Despedida

Morre o educador José de Paiva Netto

Ele liderou a Legião da Boa Vontade (LBV) por décadas, período em que a instituição se consolidou como um dos maiores movimentos humanitários do planeta.

Evandro Júnior / Na Mira

José de Paiva Netto (Foto: Divulgação)

Faleceu, nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista, compositor e educador brasileiro José de Paiva Netto. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. As causas não foram divulgadas.

Reconhecido por sua atuação na área social e educacional, Paiva Netto liderou a Legião da Boa Vontade (LBV) por décadas, período em que a instituição se consolidou como um dos maiores movimentos humanitários do planeta, com projetos de assistência social, educação e comunicação voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com uma proposta pedagógica que unia valores espirituais e formação cidadã, desenvolveu a linha educacional conhecida como Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que busca integrar razão e sentimento no processo de aprendizagem.

Sob sua liderança, a LBV passou a ter papel de destaque na Organização das Nações Unidas (ONU), mantendo relação consultiva há mais de 30 anos. Em 2000, Paiva Netto criou o Fórum Mundial Espírito e Ciência, voltado à aproximação entre saber científico e tradições espirituais.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.