Espetáculos e outras atividades

Caravana 'Arte por Toda Parte' inicia programação gratuita neste sábado

Evento será realizado nos municípios de Açailândia e Santa Inês.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 12/07/2025 às 12h13
'Arte por Toda Parte' inicia programação gratuita neste sábado (12) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O projeto ‘Arte por Toda Parte’ passará pelos municípios de Açailândia e Santa Inês deste sábado (12) até o dia 20 de julho. A turnê especial do projeto, voltado principalmente para crianças, jovens e famílias, celebra a sua segunda edição novamente destacando atividades voltadas à sensibilização artística e à formação de público, com espetáculos teatrais, shows musicais, oficinas e grafite.

No município de Açailândia, todas as atividades ocorrerão nos espaços do Teatro Municipal Seis de Junho. A temporada inicia neste sábado (12) com o Grupo de Dança Ballet Folclórico e a apresentação da “Rainha Adukê, Coroando a Cultura Popular”, a partir das 19h. Na área externa do teatro, com o Ônibus-Palco da caravana, às 20h, o público açailandense poderá conferir o espetáculo “Autômato”, por Orlângelo Leal, diretamente de Itapipoca (CE), além de performances e show musical com artistas de Açailândia na “Noite do Rock”.

No domingo (13), a noite será ainda mais plural: com o espetáculo “Bicho Alumbroso nas entranhas do encanto”, da Trupe Motim, de Quixeré (CE), às 19h. Ao redor do teatro, a partir das 20h, diversas atrações animam Açailândia: artistas locais em destaque, tanto na Batalha dos Cria – Duelo de MC´s e Poesia Marginal, quanto em shows, como no Koimbra Pocket Show e no Ana Pérola Acústico, seguidos pelo show musical “Caminhos do Pife - Pife pro Mundo”, de Guaramiranga (CE).

 Já nos dias 14 e 15 de julho, a programação será no período da manhã e tarde. Nos dois dias, no Anfiteatro da Praça da Cultura, a partir das 9h, será ofertada a oficina “Como Nasce uma Canção? A Coragem de Compor”, com Orlângelo Leal. No mesmo horário, o artista Chico Henrique comanda a oficina “Teatro de Bonecos e Formas Animadas”, no Teatro Seis de Junho.

 No período vespertino, duas sessões especiais serão apresentadas às 14h, no Teatro Seis de Junho: na segunda-feira (14), uma nova sessão do espetáculo “Autômato”, por Orlângelo Leal; já na terça-feira (15), uma apresentação inédita do “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim. E ao longo dos quatro dias de programação, o público acompanhará as atividades de intervenção visual de grafite da artista açailandense Lea Pac, no espaço externo do teatro.

 Já na cidade de Santa Inês, as atividades culturais ocorrerão de 17 a 20 de julho, em diversos espaços do município, como Praça da Juventude, Escola Terezinha Lopes, Praça do Idoso e Povoado Barradiço. Ao longo dos quatro dias, uma ação de intervenção visual de grafite da artista cearense Eden Loro poderá ser conferida no muro da Escola Municipal Terezinha Lopes.

Coletivo

A unidade escolar, inclusive, é o ponto de partida das ações no dia 17 de julho (quinta-feira), com a apresentação do Coletivo FUSCIRCO (CE) e o espetáculo “Aventuras Malabarísticas – Diversão e Aprendizado em Movimento”, a partir das 14h. No mesmo dia, às 8h, ocorre também a “Prática de Conjunto para Bandas”, com a dupla Samuel Furtado e Juan Torquatro – no Colégio Militar Tiradentes, ambas as atividades também serão realizadas na sexta (18). Às 20h, o espetáculo “Bicho Alumbroso nas entranhas do encanto”, da Trupe Motim, na Praça do Idoso, no bairro Angelim - no mesmo horário, no dia seguinte, no Povoado Barradiço, será apresentado ao público o espetáculo “A Risita”, também do Coletivo FUSCIRCO.

 No fim de semana, a noite de Santa Inês será de muito brilho, encanto e, claro, muita arte no Parque da Cidade com as atividades do Ônibus-palco do projeto, a partir das 19h. No sábado (19), a programação contará com: Fanfarra do Colégio Militar Tiradentes; o espetáculo “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim; performance do Balé Indígena Guasu Guaraní, de Santa Inês; e show musical “Caminhos do Pife - Pife pro Mundo”.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Vale, Arte por Toda Parte conta com o apoio da TUBOARTE das prefeituras de Açailândia, Santa Inês e Parnaíba, do Complexo Cultural Porto das Barcas, produção da Iluminura e Indústria da Arte, patrocínio do Instituto Cultural VALE por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e realização da Casa de Teatro Dona Zefinha, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.