Análise e opinião

Dublagem foi só o começo: o que mais o SBT errou?

Ao tentar surfar no hype dos doramas, o SBT ignorou o que fez eles virarem fenômeno: timing e qualidade.

Gabrielle Siebra

Atualizada em 22/07/2025 às 12h47
(Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (18), foi ao ar o último episódio de "Meu Amor das Estrelas" na TV aberta, pelo SBT. A série sul-coreana de 2013 foi apontada como uma medida da emissora para concorrer com a exibição da novela 'A Viagem', pela TV Globo, e tentar surfar na onda Hallyu, com a crescente popularidade da cultura sul-coreana em nível global, abrangendo música (K-pop), dramas de TV (K-dramas), filmes, culinária, moda e beleza, entre outros.

O que o SBT não esperava (ou deveria esperar) é que o público que consome o mercado coreano é bem mais exigente do que o imaginado pela emissora. Dados da Kantar Ibope, obtidos pelo NaTelinha através de fontes do mercado, mostram que a produção sul-coreana não deixará saudade alguma para o telespectador, e muito menos para o SBT.

(Foto: Divulgação)

O fim do dorama rendeu apenas 2,1 pontos ao canal e por pouco não repetiu o recorde negativo de 2,0 pontos. Como consequência, o 'Tá na Hora' (2,2) e o 'SBT Brasil' (3,2) foram duramente afetados. A partir desta segunda-feira (21), o SBT abandonou a 'Sessão Dorama' da grade oficial e passou a exibir a novela infantojuvenil 'A Caverna Encantada' na faixa das 17h.

Entre tantos pontos a serem citados sobre o porquê da tentativa da emissora de abraçar os fãs do cinema asiático ter fracassado, muitos internautas apontam até mesmo o preconceito como uma das causas do fiasco em audiência.

Após a exibição dos primeiros episódios em TV Aberta, viralizaram nas redes sociais as escolhas de dublagem feitas pelo SBT, além da própria escolha do dorama, que foi alvo de críticas por aqueles que já acompanham as produções com mais afinco em plataformas de streaming.

Catálogo da Televisa, com duas produções sul-coreanas adicionadas recentemente. (Foto: Reprodução/Televisa.com)

Vale ressaltar que a Televisa, conglomerado mexicano de mídia e telecomunicações, conhecido por ser um dos maiores produtores de conteúdo em língua espanhola do mundo, acrescentou em sua programação dois k-dramas de sucesso: um de 2024, "Adorável Corredora", e outro de 2016, "A Fada do Levantamento de Peso, Kim Bok Joo". As produções chamaram a atenção dos internautas por serem recentes e com uma trama fácil de acompanhar.

Entre os pontos já citados pelos internautas, vale ressaltar que o ator principal de ‘Meu Amor das Estrelas’, Kim Soo-hyun, se envolveu em um escândalo desde março de 2025 (um mês antes de a "Sessão Dorama" ser mencionada como adição à programação do SBT), que envolve a morte da atriz Kim Sae-ron. Isso demonstra o pouco cuidado da emissora em analisar se seria viável exibir uma série que poderia sofrer (como sofreu) boicote.

Saiba mais: 

Apesar do fracasso de audiência e de muitas críticas, o público ainda pede para ser abraçado, apenas com uma abordagem mais inteligente.

Sendo a favor ou contra, ainda assim levanta o questionamento: como aproveitar e surfar na onda sul-coreana, respeitando o público e sendo assertivo?

Como alguém que já consome o conteúdo há pelo menos 10 anos, a resposta não é difícil: basta ver e ouvir o público que você quer atingir. Sem preconceitos, com muitas perguntas e, principalmente, de mente aberta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.