PH: Gala de Novembro é amanhã
E mais: Carmen Lúcia na Alema
Gala de Novembro é amanhã
Já estamos na véspera da realização do mais sofisticado evento social deste final de ano em São Luís: o Gala de Novembro.
A celebração que acontece amanhã, dia 5 de novembro, a partir das 19h30, no Palazzo Eventos, no Araçagi, coincide com o brilho especial da mais bela Lua Cheia do ano.
O evento marca oficialmente o início do quinto ano do PH Revista e da Coluna PH na era digital, em parceria com o Portal Imirante.com, o maior veículo de comunicação digital do Maranhão.
Fiel ao padrão de excelência que se tornou a assinatura deste Repórter PH, o Gala de Novembro promete uma noite grandiosa – união de elegância, receptividade, cultura e alta gastronomia.
Gala de Novembro é amanhã..2
Como aqui já foi dito outras vezes, a experiência gastronômica do Gala de Novembro ficará a cargo de grandes nomes da culinária, que assinam um menu exclusivo, especialmente harmonizado com rótulos selecionados, compondo uma jornada sensorial de alto nível.
Quitutes preparados pelo Chef Inácio Gomes, por Samira Murad e por Soraia Fialho farão a diferença nessa noite que terá mesas de doces assinadas por Márcia Ribeiro (Doces de Carmita), Maria Rita Costa (Zeus Brigaderia), Elvira Bona (Crocs e Bem Casados) e Claudete Oliveira (Pastéis Santa Clara de Belém)
Gala de Novembro é amanhã…3
A lista de convidados, coordenada pela promoter Teresa Martins, reúne personalidades e representantes da sociedade maranhense, consolidando o Gala de Novembro como ponto de encontro do circuito social”.
E hoje (terça-feira) é o último dia para confirmar presença e garantir um lugar à mesa nessa noite que promete ser inesquecível.
O traje solicitado reforça o caráter elegante e contemporâneo do evento: vestido de baile para as mulheres; e blazer (sem gravata) para os homens, criando uma atmosfera sofisticada, porém descontraída.
Gala de Novembro é amanhã…4
A programação artística é um dos destaques do Gala de Novembro, cuja abertura será conduzida por Inácio Botelho, músico virtuoso reconhecido internacionalmente por recriar no acordeon clássicos de Beethoven, Vivaldi, Mozart, além de compositores brasileiros como Villa-Lobos, Catulo da Paixão Cearense, Tom Jobim, Dominguinhos, entre outros.
Em seguida, o público será conduzido ao espetáculo mais aplaudido em cartaz na América Latina: um tributo a Frank Sinatra mesclado com sucessos de Michael Bublé, em apresentação inédita nesta Capital.
Para encerrar a noite, a banda Os Tropix comandará a pista de dança, garantindo um desfecho vibrante e memorável.
Gala de Novembro é amanhã…5
Embora o convite para a programação oficial tenha sido feito para as 20h, o salão será aberto às 19h30, e a organização reforça a importância da pontualidade, já que momentos especiais estão reservados para a abertura do evento.
Com curadoria impecável, atrações de renome e ambientação exclusiva assinada pela designer Cintia Klamt Motta, o Gala de Novembro consolida-se como o mais deslumbrante baile da temporada, reafirmando o nosso protagonismo na cena cultural e social do Maranhão.
Exposição “Cenas da Vida”
Hoje é o dia da abertura da exposição de pinturas “Cenas da Vida”, do arquiteto e artista visual Fernando Motta.
Ao lado da esposa, a designer Cintia Klamt Motta, e da filha, a arquiteta e top model internacional Bianca Klamt, Fernando reúne apreciadores de arte, além de artistas e figuras do maior destaque da vida social e cultural de São Luís, para o vernissage, a partir das 19h, na Galeria Dila, do Convento das Mercês.
Fernando Motta, gaúcho que ganhou fama e prestígio no Maranhão como arquiteto de grandes empreendimentos imobiliários decidiu, há alguns anos, se dedicar também às artes plásticas.
E suas telas – a maioria aquarelas – têm feito muito sucesso entre os colecionadores.
DE RELANCE
Carmen Lúcia na Alema
A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou a segunda edição do seminário ‘Mais Mulheres na Política’, com a participação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.
Na ocasião, a magistrada proferiu a palestra magna do evento, que contou ainda com a presença da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), do governador Carlos Brandão, da senadora Eliziane Gama (PSD), além de deputados e outras autoridades.
Carmen Lúcia na Alema...2
Participaram também membros do Executivo e Legislativo de diversos municípios maranhenses, representantes de movimentos feministas e lideranças da política no estado.
A realização do seminário faz parte da campanha de mobilização nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), articulada pela bancada feminina da Câmara e do Senado Federal.
No Maranhão, o seminário foi organizado pela Frente Maranhense Mais Mulheres na Política e pela senadora Eliziane Gama.
Espaço privativo da COP 30
A Vila COP foi entregue ontem, faltando uma semana para o início da conferência. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará, é resultado de um investimento de R$ 200 milhões da Itaipu Binacional.
O espaço tem 19 mil metros quadrados de área total e fica ao lado do Parque da Cidade, local da COP30.
O complexo é formado por seis blocos – cinco destinados à hospedagem, com 405 suítes modernas, e um voltado para áreas de serviço.
Também conta com lobby, maleiro, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e suvenires, além de restaurante, bar-café e áreas de conveniência, oferecendo conforto e praticidade aos visitantes.
Após o encerramento da COP30, a Vila COP será transformada em um centro administrativo estadual.
Instalação de CPI
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado será instalada hoje, às 11h. Em sua primeira reunião, o colegiado elegerá o presidente, o vice e o relator.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que propôs a CPI deverá ser escolhido como relator. A comissão terá 120 dias para investigar especialmente o avanço de facções e milícias.
Onze parlamentares integrarão a CPI, dos quais 10 já foram indicados pelas lideranças partidárias. A CPI terá R$ 30 mil para desembolsar em suas investigações.
Jantar e Casamento no Ceará
Esta primeira semana de novembro tem sido de gente badalada circulando pelo restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol.
Domingo, por exemplo, o empresário Ilson Mateus, com executivos do Grupo Mateus e familiares, ocupavam a maior mesa de uma das salas.
Quem igualmente jantou no Cabana domingo foi o desembargador Froz Sobrinho com a esposa Edmée.
Aliás, o casal estará em Fortaleza, no dia 7, para testemunhar o casamento de Beatriz, filha de Antonio Rodrigues Parente Neto (o Neto Parente) e Sara Frota Albuquerque, e neta de Silvia e Sérgio Parente. O noivo é Renato (filho de Sebastião Holanda de Deus e Maria Iraci de Vasconcelos).
A cerimônia religiosa será na Igreja do Pequeno Grande e a recepção, na casa de eventos Lullas Athenée.
Orochi em São Luís
A casa de eventos Privilege Hall vai sediar o show do famoso rapper brasileiro Orochi. O evento será no dia 22 de novembro, um sábado, e espera-se casa cheia, haja vista o grande número de fãs do artista em São Luís. Quem está trazendo é a Acontece Produtora.
Orochi, cujo nome verdadeiro é Flávio César Castro, se destacou inicialmente em batalhas de rima, conquistando o título de campeão nacional de freestyle em 2015, aos 16 anos. Com o sucesso, ele passou a focar em sua carreira solo e fundou a gravadora Mainstreet Records. Depois, não parou mais.
Redução da Mortalidade
A Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto de lei de autoria do vereador e líder do governo Braide, Dr. Joel, que institui a Campanha Municipal de Orientação, Prevenção e Conscientização para a Redução da Mortalidade Materna na capital maranhense.
A iniciativa prevê que a campanha seja realizada anualmente na segunda quinzena de maio, data em que se celebra o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, com o objetivo de promover ações educativas e preventivas sobre os cuidados com a saúde da gestante.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de mortalidade materna em São Luís praticamente dobraram em 2024, em comparação com o ano anterior.
Cadastramento biométrico
O cadastramento biométrico passou a ser exigido apenas para novas concessões de benefícios assistenciais, como o BPC/LOAS.
A medida busca ampliar a segurança e reduzir fraudes, integrando informações entre diferentes órgãos do governo.
No entanto, especialistas alertam para desafios práticos e jurídicos, especialmente em regiões com menor acesso à infraestrutura digital e diante das dúvidas sobre as consequências do não cumprimento da exigência.
Obesity Week Brasil
A oftalmologista Dra. Acácia Jordão, referência nacional em Oftalmologia Integrativa, foi destaque no Obesity Week Brasil 2025, realizado em São Paulo.
Em sua palestra intitulada“Efeitos diretos dos medicamentos antiobesidade na saúde ocular”, a médica apresentou uma abordagem pioneira que colocou a Oftalmologia no centro das discussões sobre obesidade, metabolismo e saúde sistêmica.
Durante sua exposição, a Dra. Acácia apresentou evidências científicas que demonstram como os agonistas de GLP-1, amplamente utilizados no tratamento da obesidade e do diabetes, podem interferir no metabolismo ocular, afetando estruturas delicadas como a retina e o nervo óptico.
Embora os medicamentos ofereçam resultados promissores, ela reforçou a necessidade de monitoramento oftalmológico constante para prevenir complicações e garantir a segurança dos pacientes.
Saúde e Segurança do Trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego deu início, na segunda-feira (3), no Maranhão e em outros quatro estados, ao Seminário Preparatório em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que marca o início do curso de capacitação de 250 agentes territoriais do Programa Trabalho Saudável e Seguro na Pesca Artesanal.
Os agentes atuarão na fiscalização e no recadastramento de pescadores artesanais em todo o país, garantindo o acesso correto a benefícios como o seguro-defeso e promovendo práticas de pesca sustentáveis.
O Maranhão lidera o ranking nacional de suspensão de licenças de pescadores e pescadoras profissionais, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que apontam irregularidades no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
No Maranhão, cerca de 100 mil licenças foram suspensas.
Para escrever na pedra:
“No amor podemos substituir uma pessoa por outra, mas não na amizade, porque cada amigo tem o seu lugar e não podemos substitui-lo”. De António Lobo Antunes.
TRIVIAL VARIADO
Museu Egípcio: Drones iluminados representando a máscara funerária do antigo rei egípcio Tutancâmon iluminaram o céu, no sábado, na cerimônia de inauguração do Grande Museu Egípcio (GEM) em Gizé. Estátuas gigantescas e artefatos históricos estarão em exibição nos 24 mil m2 de espaço de exposição.
COP 30: Belém já respira clima de COP 30. Com o reinício das férias escolares nesta semana, muita gente se prepara para deixar a cidade. Por outro lado, já é grande o número de visitantes de outros Estados e países chegando à capital paraense para a programação, que começa com a Cúpula do Clima, nesta qunta-feira, 6.
Tome nota: Concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas e inscreve até 3 de dezembro. Remuneração é de R$ 26,1 mil para a jornada de 40 horas semanais.
Dívidas: Bancos fazem mutirão para negociar dívidas em atraso; iniciativa vai até o próximo dia 30 de novembro e envolve mais de 160 instituições.
Uma eterna lembrança: embora afastada da vida social de São Luís há mais de 10 anos, por motivo de doença grave, Edna Abreu Itapary é sempre lembrada com carinho pelos amigos, especialmente nesta data em que muda de idade.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.