SÃO LUÍS - Um dos eventos mais importantes sobre o universo da dança de todo o Brasil, a Mostra Investigativa de Dança – Midança realiza, em 2025, sua quinta edição, prevista para o mês de agosto, em São Luís (MA). A convocatória para que artistas e grupos, de todo o país, possam integrar a programação do evento foi iniciada - as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de junho de 2025.
As inscrições são destinadas, exclusivamente, à submissão de propostas de apresentações de obras de dança com caráter experimental e investigativo, criadas por artistas ou coletivos residentes no Brasil.
Entre o público-alvo do evento, estão artistas, estudantes, professores e demais que usem a dança como linguagem de pesquisa para a criação de obras cênicas ou performáticas. Os interessados podem se inscrever por meio do link.
Criatividade e originalidade, potencial de investigação cênica, clareza, qualidade e relevância da proposta estão entre os critérios de avaliação da convocatória. Os trabalhos selecionados serão divulgados a partir do dia 16 de julho de 2025, por e-mail ou pelas redes sociais da Mostra.
V Midança
Realizado pelo Núcleo Atmosfera, a Midança foi criada em São Luís e é realizada desde 2011, ano de sua edição de estreia, com o foco de mergulhar nos processos criativos, nas experimentações e nos diálogos potentes entre artistas, obras e público do Maranhão, do Nordeste e de todo o país.
“O objetivo central é o processo de criação antes da obra pronta. Um espaço para que os artistas apresentem o que levou eles a chegarem no produto final e quais são os processos que eles experimentaram”, destaca Leônidas Portella, coordenador geral e fundador do Núcleo Atmosfera.
A programação da V Mostra Investigativa de Dança contará com discussões em rodas de conversa, de pesquisas e obras de dança, conectando artistas maranhenses com representantes de diversos estados do Brasil.
Saiba Mais
- Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão no mês de julho
- Dança Maranhão: CCVM lança edital para projetos de videodanças com premiação de R$ 7 mil
- São Luís sediará Fast Dance Brasil 2024 em maio
- Patrimônio imaterial, Passinho carrega influência africana
- Bailarino maranhense é o segundo brasileiro, em 20 anos, a ser selecionado para escola de balé da Ópera de Paris
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira