Luto

Morre o produtor cultural Wellington Reis

Wellington Reis vinha contribuindo para a cultura maranhense desde a década de 1970.

Evandro Júnior / Aladin

Atualizada em 22/07/2025 às 11h06
Wellington Reis morreu na madrugada desta terça-feira (22) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O mundo das artes maranhenses está de luto. Morreu, na madrugada desta terça-feira (22), o produtor cultural, compositor, músico e cantor Wellington Reis, artista com uma trajetória relevante no cenário cultural local. Segundo a família, a causa da morte foi uma infecção generalizada. O velório está sendo realizado na Central de Velórios, no Centro. 

Wellington Reis, que estava internado desde o mês de junho, vinha contribuindo para a cultura maranhense desde a década de 1970, quando, entre outras coisas, criou o grupo Unidos do Regional Tocado a Álcool (URTA), no bairro Madre Deus, congregando vários artistas, inclusive do Laborarte e do Coral São João. O bloco de rua se formava em frente ao Ceprama, na Rua São Pantaleão.

O produtor cultural também foi o responsável pela criação do Vagabundos do Jegue, dentro de uma linguagem dos blocos de sujo. Foi ele, também, quem criou o nome Boizinho Barrica, batizando um dos mais famosos grupos artísticos do Maranhão, nos idos de 1985.

Wellington também desenvolveu um trabalho voltado para a área da música na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o grupo Terra e Chão, que passou a liderar. Ele também teve atuação marcante na Secretaria de Estado da Cultura no governo de Roseana Sarney, como diretor de Difusão Cultural.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.