COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Fernando Sarney e Teresa na Europa

E mais: Thiago Diaz aprovado pelo Senado

PH

Vice-presidente da CBF, Fernando Sarney e Teresa (estão em Londres e de lá seguem para Paris, acompanhando a Seleção Brasileira de Futebol) vistos ao lado de Rosimar Guimarães Salgueiro, que está em Nova York mas desembarca em São Luís amanhã, para comemorar os 81 anos do marido José Carlos Salgueiro

Hotel e autoridades em Belém

A maioria das autoridades que participam da COP 30 está hospedada na Vila COP, uma espécie de hotel construído para receber as delegações do evento. A estrutura foi inaugurada oficialmente pelo governo do Pará na última semana. O espaço fica próximo à Blue Zone e ao Hangar e ocupa uma área de 19 mil metros quadrados.

A Vila COP é composta por seis blocos. Cinco deles são destinados à hospedagem, com 405 suítes equipadas e modernas, e um bloco é voltado para serviços. Este último concentra o saguão de entrada, depósito de bagagens, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenirs, além de áreas de conveniência, restaurante e um bar-café.

Fruto de uma parceria entre o governo do Pará e o governo federal, o investimento total foi de R$ 194,9 milhões, com recursos da Itaipu Binacional.

Após a conferência, o complexo será transformado em um centro administrativo estadual.

Debate sobre prevenção

À crise climática não se aplica o dito popular da “porta arrombada, tranca de ferro”. As portas do aquecimento global seguem abertas, a despeito do esforço de alguns países para reduzir as emissões de dióxido de carbono.

O que mudou foi o enfoque. Diante da certeza de que catástrofes vão se repetir, cientistas e líderes políticos discutem na COP 30, em Belém, como se preparar para enfrentá-las.

Há um certo conformismo nos discursos, mas cada vez mais se ouve falar em resiliência e em mitigação dos efeitos.

Em auditórios para centenas de pessoas e em espaços que mal comportam três ou quatro dezenas, os debates sobre o clima são fascinantes e vão da descrença em uma reversão da situação, com o esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento dos oceanos para além do que a Terra é capaz de suportar, ao otimismo dos que acham que ainda é possível traçar o “mapa do caminho”, salvar o planeta e evitar a extinção da espécie humana.

Recursos para obras de prevenção

Prefeitos e governadores apelam por mais recursos para executar obras de prevenção e se preparar para os próximos desastres, sejam estiagens severas ou excesso de chuva, incêndios, ciclones e outros fenômenos cada vez mais frequentes.

As iniciativas positivas, mostradas em estandes, conferências e debates, são mínimas se comparadas aos grandes números do desmatamento das florestas, da poluição dos rios e dos oceanos, da falta de tratamento adequado a todo tipo de lixo produzido no mundo.

Exemplos mostrados na COP 30 de comunidades isoladas da Amazônia que passaram a se alimentar melhor porque puderam comprar uma geladeira depois da instalação de placas de energia solar são simpáticos, mas beiram o romantismo.

O petróleo ainda reina absoluto e a própria produção de energia elétrica é um dilema para o mundo.

O Brasil é privilegiado

Nesse cenário, concordam os cientistas, o Brasil é privilegiado. Nenhum outro tem tantas e tão promissoras fontes de energia limpa (solar, eólica, hídrica e, em fase incipiente, o biometano). O Brasil também tem a maior floresta tropical do mundo, ameaçada por criminosos que desmatam para vender madeira ou plantar sem a devida preocupação com os problemas ambientais.

A boa notícia é que graças a uma legislação rigorosa, nossa agricultura está entre as mais sustentáveis do mundo.

O xadrez geopolítico da sede da COP

Enquanto Austrália e Turquia disputam a sede da próxima COP, a 31ª, o consenso entre os países africanos facilitou as coisas para a definição da COP32. Será em Adis Abeba, capital da Etiópia. A definição foi formalizada ontem.

Mas você sabe como é feita a escolha da sede da conferência? A ONU divide seus Estados-membros em cinco grupos regionais para garantir equilíbrio político e geográfico: África, Ásia-Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caribe (GRULAC) e Europa Ocidental e Outros (WEOG).

Cada grupo, quando chega a sua vez, decide internamente qual país vai apresentar a candidatura. Na COP32, caberá à África de novo – a última vez daquele grupo foi a COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Depois, foi em Dubai (Ásia-Pacífico), em Baku (Europa Oriental) e Belém (América Latina e Caribe).

O xadrez geopolítico…2

A próxima COP, imediatamente após Belém, cabe ao grupo Europa Ocidental e Outros. Tanto Turquia quanto Austrália enviaram proposta ao Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCC), sediado em Bonn (Alemanha).

Aliás, se o grupo não chegar a um acordo interno, a COP31 vai ficar mesmo por lá, na antiga capital da Alemanha Ocidental. É padrão.

Tanto Austrália quanto Turquia buscam protagonismo geopolítico. A primeira quer sediar a COP31 em Adelaide, em parceria com os países insulares do Pacífico (Fiji, Samoa, Tuvalu). Justo, uma vez que essas nações-ilha são as que mais sofrem os efeitos das mudanças climáticas – e podem, inclusive, desaparecer. A Austrália por sua vez tem a Grande Barreira de Corais, ameaçada pelo aquecimento do planeta. A proposta tem forte apelo moral e político. O governo australiano de Anthony Albanese também tenta reconstruir sua imagem climática após anos de políticas negacionistas sob Scott Morrison.

O xadrez geopolítico…3

Sediar a COP seria um gesto de reaproximação diplomática com os vizinhos do Pacífico e de reafirmação da liderança regional, em contraposição à influência da China.

Já a Turquia apresentou Antalya como cidade-sede, com o argumento de que o país faz ponte entre Europa, Ásia e Oriente Médio. O governo de Recep Tayyip Erdogan busca reabilitar sua imagem internacional e atrair investimentos verdes, apresentando-se como um centro de diálogo entre Ocidente e Oriente.

Aliás, a Turquia tem projetado sua imagem de líder regional, inclusive com louvor, apesar do autoritarismo do regime, tendo sido fundamental para o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Orgulho do Papai

A comediante Giovana Fagundes está de volta a São Luís com seu espetáculo solo de stand up “Orgulho do Papai”, que será apresentado nesta sexta-feira (13), às 20h, no Teatro João do Vale, com produção local da Tablado Produções.

Conhecida pelo humor desbocado e pela sinceridade sem filtro, Giovana não tem papas na língua para falar sobre absolutamente nada. No show, ela mistura ironia, acidez e liberdade para compartilhar um pouco de sua personalidade e experiências, algumas delas um tanto trágicas, mas sempre transformadas em boas risadas.

Desbocada e autêntica, a artista foge completamente do estereótipo de “moça pra casar”, o que causa certo desconforto não apenas na sociedade, mas também em sua própria família.

Thiago Diaz aprovado pelo Senado

Em sessão realizada na terça-feira, o Senado Federal aprovou, com votação expressiva, o nome do advogado Thiago Roberto Morais Diaz para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A indicação recebeu amplo apoio dos parlamentares, refletindo o reconhecimento nacional à trajetória jurídica, institucional e ética do maranhense.

Após a indicação, por unanimidade, do Conselho Federal da Ordem, o Senado Federal referendou o nome do advogado para compor um dos principais órgãos de controle do país.

Thiago Diaz tem longa atuação na defesa das garantias constitucionais e no fortalecimento do diálogo institucional entre advocacia e os demais órgãos de justiça.

O advogado maranhense Thiago Diaz teve seu nome aprovado pelo Senado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Festival Luz Negra

O Festival Luz Negra desembarca no próximo fim de semana em Alcântara, levando à cidade-monumento histórico uma celebração vibrante da cultura afro-brasileira.

A principal praça da cidade se transforma em palco para apresentações marcadas por ancestralidade, ritmos pulsantes e homenagens à resistência negra no Maranhão.

A cantora Daúde se apresenta juntamente com artistas maranhenses e a Banda Luz Negra.

Festival Luz Negra...2

Ritmos como samba-soul, o afropop e os clássicos que marcaram a trajetória da cantora baiana Daúde estarão no repertório. Somados a essa diversidade, apresentações locais como o Coco Marajá do Cajueiro de Alcântara, o Tambor de Itamatatiua – ALC, o Dj Selekta Rocha (SLZ) e Pantera Black.

O Festival Luz Negra, assim como foi em São Luís, valoriza a cultura quilombola, unindo tradição, modernidade e espontaneidade e promete encerrar a noite em Alcântara, não apenas com a voz potente de Daúde, mas também com um discurso de empoderamento e liberdade.

DE RELANCE

Lista Tríplice para o TRE-MA

Desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão definiram, na quarta-feira (12), a lista tríplice de advogados para membro titular, na categoria Jurista, para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MA).

Os mais votados na sessão plenária administrativa foram Rodrigo Maia Rocha (19 votos), Denise Soares Farias (17 votos) e Ana Valéria Sodré (16 votos).

A composição da lista tríplice ocorreu em razão do encerramento do primeiro biênio do juiz Tarcísio Almeida Araújo, da classe de advogados, previsto para o dia 22 de janeiro de 2026.

Com uma desistência, 13 advogados e advogadas concorreram à lista tríplice, todos eles com manifestação pelo deferimento das inscrições do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.

Título de Cidadão de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, na quarta-feira, 12, a concessão do título de Cidadão de São Luís ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proposta, apresentada pelo vereador Jhonatan Soares, também do PT, foi aprovada por unanimidade, e em regime de urgência.

No momento da votação, havia 19 parlamentares na Casa, e todos foram favoráveis à homenagem.

Cidade Tecnológica

A cidade de Codó viveu uma noite especial na terça-feira (11), com a abertura oficial da “Cidade Tecnológica e Literária”, uma iniciativa da Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECTI).

O evento, realizado na Praça São Sebastião, marcou o início de uma programação que une literatura, ciência e tecnologia em um grande espaço de aprendizado, cultura e inovação

Centenas de estudantes, professores, pesquisadores, servidores e moradores participaram da solenidade, que transformou a praça em um verdadeiro centro de conhecimento e criatividade.

Conteúdos e caráter

A escola não deve servir apenas para aprender conteúdos, mas colaborar na formação do caráter. A criança ou adolescente deve aprender que, para alcançar algo, tem que lutar. Na vida inteira isso será exigido.

Então, para não perder a sua turma, seus amigos, o estudante deve se esforçar para ser aprovado, e não ser invertida a ordem das etapas, mantendo-o na turma para não prejudicar seus relacionamentos temporários.

Aceitar a aprovação com débitos de aprendizagem é como construir um edifício com falhas no seu alicerce. Um dia não será mais possível consertá-lo e ele desabará.

Caravana Pão com Ovo

A Super Caravana “Pão com Ovo” chega neste sábado (15) ao município de Pinheiro. Com apresentações gratuitas, a Caravana já alcançou mais de 1 milhão de espectadores, levando cultura e entretenimento de qualidade a vários municípios maranhenses.

O projeto tem como objetivo aproximar o público do teatro, proporcionando diversão e reflexão às praças e espaços públicos, encantando pessoas de todas as idades.

A comédia é interpretada pelos artistas maranhenses César Boaes e Adeilson Santos, que dão vida às divertidas personagens Clarisse Milhomem e Dijé.

Faene em Fortaleza

A Faculdade de Negócios Faene marca presença, em Fortaleza (CE), em um evento do Grupo Isaac, maior plataforma de soluções financeiros para escolas. A instituição está sendo representada pela diretora geral, Michele Carreira, e pelo diretor executivo, Ricardo Carreira.

Os diretores compartilham a experiência da instituição de ensino mediante a parceria com o Grupo Isaac. Afinal, a Faene foi a primeira parceira do grupo no Maranhão.

Fundada com o objetivo de resolver desafios financeiros do setor educacional, a empresa faz parte do grupo Arco. As escolas ganham previsibilidade financeira com o sistema, e os pais podem gerenciar pagamentos e negociações por meio do portal Meu Isaac.

Circulando pela Europa, Glênia Gentil (diretora do Grupo Gentil Negócios) festeja o lançamento dos novos perfumes de O Boticário e é vista com o marido Vanilson Bertoldo e o Repórter PH

Perfumaria de casal

O Boticário anunciou novidade para Coffee, submarca consolidada de perfumaria de casal.

As novas fragrâncias Coffee Unique trazem uma combinação inusitada e sofisticada que une o calor do café arábica à cremosidade do caramelo salgado, destacando a sensualidade e a individualidade.

Além de novos olfativos, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros apresenta também embalagens repaginadas para Coffee, que traduzem modernidade em um design elegante e atemporal – um verdadeiro convite a experimentar encontros intensos.

Para escrever na pedra:

“Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre crescentes: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim”. Do filósofo prussiano Immanuel Kant.

TRIVIAL VARIADO

Black Friday: As lojas estão se preparando para a Black Friday a 15 dias para a data, que transcorre, de fato, no dia 28 de novembro. Em São Luís, as promoções ainda não são massivas, mas já movimentam marcas de varejistas sofisticados, e os consumidores também já estão de olho nos descontos.

Turismo: o Turismo internacional no Brasil bate recorde em 2025. Até outubro, país registrou a visita de 7,8 milhões de turistas.

Algodão: Em sua terceira participação na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, desta vez na COP 30, de 10 a 21 de novembro em Belém (PA), a Lojas Renner S.A. apresenta o projeto Florestas de Algodão, mais uma iniciativa pioneira alinhada aos seus compromissos públicos de sustentabilidade na cadeia da moda.

Algodão…2: A iniciativa, que une pesquisa científica, inclusão social e regeneração ambiental, está alinhada a um dos principais temas da Conferência, que é a agricultura regenerativa baseada na natureza, na importância da preservação das florestas e da biodiversidade e na urgência da redução das emissões de gases de efeito estufa.

Julgamento: o STF analisa se recreio integra jornada de trabalho de professores. O placar está em  2 a 1 para que conte como expediente.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.