COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Jantar para Fátima Maciel

E mais: O verdadeiro dia do médico

PH

Atualizada em 17/10/2025 às 10h42
O empresário José Leandro Maciel, ex-prefeito de Vitorino Freire, com a esposa Fátima, que comemorou nova idade segunda-feira no restaurante Cabana do Sol

Jantar para Fátima Maciel

O empresário José Leandro Maciel e os filhos reuniram um grupo de amigos no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, para comemorar a nova idade de sua esposa, Dona Fátima Maciel.

Noite de boas conversas, comidas deliciosas e uma atmosfera de amizade e simpatia que irradiava pelo salão em que se destacava uma mesa com bolo de aniversário, enfeitada com flores e balões.

A aniversariante ganhou coro de “parabens pra você”, soprou as velas do bolo e se emocionou com o carinho do marido, dos filhos e dos amigos.

Dona Fátima Maciel soprando as velas do bolo de aniversário ao lado do marido José Leandro, da neta e do genro Gustavo Palácio
O desembargador do Trabalho, Gerson de Oliveira Costa Filho e Mariléa ao lado dos anfitriões Fátima e José Leandro
Dona Fátima com o marido, a neta e o filho Leandro Marcos
Desembargador Jamil Gedeon Neto e Milina prestigiando os amigos Fátima e José Leandro

Noite de autógrafos na AML

O grande acontecimento cultural desta sexta-feira é o lançamento, em noite de autógrafos, do livro “Alumbramento – pela fresta de um olhar”, da poeta Aurora da Graça.

O livro tem prefácio de Ceres Costa Fernandes e orelha de Laura Amélia Damous e será lançado às 19h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz).

Aurora da Graça incluiu na obra comentários críticos de escritores de saudosa memória: José Chagas, Joaquim Itapary e Sálvio Dino.

DE RELANCE

O verdadeiro dia do médico

Na celebração da  história da medicina maranhense, realizada na noite de ontem, pelo Conselho Regional de Medicina do Maranhão para homenagear os 50 primeiros médicos registrados na Regional deste estado e fazer o lançamento do livro “Pioneiros da Medicina Maranhense”, seguido da entrega das Comendas “Aníbal de Pádua Pereira de Andrade”, o representante do governador Carlos Brandão, Sebastião Madeira, médico e secretário da Casa Civil, fez um discurso de improviso para lembrar que dia a dia dos médicos nem sempre é marcado por homenagens e carinho.

Se no Dia dos Médicos (18 de outubro) eles recebem aplausos, no restante do ano muitos deles enfrentam estruturas precárias e falta de condições adequadas para trabalhar.

O verdadeiro dia do médico...2

No dia a dia, não raro, médicos são alvo de violência dentro do ambiente de trabalho, justamente quando deveriam contar com segurança e respeito.

Lembrou de pressões que sofreu no exercício da profissão em Imperatriz. E lembrou que no dia a dia, multiplicam-se pressões por abertura de novas escolas médicas sem estrutura mínima para formar profissionais com qualidade, um risco para toda a sociedade.

Essas situações revelam a distância entre a celebração e a realidade. E nos lembram de algo essencial: valorizar os médicos é também garantir condições dignas de atendimento para toda a população.

O verdadeiro dia do médico...3

Médicos de minha família presentes à celebração comentaram que no Dia do Médico, que transcorre hoje, recebem com gratidão todas as manifestações de carinho. Elas os comovem, os tocam e os motivam a trabalhar cada vez mais para que esse reconhecimento ultrapasse a data simbólica e esteja presente em cada plantão, em cada consulta, em cada relação de trabalho, em cada novo médico que conquista o seu diploma.

Sebastião Madeira realçou que as dificuldades não ofuscam o orgulho de servir e o amor pela missão. E que é a favor do Observatório da Violência contra Profissionais da Saúde, para monitorar casos e propor soluções.

É hoje o Prêmio Nobre 2025

Na noite desta sexta-feira (17), a empresária e apresentadora de TV Madalena Nobre, realiza a 19ª edição do Prêmio Nobre, em noite de vestidos longos e ternos escuros, no salão do Residencial Recepções, com início às 20h30.

O evento promete ser um verdadeiro encontro de talentos, idéias e trajetórias, que refletem a força e a superação do povo maranhense.

A edição do Prêmio Nobre 2025 se consolida, como uma das cerimônias de homenagens mais importantes desta Capital.

E será uma noite dedicada a homenagear empresas, profissionais, gestores e personalidades, que se destacam em diversas áreas, reafirmando o Prêmio Nobre, como um símbolo de reconhecimento e prestígio do estado.

Madalena Nobre é uma profissional de comunicação que conseguiu unir respeito, inovação e sensibilidade, transformando cada homenagem, cada evento e cada edição, em momentos de grande prestígio.

Desbravador português

Começou a tramitar no Senado projeto de lei que propõe inscrever o desbravador português Pedro Teixeira no Livro dos Heróis da Pátria.

No projeto, o autor ressalta que Teixeira consolidou fronteiras amazônicas e abriu caminho para o Tratado de Madri (1750), garantindo o território que hoje representa quase metade do Brasil. A votação é esperada antes da COP 30.

A Marinha Brasileira está organizando uma solenidade no navio patrulha que leva o nome dele. Teixeira foi um dos fundadores de Belém e o protagonista no mapeamento de um caminho terrestre e fluvial entre Belém e São Luís, no Maranhão.

Em noitada de amizade, comidas deliciosas e degustação de bons vinhos no restaurante Cabana do Sol, Emmanuel Márcio Barbosa, o Repórter PH, Benjamin Franklin Alves e Daniel Albuquerque Filho

Para escrever na pedra:

 “Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”. De George Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês.

TRIVIAL VARIADO

Grand Cru: após receber homenagem ao seu saudoso marido, Dr. Orlando Souza Pinto, no CRM, Margarida Gomes Pinto levou os filhos Maristela, Orlando, Patrícia e Alexandre para jantar no bistrot Grand Cru.

Desoneração: O STF julga disputa em torno de alívio de tributos sobre os salários. Foco de controvérsia nos últimos anos, a medida opõe o governo, contrário à perda de receita, e o setor produtivo, que defende a regra como forma de manter empregos. Análise no plenário virtual começa hoje.

Futebol: mais de 1 milhão de ingressos para a Copa do Mundo de 2026 já foram vendidos, anunciou ontem a Fifa.

Fragmentos: é grande a expectativa em torno da abertura da exposição “Fragmentos do olhar”, do artista Rogério Pelegrini, quarta-feira, dia 22, no Convento das Mercês. Esse é o nome artístico do juiz Rogério Rondon.

Covid-19: vacina nacional deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026. A SpiN-TEC está em fase final de estudos.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.