O ator Mateus Honori vibra com a chegada de seu personagem em “Guerreiros do Sol”, novela original do Globoplay. Trata-se de uma história de amor em tempos de uma guerra familiar, livremente inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita, e de muitos outros casais de cangaceiros que viveram no Sertão Nordestino nas décadas de 1920 e 1930. Paixões, traição, política, vingança, dinheiro e banditismo são alguns dos temas que perpassam os capítulos, recheados de brasilidade, ação e muito romance. Mateus interpreta Lucínio.
Lucínio é amigo de longa data de Josué, protagonista interpretado por Thomás Aquino, e é coiteiro do bando, passando a atuar como informante, levando e trazendo informações valiosas sobre a volante, os coronéis e os cangaceiros. Conforme a série avança, torna-se um grande aliado de Rosa, Otília e Petúnia, interpretadas por Isadora Cruz, Alice Carvalho e Larissa Góes. Mateus também contracena com as personagens de Alinne Moraes e Teresa Fonseca.
“Gravamos no Rio, na Bahia e em Alagoas. Filmar no sertão traz para a pele a visceralidade que essa história precisa para ser contada. O chão, a poeira, o sol, os espinhos… tudo vira verdade. O texto faz mais sentido do que nunca. O suor deixa de ser cenográfico e ocorre um processo de imersão que, muitas vezes, beirou o transcendental. As revoltas e os movimentos populares sempre me interessaram. Esse movimento, tão marcante e ao mesmo tempo tão controverso, é fundamental para uma compreensão mais abrangente da nossa própria história enquanto povo”, explica Mateus.
Nordestino natural de Fortaleza, Mateus já se interessava pelo cangaço antes de vivê-lo na ficção. “Acho que, para todo nordestino, falar de cangaceiros é visitar um capítulo fundamental na construção de um povo. O fenômeno do cangaço é complexo e precisa ser abordado com profundidade e de maneira responsável, por isso me debrucei integralmente, com muita pesquisa. É uma chance de melhorar a compreensão da nossa própria sociedade”, diz.
Não é a primeira vez que o ator se envolve em uma trama que envolve a história do cangaço, em “O Cangaceiro do Futuro”, série de 2022 da Netflix, Mateus HonoriGloboplay
interpretou Jararaca. Um personagem inspirado em uma figura real que se tornou um santo popular no Rio Grande do Norte. Ele foi um cangaceiro muito famoso do bando de Lampião, era militar antes de se juntar ao grupo, e assumiu a chefia de artilharia do cangaço, sendo um dos nomes mais importantes do movimento.
“Jararaca foi um personagem muito interessante. O fim de sua vida é cercado de mistérios, e lhe são atribuídos diversos milagres, tendo se tornado um santo popular no Oeste Potiguar. Para interpretá-lo, li sua carta/confissão, visitei seu túmulo e rezei pedindo proteção e permissão. Durante a gravação de uma cena muito complicada, no sertão cearense, em que eu corria a cavalo, segurava armas e bornais, acabei caindo de maneira violenta. Apesar do acidente, não sofri um arranhão”, relembra Honori.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.