PH Revista: Gala de Novembro é quarta-feira
E mais: O clima natalino está no ar
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Gala de Novembro é quarta-feira
Considerado o mais sofisticado evento social do fim de ano em São Luís, o Gala de Novembro é uma celebração que acontece no dia 5 de novembro, a partir das 19h30, no Palazzo Eventos, no Araçagi, sob o brilho especial da mais bela Lua Cheia do ano.
O evento repercutiu ontem na imprensa mineira, em carinhoso registro feito pelo colunista Paulo César de Oliveira informando que o encontro marca oficialmente o início do quinto ano do PH Revista e da Coluna PH na era digital, em parceria com o Portal Imirante.com, o maior veículo de comunicação digital do Maranhão.
Fiel ao padrão de excelência que se tornou a assinatura de PH, ele promete uma noite grandiosa – união de elegância, receptividade, cultura e alta gastronomia.
A experiência gastronômica ficará a cargo de grandes nomes da culinária, que assinam um menu exclusivo, especialmente harmonizado com rótulos selecionados, compondo uma jornada sensorial de alto nível.
A lista de convidados, coordenada pela promoter Teresa Martins, reúne personalidades e representantes da sociedade maranhense, consolidando o Gala de Novembro como ponto de encontro do circuito social”.
Gala de Novembro é quarta-feira…2
Vale repetir: “O dress code solicitado para a noite reforça o caráter elegante e contemporâneo do evento:
• Vestido de gala para as mulheres
• Blazer sem gravata para os homens, criando uma atmosfera sofisticada, porém descontraída.
A programação artística é um dos destaques. A abertura será conduzida por Inácio Botelho, músico virtuoso reconhecido internacionalmente por recriar no acordeon clássicos de Beethoven, Vivaldi, Mozart, além de composições de Catulo da Paixão Cearense, Tom Jobim e Dominguinhos.
Em seguida, o público será conduzido ao espetáculo mais aplaudido em cartaz na América Latina: um tributo a Frank Sinatra mesclado com sucessos de Michael Bublé, em apresentação inédita na capital.
Para encerrar a noite, a banda Os Tropix comandará a pista de dança, garantindo um desfecho vibrante e memorável.
Gala de Novembro é quarta-feira…3
Embora a programação oficial esteja marcada para as 20h, o salão será aberto às 19h30, e a organização reforça a importância da pontualidade, já que momentos especiais estão reservados para a abertura do evento.
Com curadoria impecável, atrações de renome e ambientação exclusiva, o Gala de Novembro consolida-se como o mais deslumbrante baile da temporada, reafirmando o nosso protagonismo na cena cultural e social do Maranhão.
DE RELANCE
Livros para ressignificar o luto
Na data marcada pela tristeza e memória dos que já partiram, que tal indicar aos leitores formas de ressignificar o luto e relembrar com carinho daqueles que já fizeram sua passagem pela terra?
Afinal, o Dia de Finados (02/11) é um momento de lembrar aqueles que já partiram e de refletir sobre a importância de suas histórias em nossas vidas. É uma data comovente, que desperta a saudade, emoções intensas e a necessidade de acolhimento.
Pensando nisso, selecionamos livros que oferecem conforto e esperança em meio às recordações. São obras que acolhem a alma e mostram que é possível seguir em frente com leveza e afeto.
Nesta lista, os autores apresentam reflexões sobre ausências e reencontros, para adultos e crianças: da aceitação do vazio à celebração das memórias, do contato com as emoções à chance de seguir em frente com serenidade e esperança.
Livros para ressignificar o luto...2
Confira as dicas: “Memórias em papel timbrado” – após enfrentar momentos de dor profunda, Paula deixa São Paulo em busca de recomeço no interior de Santa Catarina. Na solidão da fazenda herdada, o luto se transforma em palavras: ela escreve cartas a um amor futuro que jamais as receberá. Entre memórias, fé e novos afetos, ela descobre que amar e acreditar novamente é também uma forma de curar o que a dor tentou apagar. (Autora: Pat Müller | Editora: Mundo Cristão.
Outra dica é “A primeira pessoa: duas histórias” – Editora: Minotauro. No livro, Adriano de Paula Rabelo traz duas narrativas de recomeços e as marcas deixadas pelas despedidas. Os personagens enfrentam tragédias e aprendem a lidar com o luto. O livro aborda amor, morte, amizade e desafios contemporâneos e mostra como superar a dor e reconstruir a vida.
Livros para ressignificar o luto...3
Mais uma dica: “Depois do fim” – Em um vilarejo isolado pela floresta e cercado por rios, Tonho cresce entre memórias, segredos e o fluxo da vida. Quando perde quem mais ama, o garoto precisa encontrar forças para seguir sem se perder de si mesmo. O tempo e o rio se entrelaçam em uma narrativa sobre despedidas, reencontros e amadurecimento. Com delicadeza e lirismo, Flávia Lins e Silva celebra a beleza das idas e vindas da vida | Editora: VR.
Outra: “Vida e luto: 50 cartas para refletir sobre a nossa finitude” – Em um livro caixinha, Cristiane Assumpção propõe reflexão sobre perdas e o sentido da vida. São 50 cartas, cada uma com uma pergunta que convida à introspecção. As cartas ajudam a lidar com a saudade, valorizar a vida e compreender o amor que permanece mesmo após a partida de alguém querido | Editora: Matrix Editora.
Todos esses titulus podem ser encontrados na Amazon.
Os sinos natalinos
A pouco mais de dois meses do fim de 2025, os sinos de Natal já dão as primeiras badaladas em São Luís. Ao menos nos centros de compra.
Quem circulou por alguns shoppings nos últimos dias já teve um aperitivo dos pinheiros e guirlandas sendo instalados pelos corredores.
Para o comércio, está aberta a temporada de presentes. E a decoração temática continua uma forte aposta para chamar a atenção dos consumidores.
O clima natalino está no ar
A propósito: não importa se é litoral ou sertão: os bonecos de neve invadem shoppings do Nordeste, como sempre, sem dó nem piedade da cultura local.
Em São Luís a invasão já começou e vários centros de compras informam sobre a chegada da neve artificial e casinhas de chocolate, vaidosos...
E, assim, as tradições natalinas locais – a exemplo de lapinhas, pastoris e reisados – ficam escondidas em meio a tanta imitação, sem gerar nenhum diferencial.
Um lapso que dirigentes do setor de turismo precisam reparar, com urgência.
Conjuntura
É voz geral entre os mais bem sucedidos empresários maranhenses: o índice de confiança do setor só tem crescido após o anúncio de novos investimentos no Estado.
Esse clima de entusiasmo confirma que a crise financeira global está se diluindo e há indicadores suficientes para compor um cenário positivo nos próximos meses.
Nossos empresários têm inegável experiência em administrar crises, e têm dado lições de como superá-las, sem deixar de investir em seus empreendimentos.
Otimismo, mas com mais ponderação e prudência.
Falta mão-de-obra
A construção civil recobrou o fôlego com todo o ímpeto em São Luís.
Porém, há uma preocupação generalizada entre os grandes construtores: falta mão-de-obra qualificada no mercado.
Os peões do ofício estão sendo caçados a laço, apesar das ofertas cada vez mais atraentes de salários.
Mestres de obras, pedreiros e carpinteiros estão sendo contratados a peso de ouro – inclusive com recrutamento de profissionais de outros estados – tamanha é a demanda local.
O problema é geral, haja vista que os outros estados da Federação enfrentam igual problema em decorrência de grandes projetos habitacionais privados e públicos.
Parece ficção
Esse mundo é mesmo muito doido. Não faz muito tempo, jornais ingleses noticiaram o caso de um pai que reencontrou o filho após 16 anos... e perdeu a esposa para ele!
É isso mesmo. O filho havia perdido contato com o pai quando tinha dois anos. Finalmente os dois se reencontraram, e o filho foi morar com o pai, de 38 anos, em Londres.
Resumindo: o filho se envolveu com a mulher do pai, de 34 anos, com quem teve um caso amoroso. E já planejam filhos.
Até parece história de Nelson Rodrigues.
Para escrever na pedra:
“Tirar a própria fotografia é a terceira coisa mais íntima que uma pessoa pode fazer com ela mesma, depois da masturbação e do suicídio”. De Luís Fernando Veríssimo.
TRIVIAL VARIADO
Artes plásticas: na próxima terça-feira, dia 4, às 19h, o arquiteto e artista visual Fernando Motta inaugura sua mais nova exposição de pinturas “Cenas da Vida”, no Convento das Mercês. Quem já viu a coleção não poupa elogios ao talento do artista.
Desabafo: É preciso muita calma nessa época de final de ano sem ter muito o que comemorar. A vontade da maioria é explodir tudo mesmo. O tempo passa e nada de novo acontece. Parece que só para os outros.
Segurança em Paris: Museu do Louvre terá instalação de dispositivos anti-invasão após roubo de joias, anunciou a ministra da Cultura da França.
Pensamento: “Não sou suficientemente jovem para saber de tudo”. De James M. Barrie, dramaturgo, criador de Peter Pan.
Efeito: Nos corredores das empresas da construção civil de São Luís, o comentário é um só: investir no que está bichado é como se auto-inocular com o vírus da Covid-19.
Cigarro eletrônico: 86,3% dos usuários consideram o acesso ao dispositivo fácil ou muito fácil, revela pesquisa da Unifesp.
Clima: Os estrangeiros que forem a Belém para a COP 30 devem se preparar para enfrentar o calor forte e alta umidade que já fazem parte da rotina dos paraenses. De acordo com o site Climatempo, entre 10 e 14 de novembro as temperaturas devem variar entre 33°C e 34°C. O período será marcado por sol forte, chuvas passageiras e céu nublado em alguns momentos.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.