PH: Casal animado na Festança
E mais: Hoje é Dia de São Marçal
Hoje é Dia de São Marçal
No dia 30 de junho, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Marçal, venerado como padroeiro da cidade de Limoges, na França, e também como protetor dos bombeiros.
Ele é ainda associado ao desapego, ao povo das águas e às mulheres das marés.
A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã.
Hoje é Dia de São Marçal...2
Diariamente, a Igreja católica dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.
São Marçal de Limoges, além de venerado como protetor dos bombeiros, é uma figura de devoção em regiões litorâneas e entre comunidades tradicionais.
Sua memória é lembrada com festas e manifestações culturais, especialmente no Maranhão, onde a data é celebrada com folguedos como o Bumba-Meu-Boi.
Oração de São Marçal
“Bendito sejais, Senhor Deus de misericórdia, que sois o autor de todo o Universo e que no Vosso Filho Jesus Cristo nos confiastes o mandamento do amor.
Dignai-Vos, abençoar os nossos Bombeiros Voluntários, que entregam a sua vida ao serviço da vida daqueles que estão em grande perigo e fazei que Vos possam servir, com todo o seu coração e com todas as suas forças, nas pessoas que auxiliam e, por intercessão de São Marçal, sejam protegidos de todos os perigos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”
Sarney no Instagram
Aos 95 anos, o ex-presidente da República José Sarney está no Instagram. Aposentado das disputas eleitorais desde 2015, quando encerrou seu último mandato, como senador pelo Amapá, o ex-Presidente, que também foi senador e governador do Maranhão, passou a ter conta na rede social desde 14 de junho. Nessas últimas duas semanas, seu perfil acumulou quase 40 mil seguidores.
Nas postagens, Sarney traz fotos e declarações à esposa, dona Marly, 92 anos, aos filhos, netos e bisnetos. O ex-presidente também faz reflexões, como por exemplo, do seu livro preferido, Dom Quixote, e sobre o avanço da tecnologia.
– Novo nas ideias, novo nos desejos, pensando no futuro – disse o ex-Presidente em vídeo gravado na última quinta-feira, para agradecer aos seguidores. “Seja bem-vindo a esta minha tentativa de conversar com vocês e ser mais novo”, diz Sarney, na abertura do vídeo. 'Fiquem certos de que estou lendo todos os comentários e recebo tudo com muito carinho', escreveu.
O ex-presidente segue, por enquanto, apenas sete perfis – entre eles, o do presidente Lula.
China e parceria
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) assinou acordo de cooperação com o South-North Institute of Sustainable Development, baseado em Pequim, para juntos estudarem os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola e no comércio entre Brasil e China.
Um dos objetivos a curto prazo é desenvolver recomendações para a agricultura tropical sustentável na COP 30, com foco na adaptação dos sistemas produtivos, ao mesmo tempo em que se promove a manutenção da integridade de ecossistemas como a Amazônia e o Cerrado.
Desde 2009 a China é o maior parceiro comercial do Brasil, somando cerca de um terço das exportações brasileiras. A soja é a commodity mais demandada e o país asiático também tem sido destino cada vez maior para a carne brasileira.
Ecocídio e projeto
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, elaborou um projeto de lei que tipifica o crime de “ecocídio”, para punir pessoas e organizações que cometerem crimes ambientais em grande escala.
O texto está sendo avaliado pela Casa Civil da Presidência e, em caso de aval, deve ser enviado ao Congresso Nacional.
A proposta tem como ponto central responsabilizar aqueles que provocarem destruição em massa de ecossistemas e causarem danos contínuos ao clima, à biodiversidade, aos recursos naturais, à saúde pública e ao modo de vida de populações humanas e animais que residem nos locais.
Ecocídio e projeto...2
As penas, de acordo com o texto do projeto, podem chegar a até 40 anos de prisão em regime fechado, além de multa nos casos de gravidade mais elevada.
Situações consideradas menos graves seriam punidas a partir de cinco anos de prisão.
A redação também tipifica como ecocídio o desmatamento ilegal de áreas de preservação ambiental, grandes incêndios florestais e o lançamento de resíduos que possam prejudicar a saúde.
DE RELANCE
Brasil, palco das autocracias
The Economist, a bíblia do liberalismo, lançou mais um petardo contra o governo Lula. Em texto no final de semana, intitulado “Presidente brasileiro perde influência no Exterior e é impopular em casa”, a revista britânica diz que o petista colocou o país no mapa, mas não se adaptou a um mundo em transformação.
A Economist, que vem criticando o governo nas últimas semanas em diferentes espaços da publicação, avalia que, grosso modo, o Brasil escolheu o lado errado da História. “Em 22 de junho, horas após os EUA atacarem instalações nucleares iranianas com enormes bombas destruidoras de bunkers, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou um comunicado. Afirmou que o governo brasileiro condena veementemente o ataque americano e que as ofensivas foram uma violação da soberania do Irã e do direito internacional”.
Brasil, palco das autocracias...2
A revista destaca que essa linguagem “agressiva” colocou o Brasil em “desacordo com todas as outras democracias ocidentais, que ou apoiaram os ataques ou apenas expressaram preocupação”.
O próximo “momentum Brazil” já está telegrafado: em julho, mês que começa amanhã, o país vai sediar o encontro dos Brics, que tem se tornado, cada vez mais, um bloco de nações anti-EUA, iliberal e palco de regimes autocráticos.
No tapete vermelho, por aqui, estarão delegações de China, Rússia e... Irã.
Prevista para os dias 6 e 7 de julho, no Rio, a Cúpula do Brics ocorrerá sem a presença de Xi Jinping e de Vladimir Putin. A ausência do russo já era esperada, pois ele é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), devido à deportação de centenas de crianças da Ucrânia. Vai participar da reunião por videoconferência e enviará ao Brasil o chanceler Sergey Lavrov. Já o presidente da China será substituído pelo primeiro-ministro Li Qiang. O Brasil exerce a presidência do grupo em 2025.
Bolsonaro pede maioria no Congresso
– Me deem 50% da Câmara e 50% do Senado, que eu mudo o destino do Brasil. E digo mais: nem eu preciso ser presidente. O Valdemar (Costa Neto) me mantendo como presidente em honra do Partido Liberal, nós faremos isso por vocês – discursou.
Bolsonaro mencionou que essa condição daria aos seus apoiadores a oportunidade de eleger os presidentes das casas legislativas e decidir quem ocupará cargos que dependem de aprovação no Congresso, como o comando do Banco Central.
Mesmo inelegível, Bolsonaro mantém o discurso de que será candidato a presidente em 2026. Estiveram junto dele na manifestação dois governadores cotados para disputar o Planalto, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Romeu Zema (Novo-MG).
Trans e legislação
O Maranhão está na lista com projetos de lei relacionados a pessoas transgênero aprovados nos últimos dez anos nas assembleias legislativas, segundo dados de levantamento inédito da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.
No período, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul ganharam novas leis para a garantia de direitos dessas populações.
Entre os temas que avançaram estão garantias de uso do nome social, campanhas contra discriminação, sanções à transfobia e aprimoramento de dados sobre a população LGBTQIA+.
O estudo mostrou que, em uma década, foram apresentados ao menos 664 projetos de lei relacionados a pessoas transgênero nos 26 estados brasileiros e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Desse montante, 416 propostas (62,6%) buscam ampliar direitos e 248 (37,3%), restringir.
No período, 21 projetos para ampliar direitos foram aprovados, enquanto nove propostas de restrição de garantias a esse grupo se tornaram lei.
Despedida de Ruy Carlos Ostermann
O Rio Grande do Sul chora a morte do cronista, docente, escritor, filósofo e político Ruy Carlos Ostermann, ocorrida na última sexta-feira.
O velório, no sábado, em Porto Alegre, reuniu um grande número de amigos e admiradores, que ressaltaram o seu legado e a figura humana que foi.
A principal lembrança foi a marca que deixou nos comentários esportivos.
Ruy foi muitos em um só. Sua maior notoriedade se deu pela habilidade na crônica esportiva, mas ao longo dos 90 anos de vida exerceu influência em áreas como educação, filosofia e política.
Das poucas vezes que estive com Ruy, guardo na lembrança as boas conversas que tivemos e a constatação de que estava diante de um homem muito culto e um cidadão exemplar.
Cidade de Deus
Saiu a lista dos 20 melhores filmes do século 21 no jornal The New York Times, dos Estados Unidos.
No ranking, há apenas um brasileiro – e não é “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. Em 15º lugar, aparece “Cidade de Deus” (2002), dirigido por Fernando Meirelles.
A produção retrata o crescimento do crime organizado na favela carioca homônima.
Guerra contra o fumo
A França implementou novas regras anti tabaco para proteger as crianças dos perigos do fumo passivo.
Agora, quem acender um cigarro na praia, no parque, em paradas de ônibus, junto a bibliotecas, piscinas ou escolas estará em descumprimento da lei e pode ter de pagar multa entre os 135 e os 700 euros.
A imposição entrou em vigor no domingo, uma semana antes do final do ano letivo, e é um passo rumo a “uma geração livre de tabaco”.
“O tabaco deve desaparecer dos lugares onde há crianças. Os parques, a praia e a escola são espaços para brincar, aprender e respirar. Não para fumar.”
Por toda a Europa, são vários os países que aplicaram proibições semelhantes. Em Milão, desde 1º de Janeiro que é proibido fumar em todos os espaços públicos, incluindo nas ruas, a menos que haja uma distância de dez metros entre o fumante e as outras pessoas.
Para gravar na pedra:
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” De Mahatma Gandhi.
TRIVIAL VARIADO
FPM: os municípios brasileiros recebem hoje (30), o terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Serão repassados R$ 5,1 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 6, 4 bilhões.
Tecnologia: a Microsoft aposentou a ‘tela azul da morte’ do Windows após 40 anos. A nova versão tem interface simplificada em preto.
Queda em vulcão: a autópsia do corpo de Juliana Marins, brasileira encontrada morta após despencar de um penhasco durante trilha em um vulcão na Indonésia, apontou que ela sofreu trauma contundente, danos em órgãos internos e hemorragia. A estimativa é de que tenha morrido em torno de 20 minutos após sofrer os ferimentos em sequência de quedas.
Opinião pública: segundo pesquisa do Datafolha, 58% dizem ter vergonha dos ministros do STF e 30% falam em orgulho, aponta pesquisa.
Hoje na história: nesta data foi inaugurado, em 1958, o Palácio da Alvorada, em Brasília. No ano de 2002, morreu, aos 92 anos, o médium e líder espírita Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier. No mesmo ano, o Brasil conquistou o seu quinto título mundial de campeão de futebol após derrotar a Alemanha.
Um passo de cada vez: pesquisas indicam que pessoas que caminham entre 7 mil e 10 mil passos por dia têm melhorias na sua forma física.
Voando: mais de 8 milhões de pessoas viajaram de avião pelo Brasil em maio, de acordo com o balanço recém-divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os números são ainda melhores quando somados aos voos internacionais, totalizando 10,4 milhões de pessoas embarcadas nos aeroportos do Brasil.
É fogo: enquanto um supermercado pegava fogo, ontem, em Duque de Caxias (RJ), pessoas saqueavam o local, em meio às chamas. Essa gente não tem medo de um castigo.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira