Carnaval 2025

Liga das Escolas de Samba de São Luís pede novo adiamento nas datas dos desfiles

Liesma solicita que o evento ocorra nos dias 14 e 15 de março, após atraso no repasse dos recursos para as agremiações.

Na Mira, com informações da TV Mirante

Desfile das escolas de samba de São Luís pode mudar novamente de data. (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A Liga das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma) solicitou à Prefeitura de São Luís o adiamento dos desfiles na Passarela do Samba, que estão marcados para os dias 7 e 8 de março, por causa do atraso no repasse dos recursos destinados às agremiações. No ofício, a Liesma alega que algumas escolas estão em dificuldade para realizar os desfiles nas datas originais, por causa da demora na confecção dos materiais para as alegorias, e sugere que o evento ocorra nos dias 14 e 15 de março.

Na semana passada, a Prefeitura de São Luís informou que o pagamento já havia sido liberado, mas que ainda aguardava uma autorização para o repasse, que estava previsto para ser feito em um total de R$ 17 mil. As escolas continuam esperando a liberação do restante dos pagamentos por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

No início de 2025, a Liesma, a Associação Maranhense de Blocos Tradicionais e da Academia dos Blocos Tradicionais pediram à Prefeitura de São Luís para que os desfiles fossem realizados nos dias 7, 8 e 9 de março, depois das datas oficiais do Carnaval de 2025, com o objetivo de chamar a atenção do público sem concorrer com a programação de shows de artistas nacionais na capital maranhense.

Continua após a publicidade..

De acordo com a Liesma, o adiamento dos desfiles para depois do calendário oficial do Carnaval já é adotado em outras cidades do país. Em 2024, a medida foi adotada pela primeira vez em São Luís, também, por causa do atraso no repasse de verbas para as agremiações.

Carnaval 2025

Em 2025, a terça-feira de Carnaval vai ser no dia 4 de março, enquanto a Quarta-feira de Cinzas será em 5 de março. As datas constam em calendário publicado no livro Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil (Edições CNBB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.