Festejo na Capela de São Pedro atrai milhares de devotos em São Luís; veja fotos
A Festa de São Pedro ocorre todos os anos na virada do dia 28 para o dia 29 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, além de fiéis ao santo.
SÃO LUÍS - A tradicional festa na Capela de São Pedro reuniu milhares de devotos e dezenas de grupos de Bumba meu-boi na virada deste sábado (28) para este domingo (29), no bairro da Madre Deus, em São Luís. A grande festa, que ocorre no Largo de São Pedro, é um importante evento que demonstra sinal de fé e devoção ao santo.
A tradição já dura 80 anos e marca o tradicional festejo de São Pedro, considerado um dos mais importantes para a cultura popular do Maranhão. Durante o dia todo, serão realizadas várias homenagens ao santo que é considerado o padroeiro dos pescadores.
Durante a madrugada e nas primeiras horas deste domingo, milhares de devotos, apreciadores da cultura popular maranhense e turistas, acompanharam de perto o cortejo de mais 30 grupos de bumba-meu-boi, que foram chegando ao longo da festança.
Nas primeiras horas deste domingo, foi realizada uma procissão marítima com saídas de embarcações do Cais da Praia Grande, no Centro e, do Cais da Ponta d’Areia. Durante o percurso, devotos rezaram em homenagem ao santo e pagaram sua promessas em alto-mar.
Ainda neste domingo, será realizada uma procissão, por voltas das 17h, com saída do Largo de São Pedro, na Madre Deus. Após o fim da procissão, acontece uma missa em homenagem a São Pedro e que oficializa o encerramento da programação do festejo que é realizada desde o dia 1º de junho.
Tradição, devotos e homenagens
Como há poucas pesquisas sobre a origem da tradição, a maioria das informações que se tem hoje foi transmitida de geração em geração. Relatos indicam que a festividade começou em 1939, no bairro do Desterro, e depois passou a acontecer no bairro da Madre Deus, às margens da antiga praia da Madre Deus, no ano de 1940.
Um dos momentos mais importantes da tradição acontece no fim da noite do dia 28 até o amanhecer do dia 29, é o cortejo dos grupos de bumba-boi. Esses grupos, alguns conhecidos como batalhões, incluem cantadores, músicos, brincantes e outros participantes, que se vestem com indumentárias coloridas, e representam personagens folclóricos, como o Cazumbá.
Paralelo a celebração que acontece na Capela de São Pedro, outro ponto de encontro concentra milhares de pessoas na Rua São Pantaleão, também na Madre Deus: a Casa das Minas.
Conhecido por ser um dos terreiros mais antigos do Brasil, com pelo menos 300 anos de fundação, a Casa das Minas foi fundado por uma rainha africana chamada Nã Agontimé, cuja saga foi tema do filme ‘A Mulher Rei’, protagonizado por Viola Davis.
Embora não tenha uma relação direta com o Bumba-meu-boi, é comum que os grupos façam visitas ao terreiro para pedir proteção às divindades. Durante a tradição, os grupos se apresentam na porta da casa, enquanto o miolo do boi entra para ser benzido pelos voduns da casa.
Saiba Mais
- Lojas de rua e de shoppings poderão abrir no feriado de São Pedro na Grande São Luís
- Preços dos produtos juninos têm variação de até 373% em São Luís
- Com bumba-boi, público volta a fazer festança na Capela de São Pedro, na Madre Deus
- Homenagens a São Pedro e São Marçal reinventadas pela pandemia
- São Pedro celebrado hoje em procissões marítima e terrestre
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira