COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Entre discurso e prática

E mais: Gestão de pessoas e inovação

PH

O presidente Lula discursando na abertura da Cúpula de Líderes, em Belém

Entre discurso e prática

O discurso do presidente Lula na abertura da Cúpula de Líderes, em Belém, ontem, descreve com precisão a necessidade de se levar a sério os alertas da ciência sobre os riscos de um planeta cada vez mais quente.

Tudo certo! O presidente, como anfitrião da COP30, fez uma convocação exemplar diante dos chefes de Estado e de governo sobre a urgente necessidade de “se afastar dos combustíveis fósseis”. Aliás, mais do que urgente, justa.

No entanto, a “COP da verdade”, conforme escreveu o presidente em artigo publicado em grandes jornais brasileiros, ontem, precisa começar, com transparência. Caso contrário, virará mais um daqueles eventos para “inglês” ver – perdão pelo clichê, caro leitor, e sem qualquer relação com a presença do príncipe William em Belém.

Mas o fato é que todos que se preocupam com um desenvolvimento sustentável estão cansados de retórica, de reuniões de cúpula pouco efetivas e, principalmente, pouco resolutivas.

Entre discurso e prática...2

O discurso de Lula para o mundo ouvir não condiz com a prática – ao menos na parte em relação aos combustíveis fósseis. É verdade que o Brasil reduziu o desmatamento da Amazônia, e esse esforço deve ser reconhecido e aplaudido de pé.

Mas em relação ao “se afastar dos combustíveis fósseis” (o presidente usou literalmente o verbo “afastar-se”, que consta no documento final da COP28, de Dubai), o que se vê é o contrário.

O governo anfitrião da COP30, como os anteriores, em Dubai e em Baku, o que faz é “aproximar-se” dos combustíveis fósseis, ao promover a exploração de petróleo na costa amazônica, não muito distante de Belém, na altura de Oiapoque (Amapá).

Entre discurso e prática...3

Talvez essa falta de coerência entre discurso e prática caiba na parte em que Lula referiu-se a estar convencido das dificuldades e contradições. Talvez.

Lula discursou com firmeza sobre justiça social e cooperação, em um mundo cada vez mais dividido geopolítica e economicamente.

Mas a própria credibilidade da COP30 depende de transformar palavras em ações. E de coerência.

Tapumes na Zona Azul

A COP30, oficialmente, ainda não começou. A abertura será na segunda-feira. Mas, na prática, ela já foi inaugurada. Não só pelos discursos dos chefes de Estado e de governo, entre ontem e hoje, que estão dando o tom da conferência, mas porque a maioria dos espaços já está aberta aos participantes dentro da Blue Zone, a “Zona Azul”, local onde são tomadas as decisões da COP.

Abertos não significa que estão operacionais. Os líderes não irão ver, mas o local da COP30 é ainda um canteiro de obras. Chefes de Estado e de governo tiveram acesso ao plenário ontem, dentro da área chamada “Hangar”, centro de convenções construído a partir de um antigo hangar do aeroporto que funcionava anos atrás no Parque da Cidade. Ali, está tudo lindo.

Mas delegados, negociadores e jornalistas adentram na COP30 pelo portão principal. O pavilhão das delegações fica logo após o ingresso na Blue Zone. Ali há operários trabalhando por trás de uma cerca a fim de finalizar as áreas reservadas a cada nação.

Pedaços de madeira

Seguindo-se em direção aos salões das reuniões, imensos painéis, que mostram imagens da floresta Amazônica, sua fauna e flora, ainda estão pelo chão à espera de serem posicionados nas paredes. Há também escadas espalhadas e pedaços de madeira espalhados em corredores.

Faltam quatro dias para a abertura oficial da COP. A ideia de antecipar a abertura “extraoficial” foi do Planalto, na tentativa de liberar mais dias para as negociações – em outras COPs, o encontro de líderes ocorre no dia da inauguração formal.

Ritual indígena e pressão

Antes do início da Cúpula dos Líderes, o grupo Aliança dos Povos pelo Clima realizou manifestação em frente ao acesso principal da COP30.

Cerca de 40 pessoas, entre representantes indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais da Amazônia, fizeram o chamado “Giro de Raízes” – uma cerimônia para abençoar, com cantos, maracás e danças, o espaço que receberá as discussões climáticas.

Durante o ato, os manifestantes abriram uma faixa com os dizeres: “Financiamento direto para quem cuida da floresta”. A reivindicação do grupo é que os recursos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca captar por meio do fundo tropical Forest Forever (TFFF, na sigla em inglês) sejam destinados diretamente aos povos indígenas e comunidades tradicionais, sem a intermediação do governo. _

Ambiente e recursos

Fundo global florestal recebe apoio de mais de 50 nações; desafio é garantir verba.

A iniciativa foi lançada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula dos Líderes.

Até agora, seis países se comprometeram com doações. Juntos, Brasil, Indonésia, Portugal, Noruega, França e Holanda oferecem US$ 5,5 bilhões.

O ator Silvero Pereira se apresenta hoje no Teatro Sesc Napoleão Ewerton

Silvero no Teatro Sesc

O renomado ator e um dos grandes nomes das artes cênicas brasileiras, Silvero Pereira, retorna ao Maranhão – desta vez, na comemoração dos 7 anos do Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses), com duas sessões do espetáculo “Pequeno Monstro” (RJ), nesta sexta-feira.

Com duração de 70 minutos e classificação indicativa de 16 anos, a montagem chega a São Luís para sessões às 18h e às 21h – ambas com ingressos à venda (a lotação máxima é de 240 lugares), que podem ser adquiridos pelo site da Sympla.

Inspirado em um conto de Caio Fernando Abreu e dirigido por Andreia Pires, o solo mergulha nas memórias da infância e juventude do ator no interior do Ceará, costurando real e imaginário em uma poderosa reflexão sobre corpo, gênero, afeto e resistência.

Silvero no Teatro Sesc...2

No espetáculo, Silvero resgata vivências relacionadas à sexualidade e gênero e verbaliza condutas típicas de uma sociedade machista e homofóbica, além de passear pela infância no interior do Ceará e transitar pela juventude em meio às adversidades; percurso que culmina nos dias atuais, onde o ator revê suas cicatrizes e processos curativos tendo o teatro, a música e a poesia como aliados.

Vale destacar, entretanto, que “Pequeno Monstro” não é uma obra sobre o ator, mas, sim, sobre um modelo civilizatório fracassado e violento, incapaz de coexistir com o encanto das diferenças.

DE RELANCE

Gestão de pessoas e inovação

A gestão de pessoas e a inovação foram os eixos centrais das edições do Café IEL realizadas em Imperatriz e Balsas. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), entidade que integra o Sistema FIEMA, o encontro reuniu empresários, gestores e especialistas para discutir como o desenvolvimento de equipes pode impulsionar resultados e fortalecer a competitividade das empresas no estado.

Com o tema “Do Talento ao Impacto: estratégias de gestão para times que evoluem”, a palestra principal foi ministrada pela consultora do IEL, Andreia Bolzan, especialista em desenvolvimento de equipes e liderança. A especialista abordou a importância de alinhar propósito, engajamento e inovação à cultura organizacional, destacando que “empresas que investem em pessoas constroem resultados sustentáveis. A gestão moderna valoriza o ser humano como o principal diferencial competitivo”.

Durante os encontros, os participantes puderam trocar experiências e conhecer práticas de liderança que vêm fortalecendo o setor produtivo maranhense.

Gestão humanizada –

Em Imperatriz, o evento reuniu representantes de diferentes segmentos industriais e empresariais. Para a empresária Mayara Gomes, participante da edição, o encontro trouxe reflexões práticas sobre liderança.

Já em Balsas, o Café IEL promoveu um ambiente de networking e colaboração entre empresários locais.

O empresário do setor de bebidas, Sérgio Luís Tischler, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional.

Além das palestras, os dois encontros proporcionaram momentos de integração e apresentação de soluções empresariais voltadas para a melhoria da gestão de pessoas, produtividade e inovação nas empresas do Maranhão.

Casamento em Fortaleza

Fortaleza viverá um noite especial sob a luz da lua cheia desta sexta-feira, com a realização do casamento de Beatriz, filha de Antonio Rodrigues Parente Neto (o Neto Parente) e Sara Frota Albuquerque.

A bela jovem é neta de Silvia e do empresário Sérgio Parente e vai casar com Renato (filho de Sebastião Holanda de Deus e Maria Iraci de Vasconcelos), em cerimônia religiosa na Igreja do Pequeno Grande, seguida de recepção, na casa de eventos Lullas Athenée.

Um grupo grande de amigos da família Parente em São Luís já está na capital cearense para marcar presença no grande acontecimento social.

Homenagens ao setor imobiliário

O 1º secretário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Pedro Robson da Costa, representou o presidente da entidade, Edilson Baldez, em duas agendas institucionais realizadas na quarta-feira (5), voltadas ao setor imobiliário.

Pela manhã, ele participou da sessão solene da Assembleia Legislativa do Maranhão que concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman a João Teodoro da Silva, presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). A homenagem, proposta pelo deputado Dr. Yglésio (PRTB), reuniu representantes do mercado imobiliário, do setor da construção civil e autoridades estaduais.

Às 14h, Pedro Robson acompanhou a reinauguração do Auditório Antônio Romão de Albuquerque, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Maranhão (Creci-MA). O espaço, totalmente revitalizado, amplia as condições para a realização de eventos, palestras e encontros voltados ao fortalecimento do setor imobiliário e ao diálogo com instituições parceiras.

Pedro Robson Holanda da Costa e o presidente Ismael Veras (Creci-MA)

Vitória de Ahid Netto

O jovem Edson Tabet Ahid Netto, cujo sucesso nos estudos é acompanhado há muitos anos por esta coluna, acaba de conseguir mais uma vitória: recebeu da Faculdade IDEA Medicina, por meio da Comissão de Seleção, a comunicação de sua aprovação para ingresso no curso de Medicina, marcando o início de uma nova etapa acadêmica e pessoal, dedicada à formação de excelência na área médica.

Em meados de 2025 (ainda com 15 anos), ele participou do processo seletivo da UNDB e conquistou o sétimo lugar.

Agora estamos torcendo por sua aprovação na UEMA, pois Ahid Netto sonha em salvar vidas.

Medalha para Janja

A deputada estadual Ana do Gás apresentou na Assembleia Legislativa do Maranhão uma proposta de Resolução Legislativa concedendo a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à Rosângela Lula da Silva (Janja), primeira-dama do Brasil. A honraria é a mais alta concedida pelo Parlamento maranhense e reconhece personalidades que prestam relevantes serviços ao Estado e ao país.

De acordo com o texto da proposição, a homenagem é justificada pela “relevante contribuição que a homenageada tem prestado ao país nas áreas social, educacional e de promoção da equidade”.

Medalha para Janja...2

Ana do Gás destacou a trajetória de Janja como exemplo de atuação comprometida com o desenvolvimento humano e a defesa dos direitos das minorias.

A resolução prevê que a Medalha “Manuel Beckman” será concedida em sessão solene no plenário “Nagib Haickel”, na sede da Assembleia Legislativa, em São Luís. O texto ainda precisa ser aprovado pelo plenário para que a honraria seja oficializada.

Luau do Pinto

O tradicional Luau Samba do Pinto está de volta e promete uma noite inesquecível para os amantes do samba e da boa música. Neste sábado (8), a festa que já é marca registrada do calendário cultural maranhense celebra 13 anos de história com uma edição especial na Quinta do Lago, na Avenida Litorânea, Olho D’Água, a partir das 18h.

Com uma vista privilegiada do pôr do sol de frente para o mar, o evento reunirá grandes nomes da cena local. Sobem ao palco Neyzinho (Argumento), Manoel Pires e Robert (Dois é Bom) e Léo Wadie feat Pv (Baile do Pv), além da tradicional Feijoada Completa e do DJ Blemmes, garantindo uma mistura perfeita entre samba, pagode e boa energia.

De acordo com Mário Jr, um dos organizadores do evento, o retorno do Luau vem cheio de novidades e promete uma experiência exclusiva.

Os irmãos maranhenses Matias (11 anos) e Murilo (9 anos) Dominguez representaram o Brasil e brilharam em uma competição de kartismo de caráter mundial

ROK Super Final

Destaques no kartismo nacional, os irmãos maranhenses Matias (11 anos) e Murilo (9 anos) Dominguez representaram o Brasil em uma competição de caráter mundial, realizada em Lonato, na Itália, neste mês de outubro.

Na estreia dos maranhenses na 'ROK Super Final', os dois pilotos conseguiram disputar as finais de suas respectivas categorias. E o jovem Murilo fechou a competição entre os 10 melhores pilotos.

Inscrito na 'Mini ROK U10', com 50 pilotos de diversos países, Murilo Dominguez foi quem obteve o melhor resultado entre os irmãos maranhenses. Décimo colocado na tomada de tempos em seu grupo, ele liderou provas classificatórias e terminou duas delas em 6º e uma em 3º.

ROK Super Final...2

Assim, após conquistar uma vaga na Final em sua primeira participação no difícil kartismo europeu, Murilo Dominguez largou em 15º na corrida decisiva.

E, depois de 12 voltas intensas e de conquistar seis posições, ele finalizou a ROK Super Final em 9º, com uma das voltas mais rápidas da corrida decisiva e a pouco mais de 4 segundos do vencedor.

Matias Dominguez competiu na 'Mini ROK' – que teve 54 inscritos – após vencer a Regional Cup no Maranhão e ganhar sua participação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como prêmio pelo título. Prejudicado por uma falha no motor na tomada de tempos, ele largou em 20º em todas as classificatórias e em uma delas terminou em 8º.  

Para escrever na pedra:

“Mais que de inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”. De Charles Chaplin

TRIVIAL VARIADO

Do contra: Ainda em campanha contra a COP 30 em Belém, alguns veículos de mídia elegeram os preços dos alimentos nos espaços da Conferência como alvo. Quem já participou de outras conferências pelo mundo, contudo, tem se surpreendido mesmo é com a qualidade da comida oferecida na capital paraense. Diversa e farta são os adjetivos que mais se tem ouvido.

COP30: A Cúpula dos Líderes da COP30, ou Cúpula do Clima, tem como meta dar “direção política” às negociações climáticas. O evento começou ontem e vai até hoje, com projeção de 143 delegações internacionais, incluindo 57 chefes de Estado e de governo, além de ministros e representantes de organismos multilaterais como ONU, Banco Mundial e FMI.

COP30...2: chama a atenção a ausência de líderes como Donald Trump (EUA), Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia), Vladimir Putin (Rússia) e Javier Milei (Argentina).

Mais um Fundo: A Câmara dos Deputados instalou na quarta-feira a comissão especial que vai analisar a criação de um fundo constitucional para o Sul e o Sudeste, nos moldes dos existentes hoje para o Nordeste, o Norte e o Centro-Oeste.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.