COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Roseana reinicia semana do 'Vamos Festejar'

E mais: Hotel Ipanema Plaza será leiloado

PH

A deputada federal Roseana Sarney comanda nesta quinta-feira o início da segunda semana do “Vamos Festejar”, no Convento das Mercês

------------------------------------------------------------------------------

Tarifaços de Trump tornam os EUA menores

Se Donald Trump conhecesse um pouco de relações internacionais perceberia como seu slogan MAGA (Make America Great Again) tem, potencialmente, um efeito inverso.

Os Estados Unidos não estão se tornando maiores de novo. Ao contrário, a América está se apequenando em eixos que a tornaram, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, a grande potência global.

Quando se utiliza a métrica da paridade de poder de compra, a China ultrapassou os EUA como maior economia do mundo em 2013, conforme o Banco Mundial (Bird). Nesta semana, um relatório de 91 páginas chamado The Price of Retreat: America Cedes Global Leadership to China, apresentado por senadores democratas no Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, revelou como a vacância americana na diplomacia, com cortes drásticos no Departamento de Estado, e em programas como o USAID por parte da administração Trump abriram espaço para uma expansão da influência chinesa.

Como em política não há vácuo de poder, a China está preenchendo o vazio. Logo após cortes, Pequim passou a financiar vacinas, programas alimentares e cooperação em saúde em países da África (Uganda, Zâmbia), Ásia e América Latina.

As tarifas sobre aliados tradicionais, como a que agora se apresenta, e cortes em programas de intercâmbio científico têm afetado parcerias, abrindo espaço ao avanço chinês.

Maior potência econômica atual

Um levantamento do Pew Research Center, de Washington, divulgado na terça-feira, mostra que uma média de 41% dos entrevistados em 25 países vê a China como a maior potência econômica atual, contra 39% que avaliam ser os EUA.

Há dois anos, os EUA lideravam com 41%, contra 33% da China.

No Brasil, os EUA ainda lideram, com 40% (queda de dois pontos em relação a 2023) contra 36% da China (aumento de seis pontos).

Sem dúvidas, os EUA ainda são a maior potência em termos nominais na economia – e a única superpotência global em termos militares, como ficou evidente no ataque ao Irã recentemente.

Mas o mundo não é mais como na Guerra Fria. No cenário atual, poder não se traduz apenas em porta-aviões ou dólares circulando – mas em presença, influência e capacidade de articulação global.

O slogan de Trump pode até ecoar entre seus seguidores, mas, na prática, está tornando a América menor – e a China, maior.

Soberania do Brasil

A carta de Donald Trump a Lula citando as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) como “violação fundamental da liberdade de expressão” e as críticas às ações do ministro Alexandre de Moraes têm dividido a opinião dos brasileiros sobre a interferência do americano na soberania do Brasil.

O ministro aposentado do STF, Carlos Ayres Britto, analisa as declarações de Trump e a ameaça de tarifaço.

“O primeiro princípio das relações internacionais do Brasil, o artigo 4º, número 1 da Constituição, portanto, é o da independência, da soberania nacional. E o presidente da República, Luiz Inácio (Lula) da Silva, não falou de represália, falou de reciprocidade, está agindo segundo os termos do artigo 4º: independência nacional, prevalência dos direitos humanos, etc., mas tudo começando com independência. Ou seja, soberania do país como um todo, autodeterminação dos povos, não intervenção, igualdade entre os Estados. O presidente da República, em princípio, está certo. Até porque está defendendo princípios, literalmente, da Constituição Federal” – falou o exd-ministro.

Transição energética

São Luís vai se tornar a capital do debate sobre transição energética nos dias 22 e 23 de julho, com a realização do I Fórum de Energias Renováveis Maranhão 2025, no Multicenter Sebrae.

Trata-se de um evento inédito e que vai reunir na capital maranhense empresas integradoras, profissionais, investidores, gestores públicos e representantes de instituições reguladoras em dois dias de intensas trocas de conhecimento e oportunidades de negócios. Será também uma vitrine para o que há de mais inovador no mercado de energia solar, eólica, PCHs e tecnologias limpas.

E dentro de uma programação diversificada, sobre as questões mais relevantes referente à transição energética, não poderia faltar um debate sobre a agenda ESG (sigla em inglês para questões de Meio Ambiente, Social e Governança).

Transição energética...2

Esse tema será abordado no Painel 4 do Fórum, no dia 22 de julho às 19h30.

Adriana Vieira, sócia da InterMídia Comunicação Integrada, especialista em Gestão da Reputação e em ESG pelo IBMEC, será a mediadora desse painel.

Ela começará abordando a relação direta entre ESG, Reputação e Sustentabilidade.

Em seguida, o coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection, Paulo Renato Lemos, vai apresentar um “case” maranhense que demonstra na prática o que Adriana Vieira fala na teoria: ESG é um ativo reputacional forte e diferenciado, que vai garantir a competitividade no ambiente global e local de negócios que visam ser sustentáveis.

O Coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection Renato Lemos e a especialista em Gestão da Reputação & ESG Adriana Vieira estarão juntos no Painel sobre “ESG & Sustentabilidade”, no I Fórum de Energia Renováveis do MA, dia 22.07 às 18h30 no Multicenter Sebrae

DE RELANCE

Hotel Ipanema Plaza será leiloado

Fechado desde 2017 após uma disputa societária, o tradicional Hotel Ipanema Plaza, na esquina das ruas Farme de Amoedo e Prudente de Morais, em Ipanema, acaba de ser oficialmente declarado de utilidade e interesse públicos pela prefeitura do Rio.

O imóvel, que já chegou a ser avaliado em R$ 200 milhões no mercado imobiliário, será desapropriado para leilão para “renovação urbana”, segundo decreto publicado no Diário Oficial pelo prefeito Eduardo Paes.

Com 140 suítes e um terraço com piscina que por anos atraiu turistas, o edifício está ocioso há quase uma década.

O decreto municipal estabelece que o imóvel, localizado no número 34 da Rua Farme de Amoedo, e onde este Repórter PH se hospedou várias vezes, será alienado por meio de leilão público.

Morre um grande amigo

O empresário Armindo Denardin, fundador do Grupo Mônaco, morreu ontem, quarta-feira (16) aos 79 anos, em São Paulo.

Natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, foi uma liderança política e empresarial e, também, prefeito de Altamira, no Pará, e deixou um grande legado apoiando projetos de infraestrutura e desenvolvimento da região da Transamazônica e Xingu.

O Grupo Mônaco divulgou uma nota de pesar: “Empresário visionário, líder admirado e ser humano inspirador, Armindo construiu um legado que vai muito além dos negócios. Um legado que moldou a história do nosso grupo e impactou a vida de todos ao seu redor. Sua trajetória de coragem, ética e dedicação seguirá como referência e inspiração para as futuras gerações”.

A convite de Denardim, este Repórter PH foi o responsável pela festa de implantação de uma filial do Grupo Mônaco em São Luís.

Um talento prematuro

O jovem ator inglês Owen Cooper, de apenas 15 anos, entrou para a história do Emmy 2025 ao se tornar o indicado mais jovem na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em minissérie.

A indicação veio pelo seu papel na série da Netflix “Adolescência”, na qual interpreta, de forma magistral, Jamie Miller, um garoto de 13 anos acusado de assassinato.

A minissérie, que conquistou público e crítica, trouxe a Cooper seu primeiro trabalho profissional e um reconhecimento internacional precoce. Ele disputa o prêmio ao lado de nomes como Javier Bardem ("Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", da Netflix), Bill Camp e Peter Sarsgaard (ambos de "Acima de qualquer suspeita", da Apple TV+), Rob Delaneyd ("Morrendo por sexo", do Disney+) e Ashley Walter, seu colega de elenco.

Owen foi escolhido para o papel entre 500 candidatos após testes conduzidos pelo diretor de elenco Shaheen Baig. Natural de Warrington, Inglaterra, o jovem ator começou na atuação como hobby. Sua maior inspiração nas telas é Tom Holland, que aos 16 anos já impressionava no filme “O Impossível” (2012).

Parkinson e pesquisa

Tome nota: o Grupo de Pesquisa em Arte do Movimento e Expressão Corporal com Terapias Alternativas (Gameta) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está selecionando voluntários para participar de projeto e estudo científico voltado para pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson. A iniciativa integra o projeto “Flui Parkinson”, que propõe o uso de terapias alternativas baseadas na arte do movimento e na expressão corporal como forma de promoção da saúde e bem-estar.

O público-alvo são pessoas a partir dos 50 anos que tenham diagnóstico de Parkinson, não estejam praticando exercícios físicos regularmente e tenham disposição para dançar e se divertir.

A proposta busca não apenas investigar os efeitos das práticas corporais na qualidade de vida, mas também oferecer uma vivência acolhedora e prazerosa por meio da dança e da expressão artística.

A participação é voluntária e totalmente gratuita.

Luciano Gomes com o padre capuchinho João Franco, Italiano, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Para escrever na pedra:

“Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente torna-se mais uma”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Contas públicas: Lula obtém vitória no STF, mantém alta do IOF e veta criação de cadeiras de deputado. Em novo round da briga com o Congresso, o Planalto assegurou o aumento do imposto e impôs outro revés ao Legislativo ao barrar a abertura de 18 vagas.

Fraude no INSS: Já aderiram ao acordo com o INSS quase 340 mil aposentados e pensionistas; devolução de descontos indevidos começa dia 24.

Contra calotes: cartórios lançam “Conta Notarial”. Ferramenta assegura que valores só sejam liberados após cumprimento de cláusulas contratuais.

Guitarra: a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reconhece a guitarrada  como manifestação da cultura nacional. A proposta ainda depende da sanção presidencial.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.