COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Um brinde à Cintia Klamt

E mais: Anna Torres em Barreirinhas

PH

Cintia Klamt Motta, que hoje está mudando de idade, recebe a visita do filho Rodrigo e da nora Marcella Tranchesi, que se juntam à arquiteta Bianca Klamt, na comemoração que será realizada nesta quinta-feira, no apartamento dos Motta, na Península da Ponta d´Areia

Comando da Suprema Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu ontem o ministro Edson Fachin para assumir a presidência da Corte a partir de setembro, quando termina o mandato de Luís Roberto Barroso. Alexandre de Moraes será o vice-presidente.

A eleição é uma formalidade já que a escolha da presidência é feita entre os 11 ministros do Supremo em razão da antiguidade e em esquema de revezamento entre eles. A solenidade de posse está marcada para o dia 29 de setembro.

Nascido em Rondinha (RS), Fachin tomou posse no STF em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff.

Na Corte, ele relatou, entre outros, a ação que restringiu operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro na pandemia e o marco temporal para demarcação de terras indígenas, além de processos relativos à Operação Lava-Jato.

Corra, mas cuide do coração

A corrida de rua tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. E São Luís já entrou nessa onda.

Uma pesquisa realizada por uma marca esportiva nacional revelou que, neste ano, 13 milhões de pessoas já praticam a modalidade. Isso coloca o esporte como o quarto mais praticado em todo o país.

Dinâmica e com inúmeros benefícios para a saúde física e mental, a corrida tornou-se popular, entre outras razões, por ser acessível a uma parcela significativa da população.

Corra, mas cuide do coração...2

Em teoria, basta um bom calçado e uma planilha de treinos para invadir as ruas. Na prática, no entanto, há outros detalhes aos quais os praticantes ou aspirantes devem atentar – e que vão muito além do fôlego e da disposição.

Antes de calçar o tênis e sair correndo, é fundamental ter um olhar para a saúde, especialmente a do coração. Mesmo para quem se considera saudável é recomendado realizar uma avaliação médica prévia.

Isso porque muitas doenças cardiovasculares são silenciosas e podem se manifestar de forma abrupta, até mesmo com morte súbita.

Corra, mas cuide do coração...3

Estudos recentes revelam que a incidência de eventos fatais em atletas jovens varia de um a três casos para cada 100 mil praticantes a cada ano. Embora raras, essas ocorrências merecem atenção por serem irremediáveis.

Uma das principais doenças que podem ser identificadas a partir de uma análise médica antecipada é a miocardiopatia hipertrófica, condição herdada geneticamente que provoca o espessamento anormal do músculo cardíaco.

O resultado é um risco aumentado de arritmias cardíacas fatais.

Corra, mas cuide do coração...4

Vivemos em tempos nos quais os números do sedentarismo, da obesidade e do sobrepeso são alarmantes – desde a infância. Praticar esportes é urgente e necessário, mas isso deve ser feito com responsabilidade.

Por isso, antes de iniciar ou intensificar qualquer atividade física, principalmente se for competitiva, faça uma avaliação médica, busque orientação profissional e siga um plano de treino individualizado.

A corrida transforma vidas. Promove bem-estar físico e mental, qualidade de vida e longevidade. Mas, para isso, deve ser iniciada com segurança. Seja na rua, na pista ou na esteira, lembre-se de que cuidar da saúde do coração é o primeiro passo para seguir em frente. 

Anna Torres desembarcou esta semana nos Lençóis Maranhenses, tombado pela Unesco, em 2024, como Patrimônio Natural Mundial

Anna Torres em Barreirinhas

A cantora, compositora e produtora maranhense Anna Torres, que há mais de duas décadas está radicada em Paris, desembarcou no Maranhão e foi direto para Barreirinhas participar da solenidade de entrega do título  de Patrimônio Natural Mundial, reconhecido pela Unesco, ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada para o parque e tem um papel importante no desenvolvimento turístico da região, especialmente após o reconhecimento pela Unesco. 

O reconhecimento destaca a importância global do parque e pode impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Barreirinhas, como base para explorar os Lençóis Maranhenses, se beneficia diretamente desse reconhecimento, atraindo mais visitantes e investimentos. 

Anna Torres em Barreirinhas…2

Anna Torres, como se sabe, foi convidada por Guila Clara Kessous, Embaixadora e Artista pela Paz da Unesco, para criar o Projeto As Mães da Terra, onde interpreta a canção As Mães da Terra que ela compôs com o DJ Macau, Jean-Baptiste Amand e Sandoval Filho, que assina os arranjos. A artista também produziu e dirigiu o clip dessa música.

O projeto Mães da Terra é uma iniciativa que celebra e promove o papel das mulheres como guardiãs da vida, da transformação e da proteção do planeta. Também destaca a força, a coragem e a liberdade das mulheres que ensinam e personificam os valores de respeito, igualdade e amor.

Segundo Anna Torres, o vídeo é uma prece, um grito de amor, um despertar.

Arena Alegria

Após seis anos, o Projeto Arena Alegria está de volta para levar diversão e transformar a rotina de várias comunidades de São Luís. A iniciativa é de Cássia Melo, da Oito Projetos Criativos.

Desta vez, o Arena Alegria promoverá três eventos em bairros da região do Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas da capital maranhense: Cidade Nova, Vila Embratel e Vila Nova.

A programação terá início no dia 16.

Arena Alegria...2

O Arena Alegria é um projeto para todos, onde as crianças e suas famílias poderão participar gratuitamente de várias atividades e acompanhar apresentações culturais.

Nos dias dos eventos, a programação terá início às 16h e vai até 20h, contando com uma série de gincanas e brincadeiras, auxiliadas por uma equipe que ajudará as crianças a desenvolverem suas habilidades nessas atividades coletivas.

Uma das principais atrações do projeto, o palhaço mímico Gilson César vai interagir com a garotada durante todo o evento.

Show de Ana Carolina

São Luís vai aplaudir uma das mais bonitas vozes da Música Popular Brasileira. Neste sábado (16), a Arena Dux, no Espaço Reserva, recebe Ana Carolina, que apresenta a turnê “25 Anas”.

O show celebra a trajetória de uma carreira repleta de sucessos e marca o retorno da artista aos palcos com um projeto que une canções consagradas e material inédito.

Após um período dedicado ao aclamado tributo “Ana canta Cássia”, Ana Carolina volta a focar em sua própria trajetória musical. A turnê “25 Anas”, dirigida por Jorge Farjalla, promete uma viagem pela rica discografia da cantora, revisitando hits que marcaram gerações, ao mesmo tempo em que apresenta ao público as faixas de seu novo EP de inéditas, “Ainda Já”.

Três áreas fundamentais

One Business, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial e Auditoria, Controladoria e Finanças três são cursos oferecidos pela Faculdade de Negócios Faene voltados para negócios e produtividade.

São áreas centradas na melhoria da produtividade e na ampliação da gestão de negócios. One Business, por exemplo, é para quem quer dominar marketing e vendas objetivando liderar com estratégia, gerar valor e crescer no mercado.

O segundo é para profissionais que buscam dominar o uso estratégico de dados para se destacarem no mercado. O último, claro, é fundamental para garantir a saúde financeira das empresas.

 DE RELANCE

VII Jazz e Blues Festival

No dia 30 de agosto (sábado), o público maranhense tem um encontro marcado com o VII São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, um dos principais eventos musicais do Maranhão, que retorna aos palcos após três anos – com shows gratuitos, entrada aberta ao público e uma edição imperdível.

Com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), a sétima edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival será realizada no Pátio Norte Shopping, localizado na Estrada de São José de Ribamar, na MA-201.

VII Jazz e Blues Festival

Em seu retorno ao calendário cultural maranhense, o festival contará com grandes talentos da música maranhense, com shows a partir das 18h – todos no sábado (30), reunindo artistas de diversos estilos, que celebram o Jazz e o Blues, e contribuem para a formação de novos públicos, inspirando novas gerações musicais.

Outro destaque da nova edição ocorrerá no dia 27 de agosto (quarta-feira), com a retomada das ações formativas do evento, com uma oficina sobre violão e guitarra em banda, com uma abordagem prática da música em grupo.

A ação será no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Campus São José de Ribamar, a partir das 16h, e é voltada para alunos do campus, na faixa etária entre 16 e 18 anos.

Soberania nacional

A OAB de São Paulo recentemente se manifestou contra a aplicação da Lei Magnitsky pelos EUA a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o órgão, a medida viola o direito internacional ao ferir a soberania nacional. Ex-presidente nacional da OAB, o gaúcho Cláudio Lamachia foi questionado ontem por um jornalista e declarou:

– Defendo a soberania total do nosso país, do Judiciário, das nossas instituições. Essa discussão é mais ampla. O que eles dizem? Que isso é soberania do povo, do governo americano, estão aplicando uma sanção do governo americano. A temperatura tem de baixar. Ninguém está totalmente certo, ninguém está totalmente errado. Agora, nós transcendemos, saímos do Brasil e nos envolvemos numa situação de conflito com a maior potência do mundo.

Ao ser questionado se a medida norte-americana sobrepõe a soberania brasileira, Lamachia ponderou:

– É difícil dizer isso, porque tem esse outro lado. Ou seja, os Estados Unidos entendem que a soberania é deles, que eles estão aplicando uma lei deles. E nós entendemos que há uma interferência.

Em recente encontro nesta Capital, o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo, com o cantor, compositor e artista visual Betto Pereira (está expondo em Brasília sua coleção sobre os 40 Anos de Democracia no Brasil), o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e o Repórter PH

Guerra comercial

Após fatigante demora, mais de um mês depois de os Estados Unidos avisarem que imporiam uma sobretaxa de 50% às exportações brasileiras, o governo federal apresentou ontem as medidas voltadas a socorrer as empresas afetadas pelo tarifaço.

É inequívoco que as companhias atingidas de forma abrupta, com significativo grau de dependência de vendas para o mercado norte-americano e pertencentes a setores que não apareceram na lista de exceções divulgadas no final de julho pela Casa Branca, necessitam de fôlego.

Mas são providências apenas paliativas. Ainda é preciso resolver, em um horizonte de médio e de longo prazos, como compensar a inviabilização dos embarques para os EUA e se proteger da incerteza sobre quando os negócios serão normalizados.

Guerra comercial...2

O plano batizado de Brasil Soberano foi reunido em uma MP que deverá ser analisada por deputados e senadores. Entidades consideram medidas positivas, mas defendem prosseguimento das negociações com os Estados Unidos e relatam falta de ações sobre empregos

Somente uma semana depois de entrar em vigor o tarifaço de Donald Trump, foi que o governo federal anunciou o plano de contingência, batizado de Brasil Soberano, para socorrer empresas exportadoras atingidas e mitigar os impactos da sobretaxa.

Entre as ações, estão linhas de crédito de R$ 30 bilhões, adiamento de pagamento de impostos, aumento de compras governamentais, aporte em fundos garantidores e reforma do Fundo de Garantia à Exportação (FGE).

Guerra comercial...3

Segundo o governo, o acesso aos recursos está condicionado à manutenção do número de empregos.

Várias propostas precisam ser regulamentadas, e as iniciativas terão de passar pelo crivo do Congresso Nacional, pois foram lançadas por meio de medida provisória.

No anúncio, o presidente Lula disse que estava “passando a bola” ao Congresso. Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), participaram da cerimônia.

Mais tarde, em rede social, Motta publicou que “há causas que devem transcender as preferências partidárias ou ideológicas”.

Na apresentação, Lula afirmou que a soberania brasileira “é intocável” e não admite intromissões externas. Ao mesmo tempo, acrescentou que não é intenção do Brasil, por ora, aplicar medidas de reciprocidade tarifária.

Por que o Pix entrou na mira

Autoridades norte-americanas anunciaram investigação sobre o serviço desenvolvido pelo governo brasileiro. A alegação oficial é de supostas práticas desleais. Especialistas apontam risco de empresas dos EUA perderem mercado e hegemonia no sistema de pagamentos no mundo

Em meio à imposição tarifária aos produtos brasileiros, o governo de Donald Trump também anunciou, em julho, uma investigação para apurar supostas práticas comerciais "desleais" realizadas no Brasil - entre elas, o Pix, em uso no território nacional desde 2020.

Especialistas dizem que não são só os interesses das grandes companhias norte-americanas de redes sociais que o uso do Pix contraria. O serviço brasileiro também impacta a atuação das empresas detentoras das bandeiras internacionais de cartão de crédito.

Por que o Pix entrou na mira...2

Dizem ainda os especialistas: o uso em larga escala do Pix também reduz muito as transações realizadas via cartão de crédito, e consequentemente, o pagamento das taxas por esse uso.

Assim como as empresas de tecnologia que queriam faturar com essas operações no mercado brasileiro, as grandes marcas de cartões de crédito, como Visa e Mastercard, também norte-americanas, são afetadas, e os próprios bancos veem suas operações impactadas pelo Pix.

O economista Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2008, publicou artigo em que elogia o Pix e aponta o Brasil como exemplo global de inovação nos sistemas de pagamento. No texto, Krugman não apenas contesta as acusações de prática desleal, como também sugere que o sistema criado pelo Banco Central brasileiro supera os modelos usados nos Estados Unidos.

Para escrever na pedra:

“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”. De José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

TRIVIAL VARIADO

Conflitantes ou repetitivas: um em cada três projetos sobre saúde no Congresso contraria ou duplica normas já existentes no SUS, revela levantamento.

Leilão beneficente: roupas e acessórios do ator Paulo Gustavo vão a leilão; dinheiro será doado. Peças ficam disponíveis para lances até 18 de agosto.

Mandioca: a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que confere o título de Capital Nacional da Mandioca ao município de Acará, no Pará.

Nova idade: Angela Balby, secretária de Fernando Sarney no Grupo Mirante, está mudando de idade hoje e vai ser festejada por muitos amigos.

 

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.