PH: Vem aí o Carnaval do PH Revista
E mais: Evento na Fecomércio com show de Renata Araújo
Carnaval do PH Revista
Neste fim de semana, sábado e domingo, sempre das 10h às 17h, estaremos numa sala especial do Rio Poty Hotel & Resort para fazer a entrega das camisetas-convites para o Almoço do PH Revista, que é a maior e mais elegante confraternização da sociedade maranhense no Carnaval.
No hotel, uma grande equipe comandada por este Repórter PH e Teresa Martins, estará a postos para fazer a entrega das camisetas-convites aos convidados.
Vale lembrar que os convidados devem fazer a confirmação de presença o mais breve possível para que possamos proceder as reservas das camisetas-convites.
Carnaval do PH Revista...2
Este ano, quem não confirmar presença com antecedência correrá o risco de ficar de fora da folia programada para o dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, no Palazzo Eventos, pois não teremos tempo, após esta semana de entrega, para confeccionar novas camisetas.
As peças, belíssimas, nas cores branca, roxa, vermelho e preta, são de uso obrigatório pelos convidados para terem acesso à festa.
Vale lembrar que as camisetas são pessoais e intransferíveis.
Ou seja, não adianta passar a camiseta para terceiros que não estejam na lista de convidados, pois quem não tiver o nome confirmado na lista, terá o acesso negado.
Carnaval do PH Revista...3
Esse encontro, que reúne o creme do creme da sociedade maranhense e acontece sempre no sábado magro de Carnaval, marca em 2025 os 46 anos de circulação do suplemento PH Revista e os 37 anos do Almoço do PH.
Caberá, mais uma vez, à designer Cintia Klamt Motta mostrar todo o seu talento e criatividade com uma releitura da versão árabe do livro “As Mil e Uma Noites”, escrito por uma legião de narradores anônimos, cujas histórias foram reunidas durante séculos até formarem a coletânea que é clássico da literatura fantástica.
Cintia projetou uma ambientação inspirada nesse livro para compor o cenário dessa grande festa do nosso Carnaval, considerada o momento de maior charme, glamour e elegância da folia maranhense.
Evento na Fecomércio
Ana Célia e Maurício Feijó serão os corretos anfitriões na noite desta sexta-feira (14), quando recebem, no Condomínio Fecomércio, às 20h, para um evento de confraternização que marcará o início da jornada da entidade neste ano.
O ponto alto será o show da cantora, poeta e bailarina mineira Renata Araújo, no Teatro Sesc, seguido de jantar de celebração. Com o espetáculo musical “Vida”, a artista apresentará um repertório reunindo o melhor da música brasileira e suas pluralidades.
Presidente ou presidenta?
Assim como acontece no Maranhão, a Assembleia Legislativa da Bahia está sendo presidida por uma mulher – a deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu o cargo interinamente, com o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD) e age com toda a discrição.
Ela se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da Alba e definiu: não quer ser chamada de presidenta de jeito nenhum.
Por lá, reacende a velha polêmica que emergiu com Dilma na presidência da República: é presidente ou presidenta?
Dilma preferia presidenta e segundo alguns os dois qualificativos estão corretos.
Presidente ou presidenta?...2
Os defensores do presidenta dizem que o adjetivo foi legitimado na língua portuguesa pela Academia Brasileira de Letras, que o colocou no seu dicionário.
Contraponto: mas a professora Miriam Rita Moro Mine, da Universidade Federal do Paraná, em 2011 fez longo tratado sobre particípios como derivativos verbais para designar alguém com capacidade ou competência para exercer ação que expressa um verbo, derivativos aos quais há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente e inte, que formam substantivos ou adjetivos de dois gêneros.
Assim, dizia ela, presidente é derivativo verbal do verbo presidir. Então a pessoa que preside, é presidente, independentemente do sexo.
Se assimilado o termo presidenta, diz ela, seria possível um texto assim: A presidenta é uma mulher eleganta, e não uma estudanta, ou uma adolescenta pouco pacienta, tanto que foi eleita representanta do povo brasileiro e está muito contenta por ser dirigenta política.
Morreu Cacá Diegues
O cinema brasileiro está de luto. O cineasta Carlos Diegues, mais conhecido pelo apelido Cacá, morreu na madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro, aos 84 anos, após complicações de uma cirurgia.
Um dos pais do chamado Cinema Novo, o diretor fez parte da revolução do cinema brasileiro ao lado de nomes como Glauber Rocha e Leon Hirszman, e depois atingiu grande sucesso comercial com longas como Bye Bye Brasil (1979), Tieta do Agreste (1996) e Deus é Brasileiro (2003).
A última vez que estive com Cacá Diegues foi no Festival de Cannes. No mesmo grupo estavam o também cineasta Nelson Pereira dos Santos e o cearense José Wilker, ator, diretor, dramaturgo, narrador, apresentador e crítico de cinema.
Os três são, agora, como diria Drummond, apenas um retrato na parede. E nada mais...
DE RELANCE
Continua após a publicidade..
Os chamados explicadores
Com verve e talento, o escritor Nílson Souza faz referência numa de suas crônicas mais recentes, aos chamados explicadores.
Ele diz e eu faço coro com ele, que já ouviu infinitas vezes a frase “passou um filme na minha cabeça” e nunca entendeu bem porque algumas pessoas apelam para esse lugar-comum quando não conseguem expressar suas emoções com objetividade.
Um filme? Pode ser um filme de terror. Pode ser uma comédia. Pode ser uma chanchada, uma ficção científica, um enredo apocalíptico. Ele sempre fica curioso para saber qual seria o filme imaginado pelo declarante, se é que realmente passa alguma coisa na sua cabeça quando lhe faltam as palavras adequadas para dizer o que está sentindo.
Nestes momentos, garante o escritor que sente falta de um explicador.
Os chamados explicadores...2
Os explicadores existiram nos primórdios do cinema-mudo, especialmente no Japão, onde alguns se tornaram profissionais especializados e apreciados. Eram pessoas contratadas para narrar o filme silencioso para a plateia, até para evitar que alguns espectadores mais assustados saíssem em disparada quando uma locomotiva avançava na tela.
Pois certos narradores se aperfeiçoaram tanto nesta arte de interpretar e contar o filme que se tornaram idolatrados pelo público.
Muitas pessoas iam ao cinema mais para ver o show do “benshi” (o nome japonês do explicador) do que propriamente para assistir ao filme.
Foi o caso do irmão mais velho do célebre cineasta Akira Kurosawa, chamado Heigo. O rapaz ficou tão famoso como explicador que, quando sua profissão desapareceu com a chegada dos filmes sonoros, entrou em depressão e optou por deixar a vida para entrar na história do cinema.
Diz-se que foi para homenageá-lo que Kurosawa se tornou diretor.
Os chamados explicadores...3
Ultimamente também sinto falta de explicadores competentes para entender o que está acontecendo com a humanidade na vida real.
Encurralados por avanços tecnológicos desconcertantes e ameaçados por desarranjos climáticos recorrentes, nós, os terráqueos supostamente inteligentes, demos agora para escolher governantes negacionistas e destrambelhados.
Por conta disso, começamos a retroceder em questões civilizatórias que pareciam bem resolvidas, como democracia, direitos humanos, liberdade de expressão, tolerância, justiça social, senso de comunidade global. Do jeito que vai, vamos acabar voltando ao cinema mudo.
E a locomotiva da insensatez já avança pela tela. _
Leilão reverso
O Ministério das Comunicações vai levar internet móvel e telefonia a 70 localidades do país, em 17 estados, proporcionando mais conexão e inclusão digital a brasileiros que moram em locais onde não existe esse tipo de serviço.
Os estados beneficiados são: Maranhão, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
O segundo leilão reverso para escolher operadoras aptas a instalar Estações de Rádio Base (ERBs) e operar serviços de telefonia móvel e internet nessas áreas acontecerá no dia 18 de março.
Seja Digital
O edital do Seja Digital, que vai selecionar empresas a operar nessas áreas remotas, foi publicado nesta segunda-feira (10): https://sejadigital.com.br/leilao02/.
A iniciativa faz parte de uma política pública elaborada pelo Ministério das Comunicações para promover a inclusão digital da população em regiões desassistidas.
“Nossa meta é implementar e agilizar políticas públicas que levem inclusão digital de Norte a Sul do país, principalmente em áreas mais remotas. Fizemos um primeiro leilão reverso para conectar mais de 50 áreas rurais e nesta segunda etapa, que será realizada no próximo mês, vamos aumentar o número de localidades que não contam o serviço”, disse o maranhense Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Para escrever na pedra:
“Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida”. De Fernando Pessoa.
TRIVIAL VARIADO
Financiamentos: bancos estão mais pessimistas com as condições de oferta de crédito este ano, sobretudo para a compra da casa própria.
Ranking: o site Sportico divulgou a lista de atletas mais bem pagos do mundo em 2024. Entre os 100 primeiros, não há nenhuma mulher.
Exemplo do Pará: motociclistas que infernizam moradores das cidades tiveram uma derrota nesta semana em Santarém (PA). O Departamento de Trânsito do Pará, destruiu 68 descargas irregulares durante ações de fiscalização na cidade.
Silêncio: os veículos foram apreendidos durante a operação Silêncio, deflagrada para combater a poluição sonora.
Está na hora do Detran-MA deflagrar ação semelhante na Capital, onde o barulho dos veículos com descarga adulterada se tornou uma praga que prejudica o sossego, especialmente de idosos e crianças.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira