COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Dois casamentos em junho

E mais: Papa Leão XIV em Castel Gandolfo

PH

Bonitas festas de casamento movimentaram a sociedade maranhense na semana que passou e são o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana

-------------------------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-------------------------------------------------------------------------------

Sentido da promessa

O poema The Unending Gift, de Jorge Luís Borges, narra a circunstância do presente intemporal. Pintor prometeu quadro ao escritor. O poeta estava em New England quando soube da morte do artista. Sentiu Borges a tristeza de compreender que "somos como um sonho", acrescentando que somente os deuses podem prometer, porque são imortais.

Quem pinta ou escreve faz promessas de permanência.

O poeta havia prefixado o espaço que a tela ocuparia na parede. Depois pensou que seria com o tempo uma coisa a mais se estivesse ali. A partir do momento em que percebeu que não mais o receberia, o quadro tornou-se alguma coisa ilimitada e incessante.

"Viverá e crescerá como uma música e estará comigo até o fim", revela.

Borges achava que os homens podem também prometer porque existe algo de imortal na promessa.

“Society” de ontem e de hoje

Alguns consideram Proust o iniciador das colunas sociais ao dedicar inúmeras páginas descrevendo as grandes festas que aconteciam em Paris, o prestígio de nobres e personalidades invejadas.

Mas o colunismo social aqui no Brasil começou sem imitar Proust. Passou muito tempo e lançou o prazer intenso de ter o destaque de frequentar e pensar em nobrezas.

Proust com o seu “tempo perdido” foi genial e não surgiu na literatura ninguém como ele.

“Society” de ontem e de hoje...2

Aqui, o colunismo teve de ficar no jornal diário – e, atualmente, nas redes sociais –, o modismo de documentar as festas grandiosas e elegantes, reunindo o melhor da sociedade. Começou no Rio de Janeiro e São Paulo, quando estava perto do fim da primeira metade do século passado.

O primeiro a criar fama foi Jacinto de Thormes. Era baixo, mas vestia-se com bom gosto. Filho de um embaixador, aprendeu a frequentar as grandes festas. Mas logo deixou espontaneamente a atividade de colunista e foi viver a sua vida até que a morte o levou.

Na mesma época surgiu o Ibrahim Sued reunindo várias definições a respeito do seu estilo “art nouveau”. Em São Paulo a figura mais importante foi José Tavares de Miranda, que era bom poeta.

Aliás, uma ironia, Zé Tavares, que era pernambucano, saiu do Recife para São Paulo porque ali foi apontado como esquerdista.

Na pauliceia venceu total.

O brilho alvinegro

O Botafogo teve muita disciplina e entrega na última quinta-feira (19) para conquistar uma emblemática vitória por 1 a 0 sobre o impetuoso Paris Saint-Germain, campeão da Liga dos Campeões com goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão e que vinha de um 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid no Mundial de Clubes.

Igor Jesus foi o responsável pela alegria alvinegra no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Califórnia, onde foi disputada a partida do Grupo B do torneio da Fifa.

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012, quando o Corinthians foi campeão mundial ao vencer o Chelsea por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. Além de quebrar o jejum continental, o grupo comandado pelo técnico Renato Paiva chega aos seis pontos e fica na liderança da chave, pois já havia vencido o Seattle Sounders na estreia.

A classificação ainda não está garantida, já que o PSG e o Atlético de Madrid, cada um com três pontos, também podem chegar aos seis na rodada final, mas está próxima. O time madrilenho é próximo adversário dos botafoguenses, em duelo marcado para as 16 horas (horário de Brasília) da próxima segunda-feira.

Emendas Pix

Enquanto escolas públicas caem aos pedaços, pessoas morrem na fila do INSS, hospitais fecham por falta de recursos, o tratamento de esgotos na maioria das cidades brasileiras não existe, deputados do PL enviaram milhões de reais, através de emendas Pix, para a produção de uma série documental, na área de cinema audiovisual, sobre a colonização do Brasil, para uma associação, que seria a responsável pelo projeto, que tem ligação com igrejas evangélicas, com viés conservador político-ideológico, e que não tem histórico de trabalhos nessa área.

Pergunta-se: qual o interesse disso? E assim, as necessidades básicas do povo brasileiro vão ficando para depois.

Karina Lamar e Ricardo Guterres foram os noivos do Dia de Santo Antonio, (13 de junho), no paradisíaco balneário de Luís Correia, situado ao norte do estado do Piauí

DE RELANCE

Criador e criatura (IA): estamos doentes?

Estar doente não é vergonha, não é crime, e não é prerrogativa de poucos. Tom Hanks imortalizou, no filme Náufrago (2000), um personagem que, em uma ilha deserta, agarra-se a uma bola de vôlei, Wilson, com quem conversa continuamente e onde encontra suporte emocional.

Um indivíduo privado de vínculos não se mantém psiquicamente vivo, e o protagonista cria uma companhia para si, recorrendo ao que Freud descreveu como "satisfação alucinatória do desejo", mecanismo primitivo fundamental à estruturação mental dos bebês. Progressivamente, esse recurso mágico vai sendo substituído pela capacidade de pensar, esperar e abandonar os caminhos narcísicos de satisfação ilusória. Sob vivências excessivamente árduas, porém, pode-se regredir ao uso maciço desse mecanismo, com preocupante negação dos fatos da ordem do real.

Convivemos, no Brasil de 2025, com o aumento vertiginoso do fenômeno da satisfação emocional narcísica, autogerada, descolada da realidade externa, sugerindo graus crescentes de angústia e esvaziamento emocional em circunstâncias aparentemente cotidianas, e não extremas, como as do personagem de Tom Hanks.

Criador e criatura (IA): estamos doentes?...2

Os bebês reborn são tomados como seres humanos pelo pensamento mágico e deixam a impressão de que há um verdadeiro bebê em estado de extrema fragilidade: aquele que segura a boneca de silicone. Também aplicativos de IA, ao largo da inquestionável utilidade como instrumentos de pesquisa, facilitadores em diversas áreas da civilização, são tomados, com aparente naturalidade, como seres vivos, responsivos, afetivos, e se tornam objeto de vida de relação.

Já convivemos com dependências emocionais e apaixonamentos de pessoas de diversas idades pelo ChatGPT. Estamos doentes? Recorrendo a simulacros de vínculos humanos, motivados por galopante inanição vincular e emocional? Tornamo-nos, inadvertidamente, uma triste peça, um detalhe do machine learning?

Sim, penso que nós estamos doentes. Nós, diga-se, os humanos, pois a IA vai bem, obrigada, e segue "aprendendo".

Foi emocionante a festa de casamento de Lara Ferreira Bertrand e Pietro Passariello, no salão de eventos e nos jardins do Condomínio Iate Classic, na Península da Ponta d´Areia. Ela é maranhense e ele, italiano

O antídoto da transparência

Depois de quase um mês sem o registro de novos casos de gripe aviária em granjas comerciais, o Brasil se declarou livre da doença na última quarta-feira, comunicando imediatamente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para que a entidade reconheça essa nova condição.

O prazo de conclusão do chamado vazio sanitário, que começou a ser contado no dia 22 de maio depois da desinfecção da granja de Montenegro onde ocorreu o único foco conhecido em produção comercial, foi cumprido rigorosamente, com a observância de todos os protocolos recomendados pela entidade internacional.

Cumpre-se, assim, uma etapa decisiva para que o país volte a ser reconhecido como livre da influenza aviária sem vacinação.

O próximo passo, agora, é reconquistar a confiança dos importadores, uma vez que cerca de 80 países embargaram total ou parcialmente a compra de produtos brasileiros desde que a doença foi anunciada. 

Por que a guerra não vai acabar

Pode até haver cessar-fogo em alguns dias entre Israel e Irã, mas não paz duradoura. Os dois lados têm antagonismos viscerais, que impossibilitam observarmos qualquer luz no fim do túnel.

O Irã defende a eliminação de Israel. Logo, aiatolás armados com bomba atômica serão ameaça não só à segurança regional, mas à existência do Estado israelense.

Ao mesmo tempo, veem no arsenal nuclear a única forma de dissuasão, a fim de evitar o que está ocorrendo: o passeio de caças israelenses nos céus iranianos.

Pelo olhar de Israel, o Irã é uma ameaça existencial. Assim, a guerra só acabaria com a total eliminação do programa nuclear iraniano, o que só vai ocorrer se os EUA se envolverem no conflito, “emprestando” a superbomba anti-bunker, capaz de penetrar nas profundezas de Fordow, onde estão os laboratórios.

Outra opção: mudança de regime – algo que, certamente, está sobre as mesas de Benjamin Netanyahu e Donald Trump. Mas essa estratégia remete às aventuras americanas no Afeganistão e no Iraque.

No primeiro caso, 20 anos após o primeiro míssil cair sobre Cabul, talibãs voltaram ao poder, e os EUA foram postos para correr. No segundo, houve guerra civil interna, um atoleiro americano, o nascimento do grupo terrorista Estado Islâmico e entre 480 mil e 507 mil mortos. _

Daniele Cristine Ramos Gonçalves da Silva e Francisco Daterra casaram-se no dia do primeiro aniversário do filho Daniel e, após a cerimônia, se vestiram de caipira para comemorar a data em clima de festa junina

Papa Leão XIV em Castel Gandolfo

O papa Leão XIV passará férias na residência de verão papal em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma. Serão duas visitas: em julho e em agosto.

O ato retoma a tradição de um Pontífice utilizar o Palácio Apostólico durante o verão europeu. Ao longo dos 12 anos de pontificado, papa Francisco visitou o espaço em algumas ocasiões, mas nunca se hospedou.

Primeiramente, Leão XIV terá um período de descanso de 6 a 20 de julho. Segundo o Vaticano, durante sua estadia, o Pontífice celebrará missa e conduzirá a oração do Angelus nos dias 13 e 20 de julho.

Em 15 de agosto, data da Solenidade da Assunção da Virgem Maria, o Papa retornará a Gandolfo para uma missa, regressando ao Vaticano dois dias depois.

Vazamento de senhas

Cerca de 16 bilhões de logins e senhas de serviços como Apple, Google, Facebook e Telegram foram alvo de um vazamento de dados considerado “sem incidente” por pesquisadores.

Uma falha causou alertas sobre os riscos de uso por criminosos cibernéticos.

Segundo o investigador, a maior parte das informações nunca tinha sido identificada em vazamentos anteriores.

Fecomércio e Arraial do Empreendedor

Nos dias 26 e 27 de junho, o Centro Comercial Fecomércio será palco do Arraial do Empreendedor 2025, evento que une tradição junina e incentivo ao empreendedorismo local.

O arraial é realizado pela Fecomércio-MA, com apoio do Sesc, por meio do projeto Balaio de Sotaques.

Com uma programação cultural que valoriza a identidade maranhense, o Arraial conta com as apresentações do cacuriá Balaio de Rosas, dos bois de Nina Rodrigues, Brilho da Ilha e de Morros, da quadrilha Rosas Juninas, além do show do cantor Betto Pereira e da banda Baré de Casco.

Voltado para empresários, empreendedores locais, comerciantes e o público em geral, o Arraial do Empreendedor busca promover oportunidades de networking, ampliar a visibilidade e contribuir para o fortalecimento da economia local.

O maranhense Marcos Aurélio Carvalho, mais conhecido como DJ Macau, atualmente radicado nos Estados Unidos, acaba de conquistar uma grande vitória profissional: recebeu do GRAMMY o certificado oficial em reconhecimento à sua participação como artista convidado no álbum The Fury, de Antonio Vergara, indicado ao GRAMMY na categoria Best Contemporary Blues Album 2024

Lançamento Adcos

Na última semana os franqueados Adcos Milton e Pollyana Blanco reuniram um grupo de dermatologistas a fim de apresentar o novo produto da marca (Retinal Intensivo) que tem o objetivo de trazer uma pele rejuvenescida, com alta segurança, em poucas semanas de uso.

A Representante de Vendas Médicas em São Luís, Melissa Couceiro, reforça que esse tipo de encontro auxilia na proximidade com os profissionais: “Esse momento é muito importante para que os Dermatologistas possam conhecer o novo produto da ADCOS em um formato mais descontraído e prazeroso, mas sem perder a cientificidade característica da marca”.

A loja física da Adcos fica localizada no piso L3 do Shopping da Illha.

Finanças pelo país

São Paulo concentra 43% das 229 iniciativas de educação financeira mapeadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Houve uma queda no número nacional de projetos em relação à pesquisa anterior, em 2017, mas a entidade avalia que estão impactando um público maior, potencializadas pelas redes sociais.

Influenciadores de finanças somam mais de 200 milhões de seguidores no país.

Desperta, Brasil!

O desenvolvimento e o bem-estar dos brasileiros dependem de instituições políticas fortes, éticas e responsáveis.

Não é o caso do Brasil, onde o Executivo tem ministérios demais e desequilíbrio orçamentário, o Judiciário tem benesses demais (licença-prêmio convertida em dinheiro, licença compensatória retroativa e por afastamento, pagamento de subsídios retroativos, aumento do auxílio-saúde, etc.), o Congresso Nacional tem uma atuação precária, aumenta o número de deputados e despesas com assessores e escritórios, se apropria R$ 50 bilhões dos impostos pagos por nós, etc. Uma das causas deste desgoverno é, sem dúvida, a nefasta guerra entre os extremismos ideológicos nos dias de hoje.

Não basta o voto, é necessário que a sociedade estabeleça previamente uma pauta de atuação formalizada a seus candidatos. _

O dermatologista Eduardo Jorge Lago entre Pollyana Blanco e Melissa Couceiro

Para gravar na pedra:

“Nada no mundo é permanente, e somos tolos em desejar que uma coisa perdure, mas mais tolos ainda seríamos se não a apliciássemos enquanto a temos”. De W. Somerset Maugham .

TRIVIAL VARIADO

Ensaio: na última quinta-feira, milhares de pessoas marcharam pelas ruas de São Paulo na tradicional Marcha para Jesus. Uma multidão de fé, mas também de muita mensagem. Porque há ali algo tão importante quanto a religião: há um grito social, uma afirmação de identidade, uma rejeição explícita ao papel que boa parte da elite política e cultural tem reservado aos evangélicos nas últimas décadas.

Visto: com o clima de tensão internacional, brasileiros que desejam conseguir visto de turistas para os Estados Unidos devem estar atentos ao que postam nas redes sociais. As informações são de que os perfis têm sido avaliados e o tipo de conteúdo pode influenciar fortemente na decisão dos agentes americanos.

Vida boa: segundo ranking divulgado pela revista britânica The Economist, o Rio de Janeiro é a melhor cidade do Brasil para se viver.

Preço para turista: criminosos infiltrados entre ambulantes na praia de Ipanema, no Rio, foram flagrados cobrando até R$ 5 mil por uma caipirinha.

 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.