👻👻👻

Los Terroríficos: o terror sul-americano ganha destaque no Maranhão na Tela

Mostra exibe cinco longas que exploram temas políticos, sociais e sobrenaturais.

Na Mira

Atualizada em 20/09/2025 às 14h05
Los Terroríficos: o terror sul-americano ganha destaque no Maranhão na Tela. (reprodução/Maranhão na Tela)

SÃO LUÍS - Na maioridade do Maranhão na Tela , a Mostra Los Terroríficos apresenta cinco longas-metragens de terror sul-americanos que serão exibidos de forma inédita no Brasil. A seleção traz filmes que dialogam entre si, abordando temas comuns entre produções brasileiras e de outros países da América do Sul.

O cinema de terror da região é pouco conhecido internacionalmente, apesar da proximidade geográfica, e a mostra busca ampliar sua circulação e reconhecimento, permitindo ao público de São Luís ter contato com obras inovadoras e provocativas.

Os filmes exibidos, na ordem de apresentação, são: O Mal que nos Habita (2023, Argentina), de Demian Rugna; Abraço de Mãe (2024, Brasil), de Cristian Ponce; Auxílio (2023, Argentina/Colômbia), de Tamae Garateguy; Vírus: 32 (2023, Uruguai/Argentina), de Gustavo Hernández Ibáñez; e Enterrem Seus Mortos (2024, Brasil), de Marco Dutra.

Auxílio, da diretora argentina Tamae Garateguy, mistura subgêneros como nunsploitation, casa mal-assombrada e possessão, ambientados no contexto opressor do golpe de 1930 na Argentina. A produção é uma ode à resistência feminina e à memória de mulheres que lutaram por direitos políticos e liberdade.

O Mal que nos Habita e Enterrem Seus Mortos também partem de cenários distópicos e pandêmicos. O filme argentino mostra uma família rural lidando com uma doença demoníaca invisível e altamente transmissível, ignorada por autoridades, refletindo medos de ascensão fascista e traumas da pandemia de COVID-19. O longa brasileiro acompanha Edgar Wilson, funcionário responsável por recolher carcaças em um mundo apocalíptico, com crianças possuídas e uma seita fundamentalista em expansão.

Vírus: 32 apresenta um surto de zumbis no Uruguai, acompanhando a zeladora Íris e sua filha durante uma epidemia que a saúde pública não consegue controlar.

Abraço de Mãe, por sua vez, mistura terror cósmico e instinto materno, com uma protagonista feminina complexa e psicologicamente bem construída. Dirigido pelo argentino Cristian Ponce, o filme reforça a força das produções sul-americanas em explorar temas universais do gênero, como medo, catarse e reflexão sobre a condição humana.

A Mostra Los Terroríficos oferece uma experiência única, provocando ao mesmo tempo susto e reflexão sobre o mundo em que vivemos, suas lutas internas e externas, e mostrando que muitas vezes os monstros do cinema são reflexos da humanidade.

Todas as atividades do Maranhão na Tela são gratuitas e o festival é realizado pela Mil Ciclos Filmes, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.