SÃO JOÃO DO MARANHÃO

Conheça as ações estaduais que marcaram o São João do Maranhão 2025

Espaços Mais Renda, Armazém do Empreendedor e a Pesquisa de Demanda Turística foram algumas das ações em destaque.

Na Mira

Atualizada em 14/07/2025 às 17h00
O Armazém do Empreendedor oportuniza visibilidade a micro e pequenos empreendedores locais. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Com centenas de atrações, cerca de 60 dias de festa e milhares de pessoas nos arraiais espalhados por São Luís e pelo interior do Estado, o São João do Maranhão 2025 vai ficar na memória de maranhenses e turistas pela diversidade cultural, alegria e tradição. Mas a festa mais popular do Maranhão também ganhou na edição deste ano uma série de serviços e ações promovidos por órgãos ligados à administração pública estadual.

A programação oficial promovida pelo Governo do Estado também garantiu a presença de ações de desenvolvimento social, geração de renda e de estímulo à comercialização de produtos genuinamente maranhenses para os principais arraiais do estado.

Como vem acontecendo em todos os grandes eventos estaduais, uma das ações carro-chefe desenvolvidas pela gestão estadual no São João 2025 foi a instalação de espaços para vendas de comidas e bebidas comercializados por beneficiários do programa Mais Renda.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa Mais Renda oportuniza a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade.

Para o São João deste ano, a Sedes instalou espaços do Mais Renda em seis arraiais da Grande Ilha de São Luís e, ao todo, 91 beneficiários do programa utilizam as festas juninas para ampliar a renda familiar.

"O São João do Maranhão é a valorização da nossa cultura e também uma oportunidade concreta de geração de renda para milhares de famílias maranhenses. Desde o início das festividades, 91 beneficiários do programa Mais Renda já tiveram a oportunidade de vender seus alimentos nas praças de alimentação dos arraiais, garantindo comida de qualidade e movimentando a economia popular”, pontua o titular da Sedes, secretário Paulo Casé.

Foram instalados espaços do Mais Renda nos arraiais do Ipem, Vila Palmeira, Assembleia, Arena Castelinho, Arraial da Inclusão e no Maracanã. “Aproveito para reforçar que o Arraial do Ipem segue até o dia 13 de julho e o Arraial da Vila Palmeira vai até o dia 17, então, ainda dá tempo de curtir o São João e valorizar o trabalho de quem está empreendendo com dignidade", destacou Paulo Casé.

Armazém do Empreendedor
 

O Armazém do Empreendedor oportuniza visibilidade a micro e pequenos empreendedores locais. (Foto: divulgação)


Outra ação estadual que mais uma vez marcou presença nas festas juninas foi o Armazém do Empreendedor, iniciativa gerenciada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc). Pelo segundo ano consecutivo, o Armazém do Empreendedor do Maranhão, ação que fomenta o empreendedorismo, participa do Arraial do Ipem.

O espaço oportuniza visibilidade a micro e pequenos empreendedores locais. Ao longo de toda a temporada junina, o espaço contou com mais de 200 empreendedores, em esquema de revezamento, recebendo milhares de visitantes e repetindo o sucesso da participação de 2024.

“Este ano, nós dobramos a quantidade de empreendedores beneficiados com o Armazém do Empreendedor no Ipem. São artesãos, empresários do ramo de serviços, moda e gastronomia, que ao longo desses 30 dias puderam divulgar amplamente seu trabalho e tudo gratuitamente, pois o espaço é cedido pelo Governo”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.

Receptivo Junino no aeroporto, artesanato e atendimento ao turista

Receptivo Turístico Junino no Aeroporto Internacional de São Luis. (Foto: Gilson Ferreira)

Quem também mobilizou equipes para o São João do Maranhão foi a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA), que atuou durantes o período junino em quatro frentes de trabalho: pesquisa de demanda turística, artesanato, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e no Receptivo Turístico Junino no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís.

Dados da Setur apontam que somente no CAT instalado no Arraial do Ipem, foram realizados 241 atendimentos entre os dias 14 e 06 de junho. Em todo o Maranhão, os CAT’s atenderam 4.936 pessoas, sendo que 715 delas foram turistas de fora do Brasil.

Já o Receptivo Turístico Junino, realizado nos dias 5, 13 e 20 de junho, contabilizou a entrega de 3.200 brindes a visitantes (incluindo matracas), com a presença de seis atrações folclóricas locais, impactando 7,2 mil pessoas durante todo o período da ação.

Artesanato maranhense marcou presença nos arraiais em 2025. (Foto: divulgação)


Para impulsionar a venda e produção do artesanato maranhense, a Setur coordenou a comercialização de peças artesanais típica do estado em pelo menos três arraiais da Grande Ilha, gerando um total de 2.222 peças artesanais vendidas e movimentação econômica estimada em R$ R$ 84.787,00.

Pesquisa de Demanda Turística

Equipe da Setur responsável pela Pesquisa de Demanda Turística. (Foto: divulgação)


Outra iniciativa desenvolvida pela Setur/MA foi a Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).

O estudo foi aplicado durante o período junino, com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes, avaliar a satisfação geral e contribuir com o planejamento de futuras ações de promoção do turismo cultural no estado.

A pesquisa foi realizada nos dias 14, 15, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de junho, nos principais arraiais da capital maranhense, como o Arraial do Ipem e o Bumba Meu São João, no Castelinho.

Um dos números aferidos por meio da pesquisa foi a taxa de satisfação dos turistas com as festas juninas maranhenses. De acordo com o estudo, 95% dos visitantes manifestaram o desejo de retornar ao Maranhão no período do São João.

A pesquisa aponta ainda que 85,96% dos entrevistados consideraram a programação excelente ou boa (aumento de 6%), 77,52% aprovaram os atrativos naturais e 91,01% elogiaram a sinalização e a estrutura dos arraiais.

"Esse crescimento no índice de satisfação é uma resposta direta ao esforço coletivo que nós, juntamente com o Governo do Estado, temos feito para melhorar a experiência dos visitantes. O São João é mais do que uma festa, é algo que movimenta a nossa cultura, o comércio e traz cada vez mais visitantes", avalia a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Segurança, saúde e comunicação

SSP reforçou a segurança nos arrais com uso de policiamento ostensivo e tecnologia. (Foto: divulgação)


O São João 2025 também contou com ações de outras secretarias e órgãos de governo, como por exemplo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que garantiu reforço à segurança em todos os arraiais espalhados pelo Maranhão. Mais de 5.500 agentes da segurança pública foram mobilizados para atuar durante as festas juninas.

Além disso, a SSP utilizou drones para prevenção e repressão a eventuais ocorrências, e bases de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial reforçarão a segurança nos três maiores arraiais da capital maranhense.

“Reforçamos o efetivo policial e ampliamos o uso de tecnologia, com câmeras inteligentes de videomonitoramento e reconhecimento facial nos arraiais oficiais, tanto internamente quanto no entorno. O trabalho tem resultado em prisões pontuais, com a identificação de suspeitos em meio à multidão, sem comprometer o clima de alegria e celebração”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

Na área da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou a assistência à população com ações de saúde nos principais arraiais da capital promovidos pelo Governo do Maranhão. A iniciativa garantiu atendimento de urgência no Bumba Meu São João, no Castelão, e oferta de vacinação no Arraial do Ipem.

Outro órgão estadual presente na festa foi a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), que teve cobertura permanente da rádio Timbira no arraial do Ipem e direcionou equipes de reportagens para cobertura dos eventos juninos nos principais pontos de festividades juninas. O conteúdo audiovisual e fotográfico vem sendo disponibilizado nas redes sociais do Governo do Maranhão na internet, incluindo o canal oficial no YouTube (www.youtube.com/governoma).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.