COLUNA
Pedro Sobrinho
A cultura é rica e diversa. Como jornalista convido você pra colar na coluna PEDRO SOBRINHO com resenhas e abordagens sobre: artes visuais (pintura, escultura, fotografia), música, literatura
Teatro

Eu Capitu em cartaz, em São Luís, em agosto

Com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, o clássico Dom Casmurro, terá releitura encenada entre os dias 21 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. A peça provoca reflexões pelo olhar feminino no teatro

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 13/08/2025 às 23h41

Completando 125 anos de sua primeira publicação, o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, terá uma releitura encenada em São Luís, na peça “Eu Capitu”. Com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, o espetáculo visa dar voz às mulheres e traz à cena a história a partir da visão de Ana, uma menina prestes a entrar na adolescência, que vivencia o fim do relacionamento abusivo da mãe.

“Eu Capitu”: espetáculo chega à São Luís para provocar reflexões pelo olhar feminino no teatro. Foto: Divulgação

Em São Luís pela primeira vez, “Eu Capitu” terá apresentações nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, Condomínio Fecomércio). No dia 21, a sessão será exclusiva para estudantes da rede pública de ensino, às 15h. E nos dias 22, às 20h, e 23, às 19h, serão apresentações abertas ao público e gratuitas. No sábado (23), a sessão será acessível com recurso de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e tradução em Libras, para pessoas com deficiência auditiva. A retirada de ingressos será pela plataforma Sympla no link https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosescnapoleaoewerton.

Peça que já circulou pelo Brasil visa dar voz às mulheres em um mundo narrado por homens. Foto: Divulgação

O espetáculo vem como forma de alertar sobre o aumento nos casos de feminicídio, já que o Maranhão é uma das unidades da federação com o maior número de mortes de mulheres por questões de gênero, de acordo com Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2024, o Maranhão teve um aumento de 99,7% em atendimentos realizados na Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, dado que revela também o crescimento no número de mulheres vítimas de violência.

Para trazer a reflexão sobre esse tema, a obra lança mão de um olhar fantástico e atual para unir a ficção em cena à dura realidade das mulheres vítimas de violência.

“Logo de início, entendi que não queria uma peça realista. Se o assunto era muito duro e pesado, eu queria falar de uma forma doce e lúdica com a criação de um universo simbólico e metafórico.”, resume Carla Faour, que chama a atenção pelo fato de a peça dar voz a mulheres em um mundo que tem a narrativa masculina, seja na política, nas artes, na história ou nas famílias.

o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, terá uma releitura encenada em São Luis, na peça “Eu Capitu”. Foto: Divulgação

“Eu Capitu” foi aprovado na Seleção Petrobras Cultural e conta com recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A peça já foi apresentada em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, com lotação máxima, e depois de São Luís segue para Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Fortaleza e Manaus.

Atividades formativas

Além da apresentação do espetáculo, também serão realizadas duas oficinas em São Luís, na sexta-feira (22).

A Oficina Petrobras Eu Outra, que será ministrada por Miwa Yanagizawa, vai propor a busca da construção de fricções entre narrativas pessoais e ficcionais a partir de objetos afetivos escolhidos pelas participantes. Voltada a artistas e estudantes de teatro, a atividade será realizada das 9h às 13h, na sala de dança do Sesc Deodoro . Inscrições no link https://forms.gle/5yTXVChqyhbmQzGz5.

Para interessados em saber mais sobre os detalhes de uma produção executiva, como passos para a criação, planejamento e elaboração de um projeto cultural, será realizada a Oficina Petrobras da Ideia ao Projeto, com Felipe Valle. É das 9h às 13h, na Sala de Exposições do Prédio Fecomércio / Sesc / Senac. Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/ZWjd3uA3UfRtSsHr6.

Serviço

O quê: Espetáculo “Eu Capitu” chega pela primeira vez a São Luís
Local: Sesc Teatro Napoleão Ewerton, Avenida dos Holandeses, Quadra 24, s/n, Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, Jardim Renascença II, São Luís

Datas:

21/8 – Sessão gratuita e exclusiva para estudantes da rede pública de ensino
22/8 – 20h – Sessão gratuita aberta ao público
23/8 – 19h – Sessão gratuita aberta ao público, com audiodescrição e tradução em Libras
Ingressos: Retirada no link https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosescnapoleaoewerton
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.