COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Rafaelle Murad é nossa capa

E mais: Fernanda Torres no júri do Festival de Veneza

PH

UM FOCO de luz na beleza e no charme de Rafaelle Murad Schmidt na festa de aniversário de sua mãe Viviane Murad. Ela é o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana 

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-----------------------------------------------------------------------

Reencontro com minha cidade

Hoje me reencontro com a cidade da minha infância. Ela está à minha espera como um pássaro sagrado. Suas ruas abertas como asas, calçadas varridas de memória, anjos da minha guarda. Suas mãos gastas pela demora, seu rosto sem lágrima, seus córregos de eterna água, te reencontrarei, cidade da minha infância, como um filho tardio, o último que retorna.

Estarás pronta, mãe que sabe a hora. Estarás forte, perfil de flor teimosa. Estarás maior, amor que não se dobra.

Infância do meu coração

Quando criança, queria tocar o céu com a mão. Lembro como fiquei impressionado quando me dei conta de que as nuvens não eram grudadas no forro azul do dia.

Perguntava qual era o mistério da Lua que estava sempre visível, por mais que sumíssemos pela estrada afora. De vez em quando, uma estrela se desprendia do vestido da noite e caía numa explosão muda de luz por trás do colégio.

O rio era um só, mas ganhava muitos batismos. As corujas dormiam de dia e ficavam postadas nos grossos moirões da cerca. O tempo alisava o campo, como um vento que a idade aprendeu a amar.

Hoje quando sinto a brisa, vento mulher, pergunto: é você, musa, natureza? Infância do meu coração.

Cosmogonia Colérica de Thiago Martins de Melo

São Luís recebe, neste segundo semestre, a primeira exposição individual de Thiago Martins de Melo, reunindo duas décadas de trajetória deste que é um dos mais importantes nomes da arte contemporânea brasileira. 

Cosmogonia Colérica, com curadoria de Germano Dushá, marca o reencontro do artista com sua cidade natal e apresenta um conjunto expressivo de obras que atravessam o campo da pintura, da escultura, do vídeo e da instalação.

A mostra será inaugurada no dia 12 de agosto e fica em cartaz até outubro, ocupando também o espaço Chão SLZ, no centro histórico da capital maranhense.

Além da exposição, a etapa educativa abrange visitas mediadas, formação de professores, palestras e oficinas, uma delas, de Desenho, pintura e processo criativo, será ministrada pelo próprio artista.

Fernanda Torres no júri do Festival de Veneza

Presidido pelo cineasta norte-americano Alexander Payne, o júri da edição 2025 do Festival de Veneza (27 de agosto a 6 de setembro) foi anunciado na sexta-feira com o resto da sua composição.

A atriz brasileira Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui começou em Veneza, no ano passado, o seu ano memorável que culminaria nos Óscares –, o cineasta iraniano Mohammad Rasoulof, o de A Semente do Fio Sagrado, o cineasta francês Stéphane Brizé, que estreou os seus dois últimos filmes, Um Outro Mundo (2021) e A Vida Entre Nós (2023), na competição do Lido, a cineasta e roteirista Maura Delpero (Vermiglio recebeu o Grande Prêmio do Júri em Veneza 2024), o romeno Cristian Mungiu, um vencedor da Palma de Ouro de Cannes por 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, e a atriz chinesa Zhao Tao, companheira e cúmplice de Jia Zhangke.

A atriz Fernanda Torres, “Globo de Ouro” de Melhor Atriz em 2025, vai ser jurada do Festival de Veneza deste ano

Eclipse solar total

O eclipse solar total mais longo já registrado na história está previsto para ocorrer em 16 de julho de 2186. Mesmo faltando mais de 150 anos para o evento, o fenômeno já chama a atenção de cientistas e entusiastas da astronomia ao redor do mundo.

De acordo com as estimativas da NASA, a fase total do eclipse deve durar 7 minutos e 29 segundos, superando qualquer outro registrado nos últimos 12 mil anos.

A duração recorde de 2186 será possível graças a um raro alinhamento de condições astronômicas específicas, incluindo a distância ideal entre a Terra, a Lua e o Sol.

Eclipse solar total...2

Para se ter uma ideia da magnitude, o eclipse total mais longo presenciado até hoje ocorreu em 2009 e durou 6 minutos e 39 segundos.

O eclipse de 2024, mais recente, teve uma totalidade de 4 minutos e 20 segundos.

O mais breve da história, por outro lado, foi registrado em 919 d.C., com apenas 9 segundos de duração.

O fenômeno será visível principalmente sobre o oceano Atlântico, mas também poderá ser observado em algumas regiões da América do Sul e da África Ocidental.

Os locais mais favoráveis para a observação incluem o Brasil, especialmente na região Norte, a Guiana Francesa, partes do Caribe e países da África Ocidental, como Gana, Togo e áreas vizinhas.

Os cálculos astronômicos já definiram com precisão o percurso e a visibilidade do eclipse. A totalidade, quando a Lua cobre completamente o Sol, será visível principalmente na América do Sul, passando por países como Colômbia, Venezuela e Guiana.

A expectativa é de que essas regiões atraiam astrônomos e observadores de todo o mundo, tornando-se o principal ponto de observação global do fenômeno.

Clube de Pontos

O Grupo Potiguar lançou o Clube de Pontos Potiguar, exclusivo para clientes que utilizam o site e o aplicativo da rede. Ao se cadastrar no site ou no aplicativo da empresa, o cliente já começa a fazer parte do clube. 

A partir desse momento, cada real gasto gera um ponto acumulado. Mas o programa vai além: os consumidores também ganham 100 pontos ao realizar o primeiro cadastro e um bônus especial de 200 pontos no mês do aniversário.

Após a solicitação da troca, o cliente recebe o cupom por e-mail e pode utilizá-lo na próxima compra. Mas os cupons não são cumulativos com outras promoções e têm condições específicas para uso, como valor mínimo de compra. 

DE RELANCE

Um pedaço de paraíso

Quando se fala em Portugal, é quase automático pensar em Lisboa, com seus azulejos coloridos e bondes amarelos, ou no charme histórico de Porto, às margens do rio Douro.  Mas o país vai muito além de suas cidades continentais.

Em pleno Oceano Atlântico, dois arquipélagos portugueses guardam alguns dos cenários mais surpreendentes da Europa – ainda pouco visitados por brasileiros. Com uma natureza exuberante, Açores é o tipo de lugar que te faz respirar fundo e pensar “é disso que eu precisava!” – crateras viram lagos, vacas dividem espaço com miradouros e o tempo corre no ritmo das nuvens. 

Já a Ilha da Madeira é um pedaço de paraíso atlântico e montanhas, que une desde passeios de aventura na natureza selvagem a descanso com direito a uma vista imperdível.

Separadas por cerca de 1.000 quilômetros de oceano, essas ilhas oferecem viagens totalmente diferentes entre si – mas igualmente encantadoras. E o melhor: com acesso fácil a partir do continente europeu, voos regulares e boa estrutura turística.

Ilha da Madeira

Para quem busca tranquilidade sem abrir mão de paisagens naturais arrebatadoras, a Ilha da Madeira é uma alternativa certeira aos destinos europeus mais convencionais.

Localizada em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 1h40 de voo de Lisboa, a ilha tem se consolidado como um refúgio ideal para quem quer se reconectar com a natureza e ainda saborear o melhor da gastronomia portuguesa – tudo isso com o charme de um cenário que mistura tradição, modernidade e paisagens exuberantes, que incluem penhascos dramáticos, trilhas cinematográficas e uma floresta que é patrimônio da humanidade.

Não por acaso, a Madeira foi eleita seis vezes consecutivas o melhor destino insular do mundo pelo prêmio World Travel Awards. 

Na única fez que visitei a ilha, graças à hospitalidade do saudoso executivo hoteleiro José Dias, fui apresentado aos melhores quitutes da culinária portuguesa preparados por Dona Maria Dolores Aveiro, mãe do maior jogador nascido em Portugal, o icônico Cristiano Ronaldo, então com 17 anos, mas já com pose quem viria a ser uma lenda do futebol.

A cidade de Funchal, capital da Madeira, transforma-se completamente durante as festas do fim de ano. As ruas são iluminadas por milhares de luzes natalinas, e as fachadas das casas e lojas ganham decorações encantadoras. No dia 31 de dezembro, o porto do Funchal torna-se o epicentro da celebração e enche-se de pessoas que querem assistir ao espetáculo

Um arquipélago com alma e história

Madeira é a principal ilha de um arquipélago vulcânico composto ainda por Porto Santo (também habitada), além dos grupos Desertas e Selvagens, que formam áreas de preservação ambiental. Toda essa região é marcada por um relevo montanhoso, vales profundos e um litoral recortado que abriga piscinas naturais e enseadas escondidas.

A joia do arquipélago é a Floresta Laurissilva, que cobre boa parte da paisagem e guarda espécies endêmicas da flora e fauna atlântica. Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, ela pode ser explorada por trilhas que acompanham antigos canais de irrigação conhecidos como levadas – um sistema com mais de 800 km, construído há séculos para conduzir água da costa norte até o sul da ilha.

Programas imperdíveis

A ilha oferece um cardápio completo de experiências – a maioria ao ar livre e com vistas inesquecíveis.

Caminhar pelas levadas e veredas: as trilhas ao longo das levadas são uma das marcas registradas da ilha. Elas variam de rotas suaves a caminhadas mais exigentes, como a travessia entre os Picos do Areeiro e Ruivo, que passa por paisagens de outro planeta. Já a Levada do Caldeirão Verde, ideal para iniciantes, cruza florestas densas e cachoeiras até chegar a uma lagoa de águas cristalinas.

Outra opção é a Vereda da Ponta de São Lourenço, no extremo leste da ilha. A trilha percorre um terreno árido e rochoso, contrastando com o verde do restante da ilha, e termina em um mirante com vista para o mar – onde é possível até mergulhar.

Poluição sonora

São Luís está se tornando a capital da poluição sonora, com os escapamentos abertos, principalmente de motos e caminhões urbanos. Ensurdecedor! Mas as buzinas automotivas carregam um outro aspecto da agressividade, do xingamento, da tentativa de ver o direito de ir e vir a partir do eu.

Se o trânsito pára, mão na buzina. Creio que uma ideia para amenizar o problema seria a proibição destas e a sua substituição pelas antigas buzinas de bicicleta do tipo “trim-trim”.

Seria um alívio para os pedestres, moradores, bichinhos, crianças autistas, enfermos em hospitais, além de ser mais simpático, lúdico!

Quem sabe a Ilha do Amor ficaria mais feliz!...

Cabelo grisalho

Em nossa sociedade, o cabelo grisalho muitas vezes é interpretado como um sinal incontestável de envelhecimento. Embora alguns abracem os fios prateados como uma insígnia de maturidade e distinção, outros veem neles um lembrete indesejado do passar dos anos, associando-os a uma perda de vitalidade, beleza e até credibilidade em ambientes profissionais.

É neste contexto que ele surge como um farol de esperança, oferecendo uma alternativa natural e eficaz para aqueles que desejam retomar a cor original dos cabelos, revitalizando não apenas a aparência, mas também a autoestima.

Cabelo grisalho...2

Diante desse cenário, o Ruby Ruby Pure Hair™ se destaca como uma revolução no cuidado capilar. Este shampoo em barra não apenas limpa e nutre o cabelo, mas também ativa a produção natural de melanina, revertendo gradualmente o embranquecimento dos fios.

Com sua fórmula rica em ingredientes naturais e sustentáveis, o Ruby Pure Hair™ promove uma transformação profunda, devolvendo aos cabelos a cor e o vigor da juventude.

Flores enfeitaram a despedida, por aposentadoria, da desembargadora Oriana Gomes, do Tribunal de Justiça do Estado

Para escrever na pedra:

“Se todo o ano fosse de férias alegres, divertirmo-nos tornar-se-ia mais aborrecido do que trabalhar”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Exportações: setor de defesa exportou US$ 1,31 bilhão no primeiro semestre. Indústria nacional comercializa com 140 países.

Tensão diplomática: Lula volta a criticar tarifaço e diz que vai tributar empresas de tecnologia dos EUA. Presidente reivindicou soberania do Brasil e afirmou que Donald Trump não foi eleito para ser o “imperador do mundo”. Casa Branca rebateu a declaração.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.