu milhares de fiéis na noite da última quinta-feira (13/11) para a inauguração da nova estátua de Nossa Senhora de Fátima, considerada pela Igreja como a maior imagem da santa no mundo. Com 54 metros de altura, o monumento supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros.

Eco Invest Brasil: Governo lança 4º leilão para atrair recursos de investidores para projetos verdes de turismo ecológico, bioeconomia e infraestrutura.

Crescimento: O PIB cresceu em todos os estados e no Distrito Federal em 2023, apontam dados divulgados ontem pelo IBGE.

Nova idade: Quem vai dar uma grande festa no domingo (16) para comemorar sua nova idade é o vitorioso empresário Emmanuel Márcio Barbosa.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.