Tradicional festa

Tradição e devoção: moradores, brincantes e grupos de bumba meu boi celebram São Marçal no João Paulo

Celebração em homenagem ao santo ocorre o dia todo, com previsão de encerramento por volta da 0h.

Beatriz Costa / Imirante.com

Atualizada em 30/06/2025 às 09h21
Festa de São Marçal no João Paulo. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Nas primeiras horas desta segunda (30), o som contagiante das toadas ecoou pela avenida principal do João Paulo, batizada em homenagem ao santo São Marçal. A data, tradicionalmente comemorada no dia 30 de junho, atrai diversos grupos de bumba meu boi, que celebram o santo.

Moradores, brincantes e grupos de bumba me boi se reuniram para prestar homenagens ao santo, com direito ao som das matracas. Durante o dia todo, a fé e a devoção marcam o dia de São Marçal em coreografias e cantorias.

A festa ocorre o dia todo, com previsão de encerramento por volta da 0h.

Ao todo, cerca de 28 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca devem se reunir na via, celebrando o santo. A programação segue o dia todo, com previsão para encerrar por volta da 0h.

Trânsito alterado

Durante esta segunda-feira (30), o trânsito nas regiões próximas à Praça São Marçal, no bairro João Paulo, sofre alteração, em razão das celebrações do tradicional festejo. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizam ações de disciplinamento e fiscalização na área.

Os ônibus do sistema de transporte público de São Luís, que circulam pelo João Paulo, terão os itinerários modificados de acordo com os desvios programados, até o fim das festividades na Avenida São Marçal. Veja as mudanças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.